Líderes políticos e religiosos debatem pontos para a prevenção do crime contra terreiros

O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, e o deputado Bira Corôa reuniram-se com líderes religiosos de matriz africana durante o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. O assunto discutido foi a violência por parte de traficantes contra centros de candomblé, a exemplo do caso ocorrido na localidade de Fazenda Coutos, em Salvador, onde um religioso foi morto e 43 famílias expulsas.

Diversas denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público, inclusive a de intolerância religiosa. O secretário Romeu Tuma Júnior demonstrou interesse na busca de soluções, dizendo que o objetivo maior é a reintegração das pessoas para as suas localidades e a prisão imediata dos criminosos. “Nesses casos, uma ação mais eficiente passa pela capacitação policial com conhecimento em direitos humanos, igualdade racial e combate à intolerância”, afirmou.

Ao final da reunião, Tuma Júnior recebeu uma conta de Oxóssi de uma das líderes religiosas, seguido de cântico do orixá. Após receber o presente, o secretário declarou sentir-se mais protegido.

Na ocasião, o deputado Bira Corôa solicitou ao secretário a elaboração de estratégias para a solução do problema, além de um apoio para acomodação adequada das famílias que tiveram que deixar seus lares. “Existem terreiros centenários na Bahia. Se não tomarmos conhecimento do que está acontecendo e não procurarmos medidas para solução da violência nesses locais, os traficantes terão domínio dos grandes centros”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários