POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: BREVE CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICA


Quando os europeus chegaram no Brasil, existiam aproximadamente seis milhões de índios agrupados em centenas de povos que falavam perto de mil e trezentas línguas;

Os povos indígenas do Brasil são diferentes entre si, na aparência física, nas línguas que falam e nas artes que praticam;

As línguas indígenas – segundo os pesquisadores no Brasil há dois troncos linguísticos principais: o tupi-guarani (o mais conhecido) e o Macro-jê. O tronco Tupi tem cerca de dez famílias e o Macro-jê aproximadamente 12.   

As artes indígenas - outro elemento de diferenciação entre os povos indígenas são as artes praticadas por eles. As formas de manipular pigmentos, plumas, fibras vegetais, argila, madeira, pedra e outros materiais conferem singularidade a população indígena brasileira. Não se trata de uma arte indígena, e sim de artes indígenas.

Semelhanças entre os indígenas – entre os povos indígenas a também semelhanças acentuadas. Cada grupo indígena se identifica como uma sociedade específica.

A posse da terra e dos recursos nela existente é coletiva. A divisão do trabalho é feita por sexo e idade. O conhecimento é socializado, existe um líder político e um líder religioso em cada comunidade indígena.

O encontro com os portugueses - o primeiro encontro entre os indígenas e os portugueses aconteceu em Porto Seguro – BA, em 1500, mediado por um estranhamento;

Os portugueses não respeitaram a cultura e o modo de vida dos indígenas (etnocentrismo - uma cultura se colocando superior a outra);     

Nas primeiras décadas os indígenas e os portugueses praticaram o escambo, trocando o pau-brasil (para tingir tecidos na Europa) por objetos que interessavam os indígenas, como espelhos, facas e machados.

A partir de 1532 os portugueses passaram a escravizar os índios, usando sua mão de obra nos engenhos de produção de açúcar.

Esses povos, por sua vez, reagiram a escravização por meio de revoltas coletivas, da violência individual, do saque e da fuga para o Sertão, mas os colonizadores acabaram vencendo pela força e conquistando para si as terras indígenas;

Além das mortes causadas pelas guerras, as doenças, como gripe, sarampo tuberculose, varíola, também contribuíram para dizimar a população indígena, bem como os estupros do homem brancos com as índias.  A catequese católica, também influenciou para a dominação cultural dos portugueses sobre os indígenas;

Problemas e lutas atuais dos povos indígenas:

Reconhecimento e demarcação das terras pelo Estado;

Invasão de áreas indígenas por fazendeiros, poceiros, madeireiros e garimpeiros interessados em explorar as riquezas nelas existentes;

Apesar disso, surgiram organizações em defesa da causa indígenas, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), órgão ligado a igreja Católica e o Instituto Sócio Ambiental, organização da sociedade civil;   

Reconhecimento na Constituição de 1888 do seu direito à diferença e o direito à terra;

Cotas em universidades federais;

Escolas nas aldeias com professores ou professoras indígenas. 

Superação do estereótipo do índio como selvagem, pois na atualidade muitos indígenas estão em cursos superiores e profissionalizantes, atuando em diversas profissões: médico, enfermeiro, professor, cineasta, advogado, políticos e outras.

Mas, a discriminação, o extermínio e a visão preconceituosa acerca dos índios ainda permanecem na sociedade brasileira.

Algumas influências indígenas

Culinária - utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), a canjica, o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

Plantas medicinais - pó de guaraná, boldo, óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, alfavaca, entre outros, para curar alguma enfermidade.

Palavras de Origem indígenas – Paraguaçu, Maracanã, carioca, catupiry, jiboia, sabiá, jacaré, abacaxi, mandioca, maniçoba, caju, beiju, Iara, Jacira, Jaguaraci, Cauã, Tainá, Tauane, Janaína, Maiara, Iracema, Jurema, Jaciara e outras.

Lendas – da mandioca, do curupira, do boto, do boitatá, do guaraná, do caipora, do Saci-Pererê, da vitória-régia e outras.

Dia a dia - objetos desenvolvidos por povos indígenas são muito comuns no dia a dia da população brasileiras. As redes, canoas, jangadas, armadilhas de caça e pesca e instrumentos musicais. O artesanato e o uso de utensílios feitos de barro e palha, como vassouras e vasilhas, também são muito utilizados. Bolsas trançadas com fios e fibras, enfeites e ornamentos com penas, sementes e escamas de peixe são usados em diversas regiões do país.

O banho diário, também é uma herança indígena.

A educação, no mundo indígena é tarefa de toda família.

A vida dos índios é cheia de beleza, alegria, liberdade e festividade, sempre em harmonia com a natureza, porém tudo isso sempre esteve em constante ameaça desde a chegada do europeus.

Organização - Luís Carlos Borges da Silva (professor de História).


Postar um comentário

4 Comentários

Jailton Sena disse…
Fundamentado no texto acima, observa-se a importância histórica e cultural dos povos indígenas no Brasil, principalmente em relação a aspectos como: linguagens, lendas, culinária, artes, plantas medicinais, modo de vida e outros. Também destaca a forma preconceituosa, violenta e escravizada como os europeus tratavam os índios durante o período colonial brasileiro.
O texto, ainda chama atenção para os problemas e as lutas atuais dos povos indígenas, especialmente o reconhecimento e demarcação das terras pelo estado, invasão de áreas indígenas por fazendeiro, cotas nas universidades federais e indos atuando como médico, professor, cineasta, politico e enfermeiro.
Assim, o texto apesenta uma importante contribuição acerca da história e identidade dos indígenas do Brasil, porém se faz necessário que os governantes realizem ações de preservação da cultura e história dos primeiro habitantes do país, bem como garantir os direitos dos índios a terra, educação, saúde e proteção.
professor borges disse…
Bom comentário Jailton, parabéns.
Denilson Sena de Castro disse…
Fundamentado no texto acima observa-se a importância da histórica e cultural dos povos indígenas no Brasil, principalmente em relação aos aspectos como: linguagens, lendas, culinária, artes, plantas medicinais, modo de vida e outros. Também destaca a forma preconceituosa, violenta e escravizada como os europeus tratavam os índios durante o período colonial brasileiro. O texto, ainda chama atenção para os problemas e lutas atuais dos povos indígenas, especialmente o reconhecimento e demarcação das terras pelo estado, invasão de áreas indígenas por fazendeiros, cotas nas universidades federais e índios atuando como médico, professor, cineasta, politico e enfermeiro.
Assim, o texto apresenta uma importante contribuição acerca da história e identidade dos indígenas do Brasil, porém se faz necessário que os governantes realizem ações de preservação da cultura e história dos primeiros habitantes do país, bem como garantir os direitos dos índios a terra, educação, saúde e proteção.
professor borges disse…
Valeu Denilson, bom comentário,