Apresentações de TCCs da especialização do IF Baiano em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena






Ontem (22/09/2018), aconteceram as apresentações de quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus de Governador Mangabeira, especialização essa coordenada pelo competente professor Roberto Carlos Oliveira dos Santos.

Pela manhã na sede do IF Baiano, apresentaram os seguintes TCCs, com suas respectivas bancas de avaliação:

1. Título - Pele Branca e Máscara Negra: Representação Simbólica do “Cão” na Rede Festiva do Bonfim de Muritiba-Ba
Estudante: Cláudio Márcio Rebouças da Silva.
Banca: Ms. Robertos Carlos Oliveira dos Santos (IF Baiano / Orientador), Ms. Edney Conceição (IF Baiano) e Esp. Luís Carlos Borges da Silva (SEC/CEPES).

2. Título - Currículo e Relações Étnico-Raciais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Por uma Outra Lógica.
Estudante – Eliane Fátima Boa Morte do Carmo.
Banca: Ms. Edney Conceição, Ms. Josemar Rodrigues da Silva (IF Baiano / Orientador) e Esp. Luís Carlos Borges da Silva (SEC/CEPES).

3. Título - A Intolerância Religiosa e a Discriminação às Crenças Ancestrais.
Estudante: Antônia Maria Almeida Alves.
Banca: Ms. Edney Conceição, Ms. Josemar Rodrigues da Silva (IF Baiano / Orientador) e Esp. Luís Carlos Borges da Silva (SEC/CEPES).

Já pela tarde, na comunidade de Baixa Grande, município de Muritiba foi apresentado o quarto TCC do dia, algo inédito no Campus, uma vez que o trabalho monográfico foi apresentado fora do ambiente acadêmico, com a presença de vários moradores da mencionada comunidade, a qual já foi certificada pelos órgão competentes como remanescente de Quilombo, sendo que as atividades desenvolvidas nessa comunidade pelo Coletivo Chico Véi, se constituíram no objeto de pesquisa do estudante discente Joilson Fiúza dos Santos .

Título - Coletividade Insurgente: Protagonismo, Tensões e Território.
Estudante: Joilson Fiúza dos Santos
Banca: Ms. Edney Conceição (IF Baiano / Orientador), Ms. Robertos Carlos Oliveira dos Santos (IF Baiano / Orientador) e Esp. Luís Carlos Borges da Silva (SEC/CEPES).

Estiveram prestigiando a apresentação acima as seguintes autoridades: Paulo Ricardo (Vereador de Muritiba), Wagner Souza Santana (Secretário de Administração de Muritba) e Ilza Francisca (Vereadora de Cruz das Almas) 

“Parabenizo aos(as) estudantes pelas apresentações dos relevantes e qualificados Trabalhos de Conclusão de Curso, com temáticas importantíssimas em relação a valorização e reconhecimento da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. De igual forma, aos professores orientadores dos TCCs e todo corpo docente da mencionada especialização. Também, agradeço ao competente e entusiasmado professor Roberto Carlos pelo convite para fazer parte da banca examinadora dos TCCs, uma experiência acadêmica extremamente significativa”, salientou o professor Borges.


Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Te convido a estar na minha apresentação. Nzinga