Estudantes do CEPES, visitam a EMBRAPA para pesquisar acerca da produção de mandioca e seus derivados







Hoje (25/09/2018), os alunos da turma do 1º ano D (matutino), do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES (Governador Mangabeira), realizaram uma visita técnica ao Centro de Pesquisa da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na cidade de Cruz das Almas, objetivando desenvolver um estudo acerca da produção de mandioca e seus derivados, uma vez que esse será o tema da turma na quarta edição da Feira de Ciência do CEPES, que será realizada no dia 25/10/2018, com a temática: “MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA: O CEPES NOS SEUS 40 ANOS PENSANDO NOSSO MEIO AMBIENTE”, através da coordenação da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia, sendo a coordenadora geral a professora de biologia Rita de Cássia Brás. A mencionada atividade de campo foi uma iniciativa do professor de História Luís Carlos Borges da Silva, contando com o apoio dos demais docentes do CEPES.

Durante a atividade os estudantes foram orientados pelo funcionário da EMBRAPA, o agrônomo Osvaldo da Paz e o estagiário Júnior Moura, quando explicitaram vários aspectos como: origem e importância da EMBRAPA, as pesquisas desenvolvidas na produção das sementes de mandioca (maniva), as variedades de mandioca, a utilização da mandioca para o consumo humano, animal e industrial. Também, foram apresentados experimentos com pesquisas relacionadas a mandioca (banco de germoplasma e sementes em vidro), além de uma casa de farinha com vários equipamentos modernos voltados para a produção de farinha, beiju e a extração de fécula (goma).

Osvaldo da Paz, ainda relatou que existem mais de 1.000 variedades de mandioca, sendo que a EMBRAPA desenvolve pesquisas no melhoramento dessas variedades, tanto da mandioca brava, quanto da mandioca mansa (aipim), reforçando que existe um intercâmbio entre o órgão e países da África para o aproveitamento, também da mandioca em áreas do continente africano, uma vez que constantemente delegações de nações africanas visitam a EMBRAPA em busca dessas pesquisas. Além disso, chamou atenção para a importância nos cuidados que o agricultor deve ter ao produzir a farinha e outros derivados da mandioca, principalmente na questão da higiene e manuseio dos equipamentos de uma casa de farinha.

"Agradeço a EMBRAPA, especialmente na figura do funcionário Osvaldo da Paz, pela disponibilidade e competência para apresentar essa verdadeira aula acerca de conhecimentos científicos sobre a produção de mandioca para os alunos do primeiro D do CEPES. Também, parabenizo aos estudantes da citada turma pelo ótimo comportamento, atenção nas explicações e interesse pela pesquisa. Em tempo, agradeço, também a Secretaria Municipal de Educação, na figura do secretário Ribamar Rodrigues por disponibilizar o transporte, a direção e os(as) professores(as) do CEPES pelo apoio, ao estágio da EMBRAPA Júnior Moura pelas brilhantes fotos e ao motorista do ônibus - Léo", salientou professor Borges.   

Postar um comentário

10 Comentários

Unknown disse…
Gostei do texto bem elaborado
Unknown disse…
Foi interessante e gostei muito👏👏
Unknown disse…
Muito bom gostei achei muito interessante

Marcus Vinicius que tá comentando
Unknown disse…
Foi muito interessante pois ficamos sabendo a diversidade das mandiocas
gostei muito
Unknown disse…
Muito bom 👏👏👏
Unknown disse…
Eu achei muito bom explica varias coisa bias da mandioca tinha coisa mesmo que nenhe sabia tenhe muitas com criatividade gostei foi interessante
Unknown disse…
Eu gostei muito foi ótimo pra nós que vamos apresentar esse trabalho da mandioca e seus derivados ajudou bastante nas nossas pesquisas pra feira de ciências .E prof parabéns pelo texto bem elaborado.

Eveline Santana 1DM
Unknown disse…
Foi muito interessante pois nós ficamos sabendo que existe varias diversidades de mandiocas ,achei muito boa as explicações.Gostei muito
Unknown disse…
Foi muito interessante pois nós ficamos sabendo que existe varias diversidades de mandiocas ,achei muito boa as explicações.Gostei muito

Eliene da Conceição