Cai número negros e indígenas inscritos no ENEM

 


Com uma queda de 50% no número de pretos, pardos e indígenas inscritos no Enem, especialistas apontam prejuízo para diversidade e inclusão no ensino superior

Um levantamento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) a pedido da Globonews apontou que o número de pretos, pardos e indígenas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofreu uma redução acentuada de 50% em comparação com o número de inscritos para realização da prova na edição anterior. O estudo foi realizado com base nos microdados de inscritos para o Enem 2021.

A quantidade de estudantes autodeclarados pardos inscritos na edição 2020 foi de, aproximadamente, 2,7 milhões e em 2021, a pesquisa identificou que esse grupo era apenas 1,3 milhão dos inscritos, uma redução de 51,7%. Entre pretos e indígenas a queda no número de inscrições chega a 53,1% e 54,8% respectivamente. A redução no número de inscrição dos candidatos brancos foi mais sutil, de apenas 35,8%.

O levantamento do Semesp também analisou a porcentagem de inscritos a cada ano por raça. Em 2020, 63,2% deles eram pretos, pardos, amarelos ou indígenas. Em 2021, eles representam apenas 56,4% dos candidatos. Já o número de estudantes autodeclarados brancos que se inscreveram no Enem de 2021 cresceu de 34,7% para 41,5%.

Para o Semesp, a queda no número de candidatos que pertencem a grupos minorizados no Enem “representa um retrocesso em relação à inclusão e à diversidade de alunos na educação superior”.

Fonte: https://revistaraca.com.br/cai-numero-negros-e-indigenas-inscritos-no-enem/. Acesso em 30/08/2021.

Postar um comentário

0 Comentários