A
banca examinadora foi formada pelos professores: Sérgio Guerra Filho (Orientador – UFRB), Fabrício Lyrio (examinado interno – UFRB) e Luís Carlos Borges (examinador externo – SEC). Os docentes aprovaram
o trabalho desenvolvido pela futura historiadora, tecendo elogios e enfatizando
a importância de pesquisas dessa natureza.
De
acordo a narrativa da autora, o TCC, visa analisar a importância dos projetos
pedagógicos voltados para a Consciência Negra como instrumentos de promoção de
uma educação antirracista no contexto escolar. A pesquisa tem como foco o
projeto desenvolvido no Colégio Estadual
Professor Edgard Santos (CEPES), localizado em Governador Mangabeira/BA, e
sua contribuição para a valorização da cultura afro-brasileira, o
fortalecimento da identidade negra e o enfrentamento ao racismo estrutural. Para
tanto, foi utilizado como aporte teórico, os estudos de autores como: Nilma
Lino Gomes, Kabengele Munanga, Sueli Carneiro e bell hooks. Os resultados da pesquisa, demonstraram
significativas ferramentas de transformação social ao promover práticas
pedagógicas inclusivas, interdisciplinares e críticas, reforçando o papel da
escola na luta antirracista.
O
aludido TCC, estruturado em forma de artigo, foi dividido em três tópicos: O papel das leis 10.639/03 e 11.645/08 no
combate ao racismo e na promoção de uma educação antirracista. O projeto Consciência
Negra do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) e o Projeto Residência
Pedagógica como aliados para a prática de uma educação antirracista. Experiências “Projeto Consciência
Negra 2019” e as contribuições do
Projeto Residência Pedagógica na luta antirracista, sendo apresetado de forma virtual pelo Google Meet.
Assim,
Ana Carolina, nas suas considerações
finais, enfatiza que: “o projeto Consciência Negra do CEPES, proporcionou um
espaço de maior liberdade e interação com os alunos. Esse projeto se revelou
como uma das principais estratégias de inserção da luta antirracista no
ambiente escolar, permitindo que os estudantes não apenas conhecessem figuras
negras de destaque, mas também refletissem sobre suas próprias identidades e
histórias”.
“Parabenizamos a Ana Carolina, pela relevante pesquisa desenvolvida acerca dos Projetos da Consciência Negra do CEPES, demonstrando como essas atividades são fundamentais para o enraizamento da lei 10.639/2003 nos ambientes educacionais. Também, agradecemos a estudante por escolher essa temática para seu TCC, permitindo uma valorização das atividades desenvolvidas no CEPES sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, bem como parabenizado ao professor Sérgio Guerra Filho, pela qualificada orientação da pesquisa em foco, salientou o professor Borges, docente do CEPES.
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