Estudante de História da UFRB, apresenta TCC sobre a utilização do Rap em sala de aula

 




Na última quinta (17/07/2025), MARCOS CANDIDO DOS SANTOS PINHO, estudante do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o título: RAP, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: O uso da linguagem periférica como ferramenta pedagógica no ensino de História em Governador Mangabeira – BA.

A banca examinadora foi composta pelos professores: Leandro Antônio de Almeida (orientado – UFRB), Juvenal de Carvalho (examinador interno – UFRB) e Luís Carlos Borges (examinador externo - SEC/CEPES), os quais enfatizaram a qualidade da narrativa produzida pelo futuro Historiador, concedendo nota máxima (10,0) ao TCC.

A pesquisa foi desenvolvida no ano 2024 em uma turma de primeiro ano do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), nas aulas de História do professor Borges, objetivando: compreender de que forma o rap pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de História em uma escola pública estadual do município de Governador Mangabeira. Nesse período, o mencionado estudante fazia parte do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido através de uma parceria da UFRB com o CEPES.

Segundo o autor, o trabalho investiga o uso do rap como ferramenta pedagógica no ensino de História, a partir da aplicação de oficinas com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES). O rap, expressão cultural oriunda das periferias urbanas, carrega um histórico de denúncia e resistência, abordando temas como racismo, desigualdade, violência e identidade negra. A pesquisa teve como base metodológica a aplicação de dois questionários com os alunos: um diagnóstico, antes da oficina, e outro após as atividades, buscando compreender as percepções e os impactos do uso do rap em sala de aula. Os resultados apontam que o rap despertou maior interesse pelos conteúdos históricos, favoreceu a compreensão de temas sociais e contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes. Além disso, TCC reforça a importância de práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade dos alunos, alinhando-se às diretrizes da Lei 10.639/03 e promovendo uma educação crítica, antirracista e comprometida com a valorização das culturas afro-brasileiras.

Parabenizamos a Marcos Cândido Pinho, pela qualificada produção acadêmica, demonstrando a importância do trabalho com rap em sala de aula, reforçando formas de enraizamento da lei 10.639/2003, bem como agradecemos por utilizar nossas aulas para desenvolver a pesquisa. Também, parabenizamos ao professor Leandro pela significa orientação do TCC. Ainda, agradeço por participar da banca examinador, dividindo a avaliação com dois renomados Historiadores: Leandro Antônio de Almeida e Juvenal de Carvalho. Parabéns Marcos, sucesso!!, enfatizou o professor Borges.

 

Postar um comentário

0 Comentários