Êmile Lopes Nunes, estudante egressa do CEPES foi aprovada em Medicina na UFRB


A Estudante ÊMILE LOPES NUNES, egressa do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES (Govenador Mangabeira) foi aprovada para o curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), curso que funciona no campus da cidade de Santo Antônio de Jesus.

Êmile Lopes Nunes, tem 18 anos, é filha do senhor João Luís Nunes e da senhora Ivaneiva Lopes. Residindo atualmente no Povoado de Meio de Campo, município de Governador Mangabeira – Bahia. “Em partes da minha vida, estudei em escola pública e nos anos para a conclusão do ensino médio estudei no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES). Com a disseminação da Covid-19, as aulas foram suspensas, imaginei que fosse por poucos dias e logo iria ter o retorno. Porém, tive que concluir o ensino médio em casa, ou seja, de forma remota”, salientou a estudante.

Êmile, destaca também, que durante a pandemia “precisava fazer algo voltado para meu futuro, necessitava estudar porque estava em déficit de muitos conteúdos recorrentes no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).  Então, comecei estudando em julho, conversei com meus pais e eles pagaram uma plataforma de estudos online para eu ter o direcionamento, com cronogramas, resumos e videoaulas. Estudava de segunda a sexta, o dia todo, parando só para almoço. Era gratificante resolver questões e ver o meu desenvolvimento, mas por vezes, o rendimento não era tão bom e o desânimo era inevitável. Nesses momentos me apeguei com Meu Pai Celestial, que me sustentou por todo esse período e é quem me ajuda sempre”.

Nesse contexto de pandemia, segundo Êmile, no mês de outubro foi-lhe apresentado através do CEPES, o Programa Universidade Para Todos (UPT), do Governo do Estado, o qual foi essencial para sua aprovação, pois através desse curso pré-vestibular, conseguiu uma noção mais ampla dos conteúdos, através de simulados, aulas, aulões, plantões tira-dúvidas e atividades, além do contato com professores que tiravam as dúvidas relacionadas aos questionamentos envolvendo diversos temas.  

Após esse processo de preparação, a nova aprovada no curso de medicina da UFRB, menciona que: “em janeiro 2021 realizei meu primeiro ENEM que decidiria o futuro da minha vida, entretanto, já tinha realizado outros dois como treineira e ressalto a importância da realização das provas do ENEM um ano antes para treinar, porque foi a partir do primeiro contato que tive uma noção da prova, do tempo para resolver as questões e da redação. Fiz as provas e esperei o resultado. Graças a Deus e muitas horas de estudo, consegui um bom resultado no ENEM. O próximo passo consistiu na inscrição do SISU (Sistema de Seleção Unificado) e aguardar ser chamada. 

Êmile, ainda destacou que “a ansiedade tomou conta nesse momento e por vezes chorei e murmurei, achando que seria impossível aguentar. Meus pais me apoiaram nesse momento de uma forma que não consigo mensurar. Passei por todas as fases até que meu nome estava na lista e o estado que aparecia era deferido. A felicidade tomou conta, o desejo de mudar de vida, de dar orgulho aos meus pais era incrível. Desejo a todo mundo que sinta o que senti naquele momento. 

Por último, a estudante revelou seu planejamento a partir do início das aulas na UFRB: “sei que é só o começo de uma vida inteira de estudos. As aulas iniciarão em 01 de novembro e por conta da pandemia serão de forma remota, porém, um dia estarei em Santo Antônio de Jesus, correndo atrás do meu sonho e quando esse dia chegar penso em morar lá. Por enquanto ficarei no conforto da minha casa dando o meu melhor”. 

“Em nome dos professores, direção e funcionários do CEPES, parabenizamos a Êmile Lopes Nunes pela sua brilhante conquista, cursar medicina na UFRB, esperando que seu exemplo possa inspirar outros jovens nos caminhos dos estudos. Parabéns Êmile, sucesso na sua nova experiência de vida e que Deus continue iluminado a sua vida”, salientou o professor Borges.

Postar um comentário

3 Comentários

Cintia Coutinho disse…
Parabéns Êmile! Que Deus abençoe sua caminhada.
Eriva NUNES disse…
Parabéns minha sobrinha Emily pela sua conquista, vc mereceu tudo isso e muito mais, sempre acreditei no seu potecial e vc chegou ai com muita dedicação .Deus te abençoe nessa sua nova jornada e siga em frente, minha Doutora, muito sucesso em sua vida!
Jailton Sena disse…
Parabéns Emile que História linda...
incentivo bom para todos nós jovem