Sugestões de como estudar para o ENEM pela internet

 


Quando o assunto Ă© Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem), uma consideração Ă© unânime: o estudante deve preparar-se com antecedĂŞncia. NĂŁo Ă© viável acumular os estudos para as semanas que antecedem o exame, pois isso pode deixar o candidato ansioso e atrapalhar o desempenho na hora da prova.

As formas de estudo sĂŁo as mais variadas: escola, cursinho, livros, entre outras. Mas com uma geração conectada 24 horas por dia na internet, muitos estudantes preparam-se usando o computador, tablets e smartphones. A grande dĂşvida Ă©: como otimizar os estudos na internet?

O Brasil Escola preparou seis maneiras de estudar para o Enem pela internet. No entanto, antes de começar, Ă© importante ter um cronograma, pois Ă© essencial estabelecer uma rotina de estudos e cumprir com disciplina o tempo proposto.

1. Conheça o conteúdo do Enem

No Edital do Enem, Ă© possĂ­vel ter acesso ao conteĂşdo programático de todas as áreas do exame. Vale lembrar que o Enem Ă© composto por uma Redação e 4 Provas Objetivas que versam sobre CiĂŞncias Humanas e suas Tecnologias; CiĂŞncias da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, CĂłdigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Acessando o edital do ano em que vai prestar o exame, o estudante pode pontuar o conteĂşdo em que há maior dificuldade. Assim, Ă© possĂ­vel filtrar essas informações e procurar sites que ofereçam material ligado Ă  matriz proposta pelo exame, como o Brasil Escola. Navegando nas disciplinas do Brasil Escola, o participante encontra todo o conteĂşdo que cai no Enem e pode estudar sem sair de casa.

No Enem, sĂŁo comuns questões que envolvem fatos e temáticas que ganharam destaque no Brasil e no mundo. O ideal Ă© que os estudantes busquem tambĂ©m informações sobre temas atuais. O canal Atualidades pode ajudar nisso.

2. Resolva exercĂ­cios

AlĂ©m da leitura dos temas previstos para a prova, Ă© importante que os estudantes tentem resolver questões. O Brasil Escola disponibiliza um Canal de ExercĂ­cios com questões de diversos vestibulares do paĂ­s, do prĂłprio Enem, alĂ©m das questões exclusivamente elaboradas pela equipe de conteĂşdo do site.

Para otimizar os resultados, conheça as edições anteriores do exame, tentando responder Ă s perguntas propostas. Para isso, acesse as Provas e Gabaritos do Enem de outros anos e compare as suas respostas com o gabarito oficial do exame.

3. Simulados

Os estudantes que pretendem fazer o Enem podem realizar uma prĂ©via da avaliação utilizando questões do prĂłprio Enem. No Simulado Enem, Ă© possĂ­vel selecionar o nĂşmero de perguntas por área e ver a porcentagem de acertos ao final. O simulado tambĂ©m Ă© uma Ăłtima forma de calcular o tempo gasto em cada prova do Enem e, assim, determinar qual merece mais dedicação nos estudos.

4. Redação

A parte mais temida da prova para alguns candidatos também exige muito treino. Assim como nos simulados, é possível que os alunos exercitem a redação em plataformas on-line. Em alguns casos, os sites oferecem uma devolutiva do texto, apontando os principais erros.

Banco de Redações do Brasil Escola recebe e corrige 120 redações por mĂŞs sobre um determinado tema. No site Vestibular, Ă© possĂ­vel consultar as redações dos temas anteriores, ver os textos com boas notas e a correção deles. Em 2015, o Banco de Redações acertou o tema da redação do Enem.

5. Assista a videoaulas

Estudar sozinho pode tornar-se monótono e cansativo. Nesse caso, o estudante pode buscar ajuda com especialistas e até mesmo com alunos que postam vídeos na internet. Alguns canais possuem acesso pago, mas em uma pesquisa rápida é possível encontrar plataformas de vídeos on-line que oferecem o conteúdo de graça.

O Brasil Escola, por exemplo, tem um canal no YouTube com várias videoaulas de conteĂşdos diversos para ensino mĂ©dio, alĂ©m de uma seção com videoaulas para o Enem.

6. Redes Sociais

Parece contraditório falar em estudar por meio das redes sociais, mas é possível. Existem grupos que discutem os mais variados temas, com dicas que são trocadas entre os membros. Outra opção é realizar uma triagem de páginas com conteúdo informativo para seguir. Assim, os usuários têm acesso às informações do Enem e ficam atualizados sobre os principais temas.

Em alguns canais, sĂŁo disponibilizados links, vĂ­deos, imagens e outras mĂ­dias com dicas para o exame. Siga as redes sociais do Brasil Escola:

Facebook

Twitter

Instagram

Talvez nas redes sociais esconda-se o maior perigo para quem deseja estudar na web. Aplicativos, jogos, chats e outras distrações também podem tirar o foco dos estudantes. Então, não custa lembrar que é importante ter disciplina.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/seis-maneiras-estudar-para-enem-pela-internet.htm. Acesso em 05/09/2021. 


Postar um comentário

0 Comentários