Experiências sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana no CEPES, são apresentadas em encontro estadual de História na UEFS

 

Na última terça-feira (05/08/2025), o professor LUÍS CARLOS BORGES (CEPES), apresentou no VIII Encontro Estadual de Ensino de História, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o seu trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A produção acadêmica recebeu o título de: O Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no CEPES: experiências de 2014 a 2019 e a construção do site Afrocepes, sendo orientado pelo professor Sérgio Guerra Filho (UFRB).

O mencionado encontro teve como tema: Cultura histórica e cultura digital: ensinar e aprender história em tempos de avanços da extrema-direita, já o Grupo de Discussão (GD), que o professor Borges apresentou seu trabalho, foi intitulado de: Produção de Materiais Didáticos: ensino, pesquisa e formação docente, coordenado pelo professor Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (UFRB) e as professoras Lucyana Farani de Campos Fraga (SEC/BA), Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes (UNEB). 

Segundo Borges, o objetivo da pesquisa consiste em analisar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), entre os anos de 2014 e 2019, instituição de ensino localizada na cidade de Governador Mangabeira, região do Recôncavo Baiano. O trabalho levou em consideração os objetivos da lei 10.639/2003 para a realização das atividades no mencionado ambiente escolar. Como instrumento metodológico, utilizou-se à análise de várias fontes, como: Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamentos da área de Ciências Humanas e de alguns dos seus componentes curriculares, os projetos acerca da Consciência Negra, fotografias e outras, além das produções realizadas pelos estudantes durante a execução dessas atividades. A análise dessas experiências revelou que, no período em destaque, foram colocadas em prática significativas atividades envolvendo as temáticas em foco.

O produto desta pesquisa consiste na estruturação de um website     (afrocepes.com.br), contendo informações sobre as citadas experiências, além da disponibilidade de materiais didáticos que visam auxiliar o exercício da docência e o aprendizado dos discentes no que se refere ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

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