Sinopse do enredo do desfile da Mangueira - Escola campeĆ£ do carnaval do Rio de Janeiro - 2019




HISTƓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE Ć© um olhar possĆ­vel para a histĆ³ria do Brasil. Uma narrativa baseada nas “pĆ”ginas ausentes”. Se a histĆ³ria oficial Ć© uma sucessĆ£o de versƵes dos fatos, o enredo que proponho Ć© uma “outra versĆ£o”. Com um povo chegado a novelas, romances, mocinhos, bandidos, reis, descobridores e princesas, a histĆ³ria do Brasil foi transformada em uma espĆ©cie de partida de futebol na qual preferimos “torcer” para quem “ganhou”. Esquecemos, porĆ©m, que na torcida pelo vitorioso, os vencidos fomos nĆ³s. Ao dizer que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado e saqueado; ao dar contorno heroico aos feitos que, na realidade, roubaram o protagonismo do povo brasileiro; ao selecionar herĆ³is “dignos” de serem eternizados em forma de estĆ”tuas; ao propagar o mito do povo pacĆ­fico, ensinando que as conquistas sĆ£o fruto da concessĆ£o de uma “princesa” e nĆ£o do resultado de muitas lutas, conta-se uma histĆ³ria na qual as pĆ”ginas escolhidas o ninam na infĆ¢ncia para que, quando gente grande, vocĆŖ continue em sono profundo.

De forma geral, a predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ” associada Ć  consagraĆ§Ć£o de versƵes elitizadas, no geral, escrita pelos detentores do prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e educacional – valendo lembrar que o domĆ­nio da escrita durante perĆ­odo considerĆ”vel foi quase que uma exclusividade das elites – e, por consequĆŖncia natural, Ć© esta a versĆ£o que determina no imaginĆ”rio nacional a memĆ³ria coletiva dos fatos.

NĆ£o Ć  toa o termo “DESCOBRIMENTO” ainda Ć© recorrente quando, na verdade, a chegada de Cabral Ć s terras brasileiras representou o inĆ­cio de uma “CONQUISTA”. E, ao ser ensinado que foi “descoberto” e nĆ£o “conquistado”, o senso coletivo da “naĆ§Ć£o” jamais foi capaz de se interessar ou dar o devido valor Ć  cultura indĆ­gena, associando-a “a programas de gosto duvidoso” ou comportamentos inadequados vistos como “vergonhosos”.

Comemoramos 500 anos de Brasil sem refazermos as contas que apontam para os mais de 11.000 anos de ocupaĆ§Ć£o amazĆ“nica, para os mais de 8.000 anos da cerĆ¢mica mais antiga do continente, ou ainda, sem olhar para a civilizaĆ§Ć£o marajoara datada do inĆ­cio da era CristĆ£. Somos brasileiros hĆ” cerca de 12.000 anos, mas insistimos em ter pouco mais de 500, crendo que o Ć­ndio, derrotado em suas guerras, Ć© o sinĆ“nimo de um paĆ­s atrasado, refletindo o descaso com que Ć© tratada a histĆ³ria e as questƵes indĆ­genas do Brasil. NĆ£o fizeram de CUNHAMBEMBE – a lideranƧa tupinambĆ” responsĆ”vel pela organizaĆ§Ć£o da resistĆŖncia dos Tamoios – um monumento de bronze. Os Ć­ndios CARIRIS que se organizaram em uma CONFEDERAƇƃO foram chamados de BƁRBAROS. Os nomes dos CABOCLOS que lutaram no DOIS DE JULHO foram esquecidos. Os ƍndios, no Brasil da narrativa histĆ³rica que Ć© transmitida ainda hoje, deixaram como “legado” cinco ou seis lendas, a mandioca, o balanƧo da rede, o tal do “caju”, do “tatu” e a “peteca”. Levando em conta apenas pouco mais de 500 anos, a narrativa tradicional escolheu seus herĆ³is, selecionou os feitos bravios, ergueu monumentos, batizou ruas e avenidas, e assim, entre o “quem ganhou e quem perdeu”, ficamos com quem “ganhou.” ƍndios, negros, mulatos e pobres nĆ£o viraram estĆ”tua. Seus nomes nĆ£o estĆ£o nas provas escolares. NĆ£o sĆ£o opƧƵes para marcar “x” nas questƵes de mĆŗltiplas escolhas.

