AtravĂ©s da coordenaĂ§Ă£o da professora de EducaĂ§Ă£o FĂsica – PatrĂcia Keiko, o ColĂ©gio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, realizou ontem (10/08/2018) um Torneio de DominĂ³ em comemoraĂ§Ă£o ao dia do estudante. A atividade, tambĂ©m faz parte do conjunto de ações em comemoraĂ§Ă£o aos 40 anos de fundaĂ§Ă£o do CEPES.
Segundo Keiko, ao todo
se inscreveram 86 duplas, sendo 58 do turno matutino e 28 do vespertino, sendo
que dessa quantidade 13 foram femininas. No final dos confrontos, saĂram como
campeĂ£ e vice as seguintes duplas:
Matutino: 1º
lugar - Tiago e Maicon (3º AM) / 2º lugar – Ramon (3º DM) e Bernardo (2º CM)
Vespertino: 1º lugar
– Ivanildo e Bruno (1º BV) / 2º lugar – Davi e Paulo (1º AV).
ImportĂ¢ncia pedagĂ³gica do Jogo
Para a professora de matemĂ¡tica do CEPES – Daniela Rocha (graduada pela
UEFS e mestra em Ensino, Filosofia e HistĂ³ria das CiĂªncias pela UFBA), “o
jogo de dominĂ³ Ă© um instrumento que promove o desenvolvimento do
raciocĂnio lĂ³gico, envolve as operações bĂ¡sicas, sequĂªncias numĂ©ricas. É
importante enfatizar, tambĂ©m, que o dominĂ³ contribui com o exercĂcio do
respeito aos adversĂ¡rios e do jogo em parceria. É necessĂ¡rio estar em sintonia
com o/a parceiro/a de dupla".
JĂ¡ para PatrĂcia Keiko (Licenciada em EducaĂ§Ă£o FĂsica pela UCSal e especialista em DocĂªncia no Ensino Superior na ABEC/Faculdade Visconde de Cairu), tambĂ©m professora do
CEPES, o jogo pode ser compreendido “enquanto um instrumento metodolĂ³gico que
serve para desenvolver a capacidade de resoluĂ§Ă£o de situações - problema
atravĂ©s do raciocĂnio lĂ³gico, tambĂ©m a concentraĂ§Ă£o dos alunos durante as
aulas. AtravĂ©s da ludicidade do jogo, aumenta-se a motivaĂ§Ă£o dos alunos, as
suas relações interpessoais e sua assiduidade e tempo de permanĂªncia na sala de
aula.”
Para a doutora em gĂªnero pela UFBA e professora de HistĂ³ria do CEPES –
Elizabete Rodrigues, a presença feminina no aludido torneio “pode ser pensada
em termos de inclusĂ£o, uma vez que Ă© um jogo conhecido historicamente de
homens, bem como perceber a participaĂ§Ă£o das meninas como uma mudança de
comportamento em direĂ§Ă£o Ă quebra das barreiras gendradas. TambĂ©m, um bom
exercĂcio para o desenvolvimento da concentraĂ§Ă£o e o conhecimento de regras”.
HistĂ³ria do dominĂ³
Existem vĂ¡rias versões que tentam decifrar de onde veio o jogo, mas
nenhuma delas até hoje pôde ser confirmada. Acredita-se, porém, que ele tenha
surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido
de 243 a 181 a.C. No Brasil, o jogo chegou com os
portugueses no século XVI.
O nome dominĂ³ provavelmente deriva da expressĂ£o latina domino gratias,
que significa “graças a Deus”, dita pelos padres europeus enquanto jogavam.
Atualmente, o dominĂ³ Ă© jogado em quase todos os paĂses do mundo, mas Ă© mais
popular na América Latina. Na China, ele deu também origem a outro jogo, mais
complexo: o mah jong.
Objetivo do jogo
Para jogar dominĂ³
sĂ£o necessĂ¡rias 28 pedras retangulares. Cada pedra estĂ¡
dividida em 2 espaços iguales nos que aparece um nĂºmero de 0 atĂ© 6. As pedras
abrangem todas as combinações possĂveis com estes nĂºmeros.
Pode-se jogar
com 2, 3 ou 4 jogadores ou em duplas.
O objetivo do
jogo Ă© colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversĂ¡rios e marcar
pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que
foram colocadas pelos seus adversĂ¡rios.
A partida
terminarĂ¡ quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada
nas opções de mesa.
"Parabenizo a
participaĂ§Ă£o de todos os alunos no Torneio de DominĂ³ do CEPES, com menĂ§Ă£o
especial as duplas vencedoras. Agradeço o apoio dos colegas professores, da
direĂ§Ă£o e funcionĂ¡rios do ColĂ©gio, alĂ©m do estagiĂ¡rio de EducaĂ§Ă£o FĂsica da FAMAM - Dino Valter. Por certo, atividades dessa envergadura,
demonstram o compromisso da nossa escola com um processo ensino e aprendizagem
inovador e prazeroso, envolvendo a ludicidade e aspectos pedagĂ³gicos teĂ³ricos”,
enfatiza PatrĂcia Keiko, professora coordenadora do evento.
ReferĂªncias
http://www.ludijogos.com/multiplayer/domino/regras/.
Acesso em 11/08/2018
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-do-domino/.
Acesso em 11/08/2018
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/jogodedomino.htm.
Acesso em 11/08/2018
1 ComentĂ¡rios