Neste sábado (27/09/2025), aconteceu uma atividade de campo para a cidade histórica de Cachoeira (BA), com os estudantes das turmas de segundo ano do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES (Governador Mangabeira), coordenada pelos(as) professores(as) da área de Ciência Humanas dessa instituição de ensino. A atividade teve como objetivo realizar um estudo acerca de aspectos sociais, econômicos e culturais do Recôncavo Baiano, a partir da cidade de Cachoeira, principalmente nos períodos históricos do Brasil Colônia e Imperial, perpassando pelos dias atuais.
Estavam presentes na aula de campo os(as) professores(as) do CEPES: Fábio, Divanise, Alaize, Borges, Carla, Cláudio, Wilson e Juliete, além da vice-diretora – Aníger, a coordenadora pedagógica – Valdecira e os servidores René e Jailane. Ressaltando que a professora Diana e o professor Jucélio, não estiveam presentes por motivos de saúde. Ao todo participaram da atividade 61 estudantes das turmas de segundo ano matutino e vespertino, os quais tiveram um comportamento exemplar, bem como prestaram bastante atenção as explicações proferidas nos pontos históricos visitados.
O roteiro da atividade pedagógica em foco, foi organizado pelo professor de História, Fábio Batista, que também realizou a função de guia, passando informações históricas extremante ricas e embasadas em pesquisas historiográficas acerca dos pontos visitados, ou seja:
Museu do charuto de Cachoeira (Fábrica Leite Alves) – foram relatadas informações pelo professor Fábio Batista e uma funcionária do museu, acerca de aspectos históricos da produção e beneficiamento do tabaco (fumo) no Recôncavo, bem como sobre a produção atual de charutos na citada fábrica, exportando o produto para várias partes do Brasil e até para o exterior, com uma caixa de charutos com 12 unidades, chegando a custar 900 reais, sendo que a mão de obra no fabrico desse produto, ainda hoje, em sua maioria é realizada por mulheres.
Casa de Câmara e Cadeia – nesse local, o professor Fábio, explicou como funcionava a Câmara de Vereadores no período colonial, bem como a cadeia, a qual era destina principalmente aos negros escravizados que cometessem um suposto “delito”. Ainda, chamou atenção para as formas de castigos que os cativos sofriam e o estado de insalubridade da prisão. Nesse instante, o professor Borges, realizou uma intervenção, destacando que a mão de obra para a construção desse local foi em sua maioria de escravizados.
Igreja da Ordem Terceira do Carmo – aqui, o professor Fábio, contou com a ajuda do funcionário dessa instituição (Anderson) para explicar as riquezas de detalhes históricos e artísticos da construção da Igreja, obra concluída no final do século XVIII. Também, mencionaram aspectos referentes aos ambientes internos desse espaço religioso, como a sacristia e o cemitério, sendo que neste último estão colocadas em sepulturas nas parede de no chão, ossadas de pessoas da classe dominante da cidade de Cachoeira, até da década de 1960.
Outros Pontos Históricos – Ainda, o historiado Fábio Batista, de forma sucinta, mas com a competência que lhe é peculiar, concedeu informações aos estudantes e professores do CEPES, de outos locais históricos da cidade de Cachoeira, como: Igreja Matiz, Casa de Ana Neri, Museu Hasen Bahia, Irmandade da Boa Morte e o Cais do Porto, onde a atividade foi encerrada, ao som dos acorde do violão e da voz do professor de História Fábio Batista.
Vale salientar, que essa atividade, faz parte do conjunto de ações do Projeto da Consciência Negra de 2025 do CEPES, com a temática: os negros(as) na produção do conhecimento: trajetória e protagonismo, o qual terá a culminância em 19 de novembro. Também, mencionar que o custo com o transporte foi fruto, ainda do edital Makota Valdina (2024), quando o CEPES foi comtemplado nessa ação da Secretaria Estadual de Educação.
“Agradecemos a todos e todas que participaram dessa qualificada atividade pedagógica, especialmente aos estudantes do 2º ano do CEPES e os professores. Além da direção, vice-direção e coordenação pedagógica do e servidores do CEPES pelo apoio. Não deixando de mencionar a eficiente organização da atividade realizada pelos docentes da área de Ciências Humanas, sem esquecer de agradecer ao professor Fábio pela esquematização do roteiro nos pontos históricos da cidade de Cachoeira”, salientou o professor Borges.
0 Comentários