DenĂșncias de racismo de janeiro a abril de 2022 em SP superam casos registrados em todo o ano de 2021

 

As denĂșncias de discriminação racial registradas pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de SĂŁo Paulo dispararam neste ano e, em quatro meses, jĂĄ ultrapassaram o total contabilizado ao longo de de todo o ano passado. É o que aponta um levantamento feito pela GloboNews com base em dados da pasta responsĂĄvel por apurar, no Ăąmbito de processos administrativos, violaçÔes de direitos humanos no estado.

De acordo com a secretaria, entre janeiro e abril deste ano, 174 denĂșncias de racismo foram registradas. No mesmo perĂ­odo de 2021, foram 24 queixas e, entre janeiro e dezembro, 155 registros de discriminação racial.

O aumento significativo dos relatos, segundo a pasta, estĂĄ relacionado principalmente Ă  maior conscientização das pessoas de que o racismo Ă© crime e tambĂ©m Ă  divulgação mais ampla do canal de denĂșncias do ĂłrgĂŁo.

DenĂșncias de racismo

As queixas Ă  Ouvidoria da Secretaria da Justiça podem ser feitas por telefone, por e-mail e tambĂ©m pelos perfis nas redes sociais da pasta. Ao receber o relato, a secretaria, em um primeiro momento, faz uma mediação entre as partes para que a situação possa ser resolvida sem a necessidade de um processo administrativo.

Multa de até R$ 95 mil

Se nĂŁo houver acordo, Ă© aberto um processo administrativo que pode resultar em uma sĂ©rie de puniçÔes, desde advertĂȘncia atĂ© uma multa, que, nos casos de racismo, pode chegar a R$ 95 mil.

Tanto pessoas fĂ­sicas quanto jurĂ­dicas podem ser alvo de processos administrativos instaurados pela secretaria.

"A fase de mediação é pedagógica. Não é simplesmente punir, dar uma multa, mas sensibilizar", explica o secretårio executivo da pasta, Luiz Orsatti Filho.

A secretaria registra quatro tipos de discriminação: racial, intolerĂąncia religiosa, orientação sexual e/ou identidade de gĂȘnero e HIV/Aids. Mais recentemente, passou a receber tambĂ©m denĂșncias de discriminação contra mulheres.

Casos de repercussĂŁo

Nas Ășltimas semanas, a cidade de SĂŁo Paulo foi palco de trĂȘs casos de preconceito racial de grande repercussĂŁo.

O primeiro em um jogo no estĂĄdio do Corinthians, em 26 de abril, quando um torcedor do Boca Juniors foi flagrado imitando um macaco para provocar os torcedores brasileiros. Um deles fez a denĂșncia e entregou o vĂ­deo aos policiais. O homem foi detido por injĂșria racial no intervalo da partida, mas a fiança foi paga, e ele voltou ao paĂ­s vizinho.

No dia 2 de abril, uma mulher negra registrou boletim de ocorrĂȘncia afirmando ter sofrido racismo no MetrĂŽ de SĂŁo Paulo por uma hĂșngara que trabalha no Consulado da Hungria. Ela teria dito que o cabelo crespo poderia lhe passar doenças.

O caso gerou revolta entre os passageiros que estavam no vagĂŁo, que reagiram com gritos de "racista". A suposta agressora acabou escoltada pela polĂ­cia. O caso estĂĄ sendo investigado pela PolĂ­cia Civil.

Dois dias depois, o vereador Camilo CristĂłfaro (sem partido) tambĂ©m foi acusado de racismo ao falar "nĂŁo lavar a calçada...Ă© coisa de preto, nĂ©?”. A fala de CristĂłfaro vazou durante uma sessĂŁo da CPI dos Aplicativos na CĂąmara Municipal.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o crime de racismo e um processo administrativo na Cùmara pode resultar na cassação do mandato do vereador. O PSB o desfiliou.

25 boletins de ocorrĂȘncia

SĂł na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de IntolerĂąncia), delegacia especializada com sede na capital paulista, foram registrados 25 boletins de ocorrĂȘncia por crimes relacionados a preconceito quanto a raça, cor, etnia, procedĂȘncia nacional entre janeiro e março deste ano. Em 2021, foram 79 registros. Em 2019, foram 87; e em 2020, 72.

Esses nĂșmeros nĂŁo representam o total de registros de racismo ou injĂșria racial no estado, mas apenas os realizados na delegacia especializada em apurar casos desta natureza.

O total de casos de racismo no estado nĂŁo foi informado pela Secretaria da Segurança PĂșblica atĂ© a Ășltima atualização desta reportagem.

DisponĂ­vel em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/06/denuncias-de-racismo-de-janeiro-a-abril-de-2022-em-sp-superam-casos-registrados-em-todo-o-ano-de-2021.ghtml. Acesso em 06/05/2022.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios