A banca examinadora
foi composta pelos professores: Leandro
Antônio de Almeida (orientado – UFRB), Juvenal
de Carvalho (examinador interno – UFRB) e Luís Carlos Borges (examinador externo - SEC/CEPES), os quais
enfatizaram a qualidade da narrativa produzida pelo futuro Historiador, concedendo
nota máxima (10,0) ao TCC.
A pesquisa foi
desenvolvida no ano 2024 em uma turma de primeiro ano do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), nas aulas de
História do professor Borges, objetivando: compreender de que forma o rap pode ser
utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de História em uma escola
pública estadual do município de Governador Mangabeira. Nesse período, o mencionado
estudante fazia parte do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido através
de uma parceria da UFRB com o CEPES.
Segundo
o autor, o trabalho investiga o uso do rap como ferramenta pedagógica no ensino de História, a
partir da aplicação de oficinas com estudantes do ensino médio do Colégio
Estadual Professor Edgard Santos (CEPES). O rap, expressão cultural oriunda das periferias urbanas,
carrega um histórico de denúncia e resistência, abordando temas como racismo,
desigualdade, violência e identidade negra. A pesquisa teve como base
metodológica a aplicação de dois questionários com os alunos: um diagnóstico,
antes da oficina, e outro após as atividades, buscando compreender as
percepções e os impactos do uso do rap em sala de aula. Os resultados apontam
que o rap despertou maior interesse pelos conteúdos históricos, favoreceu a
compreensão de temas sociais e contribuiu para o fortalecimento da identidade
cultural dos estudantes. Além disso, TCC reforça a importância de práticas
pedagógicas que dialoguem com a realidade dos alunos, alinhando-se às diretrizes
da Lei
10.639/03 e promovendo uma educação
crítica, antirracista e comprometida com a valorização das culturas
afro-brasileiras.
Parabenizamos
a Marcos
Cândido Pinho, pela qualificada
produção acadêmica, demonstrando a importância do trabalho com rap em sala de
aula, reforçando formas de enraizamento da lei 10.639/2003, bem como
agradecemos por utilizar nossas aulas para desenvolver a pesquisa. Também, parabenizamos
ao professor Leandro pela significa orientação do TCC. Ainda, agradeço por
participar da banca examinador, dividindo a avaliação com dois renomados Historiadores:
Leandro
Antônio de Almeida e Juvenal de Carvalho. Parabéns Marcos, sucesso!!, enfatizou o professor Borges.
0 Comentários