Quando os europeus chegaram no Brasil, existiam aproximadamente seis milhões de índios agrupados em centenas de povos que falavam perto de mil e trezentas línguas;
Os
povos indígenas do Brasil são diferentes entre si, na aparência física, nas
línguas que falam e nas artes que praticam;
As
línguas indígenas – segundo os pesquisadores no Brasil há dois
troncos linguísticos principais: o tupi-guarani (o mais conhecido) e o
Macro-jê. O tronco Tupi tem cerca de dez famílias e o Macro-jê aproximadamente
12.
As
artes indígenas - outro elemento de diferenciação entre os
povos indígenas são as artes praticadas por eles. As formas de manipular
pigmentos, plumas, fibras vegetais, argila, madeira, pedra e outros materiais
conferem singularidade a população indígena brasileira. Não se trata de uma
arte indígena, e sim de artes indígenas.
Semelhanças
entre os indígenas – entre os povos indígenas a também semelhanças
acentuadas. Cada grupo indígena se identifica como uma sociedade específica.
A
posse da terra e dos recursos nela existente é coletiva. A divisão do trabalho
é feita por sexo e idade. O conhecimento é socializado, existe um líder político
e um líder religioso em cada comunidade indígena.
O
encontro com os portugueses - o primeiro encontro entre os
indígenas e os portugueses aconteceu em Porto Seguro – BA, em 1500, mediado por
um estranhamento;
Os
portugueses não respeitaram a cultura e o modo de vida dos indígenas
(etnocentrismo - uma cultura se colocando superior a outra);
Nas
primeiras décadas os indígenas e os portugueses praticaram o escambo, trocando
o pau-brasil (para tingir tecidos na Europa) por objetos que interessavam os indígenas, como espelhos, facas e
machados.
A partir
de 1532 os portugueses passaram a escravizar os índios, usando sua mão de obra
nos engenhos de produção de açúcar.
Esses
povos, por sua vez, reagiram a escravização por meio de revoltas coletivas, da
violência individual, do saque e da fuga para o Sertão, mas os colonizadores
acabaram vencendo pela força e conquistando para si as terras indígenas;
Além
das mortes causadas pelas guerras, as doenças, como gripe, sarampo tuberculose,
varíola, também contribuíram para dizimar a população indígena, bem como os estupros do homem brancos com as índias. A catequese
católica, também influenciou para a dominação cultural dos portugueses sobre os
indígenas;
Problemas
e lutas atuais dos povos indígenas:
Reconhecimento
e demarcação das terras pelo Estado;
Invasão
de áreas indígenas por fazendeiros, poceiros, madeireiros e garimpeiros
interessados em explorar as riquezas nelas existentes;
Apesar
disso, surgiram organizações em defesa da causa indígenas, como o Conselho
Indigenista Missionário (CIMI), órgão ligado a igreja Católica e o Instituto
Sócio Ambiental, organização da sociedade civil;
Reconhecimento
na Constituição de 1888 do seu direito à diferença e o direito à terra;
Cotas
em universidades federais;
Escolas
nas aldeias com professores ou professoras indígenas.
Superação
do estereótipo do índio como selvagem, pois na atualidade muitos indígenas
estão em cursos superiores e profissionalizantes, atuando em diversas
profissões: médico, enfermeiro, professor, cineasta, advogado, políticos e outras.
Mas,
a discriminação, o extermínio e a visão preconceituosa acerca dos índios ainda permanecem
na sociedade brasileira.
Algumas
influências indígenas
Culinária
- utilização
da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), a canjica, o costume
de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como
paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi),
além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola,
caju, açaí e o buriti).
Plantas
medicinais - pó de guaraná, boldo, óleo de copaíba, à
catuaba, à semente de sucupira, alfavaca, entre outros,
para curar alguma enfermidade.
Palavras
de Origem indígenas – Paraguaçu, Maracanã, carioca, catupiry,
jiboia, sabiá, jacaré, abacaxi, mandioca, maniçoba, caju, beiju, Iara, Jacira, Jaguaraci, Cauã, Tainá, Tauane, Janaína, Maiara, Iracema, Jurema, Jaciara e outras.
Lendas –
da mandioca, do curupira, do boto, do boitatá, do guaraná, do caipora, do Saci-Pererê, da vitória-régia e outras.
Dia a
dia - objetos desenvolvidos por povos indígenas são muito
comuns no dia a dia da população brasileiras. As redes, canoas, jangadas,
armadilhas de caça e pesca e instrumentos musicais. O artesanato e o uso de
utensílios feitos de barro e palha, como vassouras e vasilhas, também são muito
utilizados. Bolsas trançadas com fios e fibras, enfeites e ornamentos com
penas, sementes e escamas de peixe são usados em diversas regiões do país.
O
banho diário, também é uma herança indígena.
A
educação, no mundo indígena é tarefa de toda família.
A
vida dos índios é cheia de beleza, alegria, liberdade e festividade, sempre em
harmonia com a natureza, porém tudo isso sempre esteve em constante ameaça desde
a chegada do europeus.
Organização - Luís Carlos Borges da Silva (professor de História).
4 Comentários
O texto, ainda chama atenção para os problemas e as lutas atuais dos povos indígenas, especialmente o reconhecimento e demarcação das terras pelo estado, invasão de áreas indígenas por fazendeiro, cotas nas universidades federais e indos atuando como médico, professor, cineasta, politico e enfermeiro.
Assim, o texto apesenta uma importante contribuição acerca da história e identidade dos indígenas do Brasil, porém se faz necessário que os governantes realizem ações de preservação da cultura e história dos primeiro habitantes do país, bem como garantir os direitos dos índios a terra, educação, saúde e proteção.
Assim, o texto apresenta uma importante contribuição acerca da história e identidade dos indígenas do Brasil, porém se faz necessário que os governantes realizem ações de preservação da cultura e história dos primeiros habitantes do país, bem como garantir os direitos dos índios a terra, educação, saúde e proteção.