O mencionado encontro teve como tema: Cultura histórica e cultura digital: ensinar e aprender história em tempos de avanços da extrema-direita, já o Grupo de Discussão (GD), que o professor Borges apresentou seu trabalho, foi intitulado de: Produção de Materiais Didáticos: ensino, pesquisa e formação docente, coordenado pelo professor Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (UFRB) e as professoras Lucyana Farani de Campos Fraga (SEC/BA), Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes (UNEB).
Segundo Borges, o objetivo da pesquisa consiste em
analisar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Colégio Estadual Professor Edgard Santos
(CEPES), entre os anos de 2014 e 2019, instituição de ensino localizada na
cidade de Governador Mangabeira, região do Recôncavo Baiano. O trabalho levou
em consideração os objetivos da lei 10.639/2003 para a realização das
atividades no mencionado ambiente escolar. Como instrumento metodológico,
utilizou-se à análise de várias fontes, como: Projeto Político Pedagógico
(PPP), planejamentos da área de Ciências Humanas e de alguns dos seus
componentes curriculares, os projetos acerca da Consciência Negra, fotografias
e outras, além das produções realizadas pelos estudantes durante a execução
dessas atividades. A análise dessas experiências revelou que, no período em
destaque, foram colocadas em prática significativas atividades envolvendo as
temáticas em foco.
O produto desta pesquisa consiste na estruturação de um website (afrocepes.com.br), contendo informações sobre as citadas experiências, além da disponibilidade de materiais didáticos que visam auxiliar o exercício da docência e o aprendizado dos discentes no que se refere ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
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