Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da UFRB, realiza seminário acerca dos 20 anos da lei 10.639



Entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2023, aconteceu em Cachoeira (auditórios do Hansen e do Leite Alves), o IX Ciclo Internacional de Palestras e II Seminário de Egressos, organizado pela turma 2023.1 do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo a temática: 20 anos da Lei 10.369/2003: experiências e desafios políticos educacionais no Recôncavo Baiano, lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica de todo país.

O evento teve início com um momento cultural, através da apresentação de hip-hop dos ex-alunos do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), Caíque Costa dos Santos (Cedrick Mc) e Deivid Santos de Oliveira (Sants Mc) e um poema do aluno da EJA do CEPES, Lucas da Silva Roca. Em seguida, aconteceu a conferência de abertura com o professor e filósofo, Dr. Emanoel Soares (UFRB), que discorreu acerca da temática: por uma nova reconfiguração de mundo amoroso, sendo a mediação do professor Dr. Juveanl de Carvalho, coordenador do citado mestrado. Ainda, nesse mesmo dia foram realizadas três mesas temáticas, além da declamação de uma poesia da aluna do CEPES, Vitória Gálio.

No segundo dia do evento, aconteceram mais três mesas temáticas, também apresentações culturais com escritora e mestranda Janete Marques, além dos cantores, Victor Albino e Marcel Fiúza Albino, ambos da cidade de Santo Amaro. Por último, aconteceu a conferência de encerramento, proferida pela professora Dra. Eliane Cavalheiro e o professor Dr. Kabengele Munanga, que fizeram uma reflexão acerca das lutas dos movimentos sociais para a promulgação da lei 10.639/2003, bem como enfatizaram os desafios que devemos superar para que a lei seja implementada em todas as escolas do Brasil.

Salientando, que essa conferência foi mediada pela professora Dr. Rita Dias (UFRB), também contou com a participação da diretora do CAHL – Dra. Dyane Brito Reis e o professor Dr. Juvenal de Carvalho. Este último, ao proferir suas palavras finais, ficou bastante emocionado, ao se referir ao falecimento do ex Deputado Federal, líder sindical e membro do Movimento Negro da Bahia, LUIZ ALBERTO, que aconteceu em Salvador no dia 13/12/2023.

MESAS TEMÁTICAS

 

13/12

 

Mesa 1. A Lei 10.639/2003:  possibilidades para sala de aula. Palestrantes: Erick Borges, Paula, Luís Carlos Borges e Tainara Margarida Soares. Mediadora: Marizete Sampaio, ambos(as) discentes do mencionado mestrado.

 

Mesa 2. Trajetórias na Educação Básica

Palestrantes: Kátia Maria dos Santos Barbosa, Nayara Cardoso de Oliveira, Tamires Conceição e Luana Gonçalves, todas egressas do mestrado.

Mediadora: Cherliane Pinheiro.

 

Mesa 3. Os saberes dos nossos Ancestrais

Palestrantes: Valdinei Copa e Baba Idelson de Ogun.

Mediação: Maria Lorrana Melquiades.

 

14/12

 

Mesa 4. Comunidades tradicionais: outras cosmopercepções para o ensino de História.

Palestrantes: Marizete Sampaio, Reinaldo Isidoro Ribeiro e Cherliane Pinheiro, estudantes do mestrado.

Mediador: Luís Carlos Borges.

 

Mesa 5. Outras Trajetórias.

Palestrantes: Moisés Bonniek, Railma dos Santos, Tayane Cerqueira e Vinicius Bonifacio Santos, egressos(as) do mestrado.

Mediadora: Janete Marques.

 

Mesa 6. Construindo Imaginários e Representações da Negritude.

Palestrantes: Janete Marques, Maria Lorrana Melquiades e Fernando Porfirio, discentes do mestrado.

Mediadora: Tainara Moraes

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
parabéns a todos os Professores, principalmente ao Pro. Borges sempre ajudando juventude