Professora Evani Rodrigues, defende tese de Doutorado acerca da temática: Conceptualizações de professor/a em memes: estudo à luz da semântica cognitiva sócio-histórica.

 


Na última terça-feira (06/09), a professora EVANI PEREIRA RODRIGUES, defendeu sua tese de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulada: Conceptualizações de professor/a em memes: estudo à luz da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da UFBA, na área de Linguística Histórica, na linha de pesquisa Constituição Histórica do Português e da demais Línguas Românicas.

A banca examinadora foi composta pelos(as) seguintes professores(as): Profª Drª Ariadne Domingues Almeida – Orientadora (Universidade Federal da Bahia), Profª Drª Elisângela Santana dos Santos (Universidade do Estado da Bahia), Prof. Dr. Leosmar Aparecido da Silva (Universidade Federal de Goiás) Profª Drª Natália Elvira Sperandio (Universidade Federal de São João Del Rei), Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), banca essa, que aprovou por unanimidade a mencionada tese, elucidando diversos elogios a narrativa construída na escrita da aludida tese.

Segundo a autora, a tese buscou entender como o/a professor é compreendido em memes publicados na página Professores Contra o Escola Sem Partido entre os anos de 2017 e 2019. Esse estudo identificou fenômenos conceptuais a exemplo de metáforas e metonímias que levaram a constatação de que, conforme a maioria das publicações dos memes coletados nessa página, o Programa Escola Sem Partido, compreende o/a professor/a como um/a doutrinador/a.

Rodrigues, também salienta que “o estudo se mostrou interdisciplinar e, através dele, foi possível verificar, ainda, como o percurso da educação, no Brasil, é marcado por perspectivas político-religiosas que se apresentam nas sucessivas épocas, moldando os comportamentos e atitudes pedagógicas. Dessa forma, as conceptualizações (compreensões) de professor/a propaladas através dos memes divulgados na página Professores Contra o Escola Sem Partido, entre os anos de 2017 e 2019, possibilitaram a compreensão de que os discursos assentados na perspectiva do Programa Escola Sem Partido fornecem implicações didáticas, pois afetam o processo ensino-aprendizagem, desqualificando a ação docente, tirando sua autonomia e liberdade de cátedra”.

“Os memes são textos atuais, de rápida propagação e sobrevivem através dos acessos, curtidas, comentários e compartilhamentos que acontecem no tempo presente, on-line, dinâmico, versátil, portanto, um tempo que mostra a liquidez da contemporaneidade que o forma. Assim os memes transmitem ideias, comportamentos e, de alguma maneira, influenciam nossas condutas, pensamentos e atitudes”, enfatizou a professora doutora Evani Pereira Rodrigues.

EVANI PEREIRA RODRIGUES – possui graduação em Letras com Inglês pela UNEB, Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de L. Portuguesa (UEFS), em Estudos Linguísticos, pela UEFS. Doutora em Língua e Cultura pela (UFBA). Atua como Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES (SEC- Bahia).

“Em nome dos professores, direção, funcionários e estudantes do CEPES, parabenizamos a professora Evani Rodrigues por mais essa conquista em sua vida. Uma vitória fruto de muita competência, dedicação e coragem, ao passo que aborda uma temática de extrema relevância no atual contexto da língua portuguesa no Brasil, ou seja, Conceptualizações de professor/a em memes, levando em consideração a ideologia presente na vertente social/política denominada de “Escola sem Partido”, que nas suas ações subjugam o papel de crítico-social e de conscientização dos(as) professores e professoras”, salientou o professor Borges.

Valeu professora Evani, sucesso!!!

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