HISTORIADORA KÁTIA MARIA, LANÇA LIVRO ACERCA DO TEMA CABELOS CRESPOS

 


Começou hoje (12/08) a pré-venda do livro CABELO RUIM? QUE MAL ELE TE FEZ? De autoria da Historiadora e Professora KÁTIA MARIA DOS SANTOS BARBOSA, publicado pela editora Letramento (Temporada / Grupo Editorial). O livro está disponível para custa R$ 29,90 e está disponível para compra através do link: 
https://www.editoraletramento.com.br/produto/cabelo-ruim-que-mal-ele-te-fez-587

O livro é fruto do produto final elaborado por Kátia Maria para o Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), defendido em 2020, sendo sua fonte principal diálogos com estudantes do Centro Educacional Angelita Gesteira (CEAG) – Governador Mangabeira (BA), acerca da temática Cabelos Crespos.

Segue um resumo do livro divulgado no site da editora.

Cabelo ruim? Que mal ele te fez? é resultado das experiências de racismo vividas pela autora, especialmente durante sua gestação, em relação ao cabelo crespo de sua filha, provocando-lhe uma inquietação para escrever sobre o tema. Este conto literário discute o racismo que é vivenciado por várias meninas e mulheres negras em relação à estética, particularmente o cabelo crespo. O objetivo deste conto é colaborar para a efetivação de políticas antirracistas que ajudem a promover o empoderamento de meninas e mulheres negras, através da construção e fortalecimento da autoestima, da autoaceitação, da autovalorização e do autoamor para a formação de uma identidade negra e feminina positiva. Este livro ajuda nas reflexões sobre o racismo e na criação de uma rede de solidariedade para seu enfrentamento.

"Parabenizamos a professora Kátia Maria por mais essa conquista na sua vida profissional, ou seja, a publicação do seu livro relacionado a temática cabelos crespos, sem dúvida uma valiosa contribuição para o desenvolvimento e qualificação da educação das relações étnico-raciais, bem como pela proposta de torna visível temas até então pouco explorado no meio acadêmico e da educação básica, como Cabelos Crespos, além de contribuir para elevar a autoestima e valorização dos(as) estudantes negros(as)”, salientou professor Borges.

KÁTIA MARIA DOS SANTOS BARBOSA  - é professora de História, nasceu em uma cidade do Recôncavo da Bahia chamada Cruz das Almas, em 1980, mas cresceu em Governador Mangabeira, cidade vizinha. É taurina, adoro viajar, ir à praia, contar e ouvir histórias. Tem uma filha linda que se chama Liz, que foi a sua primeira inspiração para escrever sobre a estética negra. Este é o seu primeiro livro, e ele nasce como resultado da pesquisa que realizou durante o Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, que cursou na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É professora concursada pelo município de Governador Mangabeira, lecionando a disciplina História no Centro Educacional Professora Angelita Gesteira (CEAG).

Fonte: https://www.editoraletramento.com.br/produto/cabelo-ruim-que-mal-ele-te-fez-587#productDescription. Acesso em 12/08/2021.

Postar um comentário

0 Comentários