Egressa do curso de jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Luana Souza, recebeu o prêmio Mulher Imprensa na categoria “revelação”. A premiação visa reconhecer o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras. Luana afirma que “esse troféu é fruto, não apenas do meu trabalho, mas também, de tudo aquilo que me constitui como profissional e pessoa” e reforça a importância da comunidade negra ocupar esses espaços que por muito tempo foram negados, consciente de que hoje ela é uma referência …
Continuar LendoSalvador fez uma festa emocionante no último dia 2 de julho. É tradição antiga, interrompida pela pandemia. Após dois anos de pausa, as casas foram enfeitadas e a multidão voltou para a rua. Os baianos comemoram o 2 de julho desde 1824 porque eles sabem que a vitória lá foi fundamental para a conquista da Independência do Brasil. Em janeiro de 1823, as marisqueiras e outros moradores de Itaparica conseguiram evitar o desembarque dos soldados portugueses nas praias da ilha, ponto estratégico na Baia de Todos-os-Santos. Salvador estava tom…
Continuar LendoEm 1822, a imprensa brasileira não registrou a data em que hoje se celebra o Dia da Independência. Narrativas memorialísticas e o famoso quadro "Independência ou Morte" ajudaram a construir imagem do "grito do Ipiranga". A ideia, como se fosse uma fotografia, está lá eternizada em um dos quadros mais famosos da iconografia brasileira: a pintura Independência ou Morte , feita por Pedro Américo (1843−1905) e pertencente ao acervo do Museu do Ipiranga, em São Paulo. Na cena, um imponente príncipe Pedro (1798−1834), bem ve…
Continuar Lendo
Redes Sociais