Índios comemoram avanços na educação


No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Na Bahia, a partir de 2007, avanços significativos vem acontecendo na Educação Indígena em todo Estado, a exemplo da criação do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena – primeiro nesta modalidade na região Nordeste. Realizado em sistema semipresencial, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o curso tem participação de 120 professores indígenas. Outros 115 cursam aulas de nível médio em Magistério Intercultural Específico.

O objetivo principal da formação é preparar os docentes oriundos das próprias comunidades para atuarem em sala de aula, possibilitando maior proximidade dos estudantes com a cultura e tradição de seus povos. Atualmente, a Bahia conta com 57 escolas indígenas, que atendem a 7.122 alunos matriculados.

Dentro das políticas de democratização da educação e valorização da cultura indígena, também foi intensificada, nos últimos três anos, a produção e publicação de material didático específico para as escolas indígenas, confeccionados pelos próprios professores e alunos indígenas, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O material utiliza a linguagem própria de cada povo, com desenhos e figuras do cotidiano das crianças.

De acordo com a coordenadora da Educação Indígena, da Secretaria da Educação, Rosilene Cruz de Araújo, de 2007 a 2010, o segmento conseguiu grandes conquistas, entre eles o avanço nas discussões para implementação do currículo diferenciado nas escolas indígenas, através da construção das Diretrizes Estaduais da Educação Indígena, que deve ser concluída até o final do ano. “Ainda temos muito a fazer, mas este governo tem nos dado todo apoio nas questões pedagógicas e aporte financeiro para colocar em prática nossos planos”, afirma.

A coordenadora Rosilene, índia Tuxá da região de Rodelas (540 km de Salvador), destaca ainda, entre os avanços alcançados, a nomeação de oito coordenadores indígenas para compor as equipes de Diretorias Regionais (Direc), desde 2007.

Lei - Em conformidade com a Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas, o Governo da Bahia vai realizar ainda cursos de formação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, para educadores das redes públicas estadual e municipal, o que tem fomentado as discussões e contribuído para a disseminação dos costumes dos povos indígenas da Bahia. A primeira turma está prevista para o mês de maio.

Também será distribuído, em 2010, para toda a rede pública de ensino, o livro “Os povos indígenas no Brasil – Uma história de resistência”, que traz todo um contexto do índio do Nordeste e da Bahia, e “O índio brasileiro – O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”, sobre a educação intercultural em todo o país.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação

Postar um comentário

0 Comentários