ECOPONTOS EM COMUNIDADE RURAL DE GOVERNADOR MANGABEIRA: TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROFESSOR JUCÉLIO MOTA


No dia 18 de ferreiro de 2021, o professor JUCÉLIO MOTA DOS SANTOS LEITE, defendeu sua dissertação de mestrado na Faculdade Maria Milza – FAMAM, com o título: ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE ECOPONTOS EM UMA COMUNIDADE RURAL DE UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA, objetivando analisar “a viabilidade para a implantação de ecopontos, por meio de um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares para a comunidade rural de Quixabeira, município de Governador Mangabeira – BA”. A pesquisa foi fundamentada em uma perspectiva metodológica descritiva e qualitativa, complementada com dados quantitativos, sendo aplicados 137 formulários na citada comunidade.

O termo ecopontos, segundo Mota, consiste em um ponto específico de coleta de resíduos sólidos domiciliares, com foco na concepção da coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido pela população. Assim, do ponto de vista prático a pesquisa em tela, tem como “intuito disponibilizar aos moradores desta comunidade um local específico para o descarte sustentável do lixo reciclável/seco produzido diariamente nos domicílios” (MOTA, 2021, p. 7).

A dissertação foi estrutura em três capítulos, ou seja: Revisão de Literatura, Procedimentos Metodológicos e Resultados e Discussão, bem como alicerçada em significativa elaboração de gráficos acerca dos dados coletados, além da interpretação de imagens. Com uma rica pesquisa bibliográfica e um relevante aporte teórico, o autor demonstrou em sua narrativa ser um profundo conhecedor da temática em tela, produzindo uma consideração final a altura da produção textual, consistente para a implementação dos Ecopontos na localidade de Quixabeira (Governador Mangabeira). Nesse sentido:

os ecopontos tornam-se uma alternativa viável e ambientalmente sustentável para que a população rural da comunidade de Quixabeira destine adequadamente os resíduos domésticos recicláveis/secos para um local específico. Nesta perspectiva, produziu-se uma proposta para a implantação de ecopontos, por meio da formulação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, que será entregue ao Poder Público Municipal (MOTA, 2021, p. 81)

A mencionada dissertação, faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM, sendo que a banca examinadora foi composta pelas seguintes professoras doutoras: Janay de Almeida dos Santos Serejo (orientadora), Kátia Nogueira Pestana de Freitas (coorientadora), Sandra Maria Furiam Dias (membro externo), Josemare Pereira dos Santos Pinheiro (membro interno).

JUCÉLIO MOTA, é licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atualmente é professor do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) e do Centro Educacional Angelita Gesteira (CEAG), ambos localizados na cidade de Governador Mangabeira. Como professor de Geografia, sempre defendeu a causa ambiental, principalmente na perspectiva da sustentabilidade, bem como, coordenou relevantes projetos com os seus alunos, com destaque para: PRODUÇÃO DE ADESIVOS DE UNHAS COMO COMPLEMENTO DE RENDA NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA e LIXO ELETRÔNICO: O QUE FAZER? UM ESTUDO DIAGNÓSTICO NO AMBIENTE ESCOLA.  

Lembrando que, como sugere a proposta da dissertação, o professor JUCÉLIO MOTA, entregou no dia 19/04/2021 ao prefeito municipal, Marcelo Pedreira, com a presença do Secretário de Educação – Ribamar Rodrigues, a proposta para implementação dos Ecopontos na comunidade de Quixabeira.

“Parabenizamos ao professor Jucélio Mota pela defesa da sua dissertação de mestrado, bem como por abordar uma temática de extrema relevância na atualidade, principalmente no tocante a preservação ambiental e da sustentabilidade. Por certo, a ideia dos Ecopontos, aparece como um relevante instrumento na busca pela coleta seletiva do lixo domiciliar, além de contribuir para uma conscientização acerca de aspectos sociais, econômicos e políticos vinculados com a comunidade em que a pesquisa se fundamentou, em Quixabeira – Governador Mangabeira – Bahia” PARABÉNS!!!", salientou o professor Borges.

Referência:

LEITE, Jucélio Mota dos Santos. Estudo para Implantação de Ecopontos em uma Comunidade Rural de um Município do Recôncavo da Bahia. Dissertação de Mestrado. Governador Mangabeira: FAMAM, 2021.

Postar um comentário

7 Comentários

Unknown disse…
Parabéns Professor, cuidando do meio ambiente hoje para melhor usufruiu amanhã.
Unknown disse…
Parabéns ao professor Jucélio Mota, pela sua grande ideia de prevenção ambiental e sustentálidade, principalmente na nossa cidade. Em especial, parabenizar o nosso querido professor Borges, por está compartilhando esse importante trabalho.
Unknown disse…
Muito bom saber q temos professores que são mestres que sempre nos da uma grande referencia
silvaneide disse…
Parabéns Mestre Jucelio!!! sua dedicação, compromisso e responsabilidade são exemplos para o povo mangabeirense...que Deus continue te abençoando.... sucesso sempre.
Unknown disse…
Yan Nunes 2°AV Parabéns, ótima abordagem sobre o assunto!!
Unknown disse…
Caíque da Silva Cardoso de Oliveira 2°DM
Parabéns professor Jucelio desejo tudo de bom na sua jornada e agradeço a todos professores pela sua ajuda em nossa jornada.
Unknown disse…
Parabêns professor pela sua iniciativa de fazer essa reciclagem aqui na minha localidade .Bom saber que temos professores que nos da exemplos de como melhorar o nosso meio ambiente ,ficou como exemplo para todos nos