19 de agosto - Dia do Historiador

 


O Dia Nacional do Historiador foi estabelecido em 2009, por meio do Decreto de Lei nº 12.130, em homenagem a Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo. Formado em Direito, Nabuco foi político, diplomata, historiador, jurista e também contribuiu para a fundação da Academia Brasileira de Letras.

Nabuco nasceu em 19 de agosto de 1849, em Recife (PE). É considerado um importante historiador brasileiro, dai a homenagem. Entre suas bandeiras políticas, destaca-se a defesa da abolição dos escravos. Faleceu em 1910.

Atraído pela política, foi eleito deputado geral pela província de Pernambuco em 1878, vindo então a residir no Rio. Seu lema de campanha foi: “A grande questão para a democracia brasileira não é a monarquia é a escravidão.”

Sua eleição para deputado reforçou a campanha em favor do abolicionismo, que logo se tornou causa nacional. Em 7 de setembro de 1880, Nabuco fundou com outros abolicionistas a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, da qual foi eleito presidente. Entre 1881 e 1884 viajou pela Europa. Em Londres, publicou O Abolicionismo, em 1883. Em 1888 testemunhou o acontecimento da abolição.

Nabuco foi um monarquista. Ao ser proclamada a República, em 1889, retirou-se da vida pública, mas permanecendo fiel aos estudos.

 Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país. Aliás, Nabuco é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”.

“Estamos vivendo um momento histórico onde o negacionismo encontra-se muito presente. A negação à escravidão, a crítica às comunidades afrodescendentes e indígenas, a exaltação dos tempos sombrios da Ditadura Civil-Militar passaram a integrar os discursos oficiais do Governo Federal. As redes sociais tornaram-se o palco da disseminação de fake news e por esse motivo o trabalho do historiador(a) torna-se ainda mais necessário”, afirma a historiadora Elizabet Remigio, autora do livro As Brigadas Muralistas e as Campanhas de Arraes (Cepe, 2017).

O Papel do Historiador

Ø  O profissional responsável pela construção e produção da história é o historiador. Sendo Heródoto o historiador considerado o "pai da História".

Ø  O Historiador investiga e interpreta as ações humanas que, ao longo do tempo provocam mudanças e continuidade em vários aspectos da vida pública ou privada.

Ø  O papel do Historiador consiste em perceber e compreender o processo histórico, inserido nos fatos históricos.

Ø  O Historiador trabalha para seu tempo e não para eternidade.  A história que ele escreve está ligada a história que ele vive.

Ø  Para realizar seu trabalho, o Historiador trabalha com a ideia de sujeito histórico, ou seja, indivíduos, grupos, movimentos sociais, pessoas comuns, pessoas da elite, etc.

Ø  Também, ele trabalha com o conceito de historicidade, que indica o próprio pertencer de cada indivíduo a seu tempo.

Ø  Decorre desse aspecto o fato de que a História ser constantemente reescrita. “A História é filha do seu tempo”.

Ø  Além disso, o historiador deve se preocupar com o contexto histórico dos fatos, ou seja, a realidade e as circunstâncias daquele momento.

Fontes:

http://editoraunesp.com.br/blog/dia-do-historiador-todos-os-titulos-em-promocao

https://camaraboaviagem.ce.gov.br/portal/noticia-publica/dia-do-historiador/

https://www.cepe.com.br/noticias/dia-do-historiador--o-desafio-da-profissao-no-brasil-atual#:~:text=Hoje%2C%2019%20de%20agosto%2C%20%C3%A9,principais%20l%C3%ADderes%20abolicionistas%20no%20Brasil.

https://www.cedem.unesp.br/#!/documento-da-semana/dia-do-historiador---19-de-agosto/


Foto - Google Imagens.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários