Turma do CETIPES, apresenta no Projeto da Consciência Negra estudo sobre o professor Jânio Roque

 


Durante a realização do Projeto da Consciência Negra 2025, a turma do 3º DM, do Colégio Estadual Tempo Integral Professor Edgard Santos (CETIPES), desenvolveu um estudo acercada da trajetória pessoal e profissional do professor e doutor em Geografia - JÂNIO ROQUE BARROS DE CASTRO. A pesquisa foi realizada durante o III trimestre (setembro a novembro), culminando com uma exposição no dia 19 de novembro, quando todas as turmas da escola apresentaram em forma de estandes o seu subtema, oriundo da temática geral: os negros e as negras na produção do conhecimento: trajetória e protagonismo.

O estudo relacionado ao educador Jânio Roque, foi coordenado pelo professor de História, Luís Carlos Borges, sendo a turma dividida em 5 grupos. Na primeira etapa cada equipe apresentou em sala de aula na forma de seminários, conteúdos relacionados a trajetória pessoal e profissional do citado professor, além de trechos do seu livro: da casa à praça: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano" (EDUFBA, 2012). Já a segunda etapa, consistiu em uma exposição dos principais aspectos do que foi estudado acerca do renomado geografo baiano.

Para fundamentar melhor a pesquisa, Jânio Roque, concedeu uma entrevista virtual para turma (09/10), quando relatou características da sua vida pessoal e profissional. Fruto dessa entrevista e do conteúdo do mencionado livro, foram produzidos pelos estudantes matérias didáticos como: slides, vídeos, banners, cartazes, site (professorjanioroque.com.br) e outros, demonstrando a competência, inteligência e criatividade dos educandos.

Durante a exposição, os alunos do 3º DM, prestaram homenagens ao professor Jânio Roque, o qual foi representado por sua irmã – Marialva Castro. A seguir, consta um resumo da trajetória pessoa e profissional do educado antirracista, Jânio Roque Barros de Castro.

Biografia

Nasceu na cidade de Cruz das Almas (06/09/1971), filho de Maria José Barros de Castro e João Nunes de Castro (in memóriam), casado com Erlândia Fiuza de Castro, pai de Cecília e Emanuele, Jânio Roque, cresceu no bairro do Portão, no município de Governador Mangabeira (BA). Desde cedo, mostrou interesse pelos estudos, convivendo com o trabalho e sonho de melhorar de vida através da educação. Realizou o Ensino Fundamental anos iniciais na Escola José Bonifácio e os anos finais no Centro Educacional Cenecista Otávio Mangabeira (CECOM), onde concluiu o ensino médio, chegando a participando de um intercâmbio cultural Brasil/Canadá (1990). Iniciou sua carreira como professor em 1991.

Vida acadêmica

Graduação (1997) e especialização (1999) em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tornou-se professor titular da UNEB em 2000, onde permanece até hoje, atuando no Campus V – Santo Antônio de Jesus.

Ideias que defende

Defende a valorização da diversidade cultural e territorial, a preservação das identidades locais e a importância de compreender o território não apenas como espaço físico, mas também simbólico e social. Ele alerta para a mercantilização das manifestações culturais e defende políticas públicas que respeitem e valorizem a diversidade cultural local e regional, além de promoção da justiça socioespacial.

Principais obras

Da casa à praça: a espetacularização das festas juninas no espaço Urbano" (2012); Abordagens Territoriais: reflexões teóricas e estudos de caso (2022); Geografias da Bahia (2025), além de vários artigos relacionados a Geografia Cultural.

Algumas frases

“A educação não é apenas a transmissão de conhecimento, mas a formação de cidadãos críticos e conscientes”.

“A praça pública é o espaço onde a diversidade se encontra e as vozes se entrelaçam, refletindo a verdadeira essência da democracia”.

O festejar é um ato coletivo que reforça a identidade e o sentimento de pertencimento dos grupos sociais.”

As festas populares revelam dimensões socioeconômicas, culturais e lúdicas que se articulam e se transformam com o tempo.”

A festa torna-se espetáculo quando assume proporções de massa, com forte presença da mídia, do comércio e do turismo.”

“Nunca fui de me lamentar, eu sempre fui de persistir, de buscar as coisas”.

“Mesmo com dificuldades financeiras, nunca deixei de sonhar em ingressar na universidade.”

“Agradeço a todos e a todas pela realização dessa relevante atividade, ou seja, um estudo acerca da história de vida e profissional, do competente professor de Geografia, doutor Jânio Roque Barros de Castro, de quem tive o privilégio de ser seu professor no ensino médio, no antigo CECOM, bem como acompanhar sua trajetória da graduação em geografia na UEFS. Sem dúvidas, uma excelente profissional e uma ser humano incrível. Também, parabenizar a turma do 3º DM pelo excelente trabalho desenvolvido durante o Projeto da Consciência Negra, demonstrando através da pesquisa sobre Jânio Roque, o valor, a inteligência e competência dos estudantes da escola pública, além da importância da efetivação de uma educação antirracista”, salientou o professor Borges.

Referências

CASTRO, Jânio Roque Barros de. Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano. Salvador: EDUFBA, 2012.

CASTRO, Jânio Roque Barros de. Entrevista concedia aos aluno do 3º DM do CETIPES (Virtual). Governador Mangabeira, 09/10/2025

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA. Seminários e exposição da turma do 3º DM. Governador Mangabeira (BA): CETIPES, 2025

 

Postar um comentário

0 Comentários