Pela quinta vez desde que a modalidade estreou nas Paralimpíadas, há cinco edições, o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol de 5 (para atletas cegos). A vitória aconteceu em partida contra o maior rival, a Argentina. Com um golaço de Nonato no segundo tempo, a seleção levou o título na arena Aomi, em Tóquio. A medalha no futebol de 5 é o 22º ouro brasileiro no Japão. Até aqui, o Brasil nunca perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro. O futebol de 5 estreou nas Paralimpíadas em Atena…
Continuar LendoNúmeros atualizados no último dia 30 de agosto pela Campanha Despejo Zero apresentam um aumento significativo e crescente nos números de despejos e remoções no Brasil. Houve aumento de 340% no número de famílias despejadas em 2020. Até agosto do mesmo ano foram 6.373 famílias removidas, enquanto até agosto de 2021 foram 21.725 famílias. Três estados se destacam no número de remoções: Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. Segundo a atualização da campanha no Rio de Janeiro, foram registradas 4.862 remoções de famílias; em São Paulo, 4.622; …
Continuar LendoHaiti, “ terra das grandes montanhas ”, nome dado à ilha pelos indígenas nativos daquelas terras. Um território belo, banhado pelo mar caribenho e ofuscado pelas constantes mazelas as quais vem sendo acometido. A República do Haiti é um país marcado pela pobreza e pela instabilidade política e institucional. Esse país ocupa o terço oeste da ilha Hispaniola, segunda maior do Caribe, compartilhada com a República Dominicana. Este país possui características, que há anos corroboram para o agravamento dos aspectos relacionados à qualidade de v…
Continuar LendoO que a Segunda Guerra Mundial tem a ver com a Paralimpíada? Bem… Tudo. Antes da Segunda Guerra Mundial, quando soldados voltavam feridos da guerra, seu destino era desventuroso. Pessoas com lesões na medula espinhal muitas vezes morriam dentro de um ano após sofrerem os danos, sem terem tido a esperança de uma recuperação. "As pessoas eram colocadas num leito de hospital, atrás de cortinas fechadas e deixadas ali para perecer", diz à BBC News Brasil Ian Brittain, professor do Coventry Business School, no Reino Unido, e especia…
Continuar LendoCom o título: Crítica ontológica à fragmentação das premissas teóricas e programáticas na produção/circulação do conhecimento em Educação Física no estado da Bahia , a tese de doutorado do professor IVSON CONCEIÇÃO SILVA, já se encontra disponível para consulta no Repositório da Universidade Federal da Bahia – UFBA ( https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34157 ). A tese foi defendida em 24 de agosto de 2020 de forma virtual, sendo o orientador o professor doutor Cláudio Lira dos Santos Junior (UFBA). A tese possui o seguinte objetivo gera…
Continuar LendoNo dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física , uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física , é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identific…
Continuar LendoA centenária ceramista Ricardina Pereira da Silva, Dona Cadu, é a mais nova portadora do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. A sessão solene de outorga será realizada no dia 03 de setembro de 2021, às 10 horas, em formato virtual, através do site da TV UFBA no YouTube, com a presença do reitor João Carlos Salles, da diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Maria Hilda Baqueiro Paraíso, e dos professores Carlos Alberto Etchevarne, da FFCH – autor da proposta – e José Marcos de Castro Nunes, do…
Continuar LendoCom uma queda de 50% no número de pretos, pardos e indígenas inscritos no Enem, especialistas apontam prejuízo para diversidade e inclusão no ensino superior Um levantamento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) a pedido da Globonews apontou que o número de pretos, pardos e indígenas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofreu uma redução acentuada de 50% em comparação com o número de inscritos para realização da prova na edição anterior. O estudo foi realizado com base nos microdados de inscri…
Continuar Lendo
Redes Sociais