Deram vez a outros. Outros que, por certo, jĆ” caĆ­ram nas suas “provas”. VocĆŖ aprendeu que os “BANDEIRANTES” – assassinos e saqueadores – eram os “bravos desbravadores que expandiram as fronteiras do territĆ³rio nacional”. DOM PEDRO, o primeiro, vocĆŖ “decorou” que era o “herĆ³i” da IndependĆŖncia, sem que as pĆ”ginas dos livros contassem a “camaradagem” de um “negĆ³cio de famĆ­lia” tĆ£o bem traduzido pela frase do PAI do Imperador, que a ele orientou: “ponha a coroa na tua cabeƧa, antes que algum aventureiro o faƧa”. ConvĆ©m esclarecer aqui que os “aventureiros” citados por DOM JOƃO Ć©ramos nĆ³s, brasileiros, e que a “independĆŖncia” proclamada – ou programada – foi para evitar que tivĆ©ssemos aqui “aventureiros” como Bolivar ou San Martin, patriarcas bem-sucedidos das “independĆŖncias” que nĆ£o queriam por aqui.

Como “CABRAL”, o “ladrĆ£o”, que roubou o Brasil lĆ” pelas bandas de mil e quinhentos, ou PEDRO I, que atravĆ©s de um acordo “mudou duas ou trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma”, tem tambĆ©m o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador PEDRO II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular – traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o TIRADENTES, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu”.Se a RepĆŗblica foi “golpe”, conclui-se que “golpe” no Brasil nĆ£o Ć© novidade. Nem Ć© novidade que a natureza dos “golpes” ainda estejam mal contadas. A rodovia CASTELO BRANCO “corta” SĆ£o Paulo com “nome de batismo” em homenagem ao primeiro general “do GOLPE DE 1964”. Para cruzar a BaĆ­a da Guanabara em direĆ§Ć£o a NiterĆ³i, lĆ” estĆ” a ponte PRESIDENTE COSTA E SILVA, o mesmo que fechou o Congresso Nacional e aditou o AI-5 suspendendo todas as liberdades democrĆ”ticas e direitos constitucionais. Em Sergipe, em dias de jogos, a bola rola no estĆ”dio PRESIDENTE MƉDICI, o general dos “ANOS DE CHUMBO”, do uso sistemĆ”tico da tortura e dos violentos assassinatos. Nas ruas – por terem lido um livro que “ninou” e nĆ£o “ensinou” falando da suspensĆ£o dos direitos humanos, da corrupĆ§Ć£o e dos assassinatos cometidos no perĆ­odo – aparecem faixas para pedir “intervenĆ§Ć£o militar”, dĆ©cadas depois da redemocratizaĆ§Ć£o.

Sem saber quem somos, vamos a “toque de gado” esperando “alguĆ©m pra fazer a histĆ³ria no nosso lugar”, quiƧƔ uma “princesa”, como a ISABEL, a redentora, que levou a “glĆ³ria” de colocar fim ao mais tardio tĆ©rmino de escravidĆ£o das AmĆ©ricas. Nunca esperaremos ser salvos pelos tipos populares que nĆ£o foram para os livros. Se “herĆ³is sĆ£o sĆ­mbolos poderosos, encarnaƧƵes de ideias e aspiraƧƵes, pontos de referĆŖncias, fulcros de identificaĆ§Ć£o” a construĆ§Ć£o de uma narrativa histĆ³rica elitista e eurocĆŖntrica jamais concederia a lĆ­deres populares negros uma participaĆ§Ć£o definitiva na aboliĆ§Ć£o oficial. Bem mais “exemplar” a princesa conceder a liberdade do que incluir nos livros escolares o nome de uma “realeza” na qual ZUMBI, DANDARA, LUIZA MAHIN, MARIA FELIPA assumissem seu real papel na histĆ³ria da liberdade no Brasil.

O fato Ć© que a atuaĆ§Ć£o de “gente comum”, ou mesmo a incansĆ”vel luta negra organizada em quilombos, em fugas, no esforƧo pessoal ou coletivo na compra de alforrias e em revoltas ou conspiraƧƵes, jĆ” enfraqueciam o sistema escravocrata Ć quela altura. Entretanto, ensinar na escola o nome de “CHICO DA MATILDE”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino, levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista) nĆ£o serviria Ć  manutenĆ§Ć£o da premissa de que as conquistas sociais resultam de concessƵes vindas “do alto” e nĆ£o das lutas. A histĆ³ria de CHICO DA MATILDE era inspiradora demais para o povo. NĆ£o Ć  toa, seu nome nĆ£o estĆ” nos livros. Esses nomes nĆ£o serviram para eles. Para nĆ³s, eles servem. Para nĆ³s, sentinelas dos “ais” do Brasil, herĆ³is de lutas sem glĆ³rias ainda deixados “de tanga” ou preso aos “grilhƵes”, eles sĆ£o as ideias que usaremos para “gestar” o que virĆ”. “Engravidados” de novas ideias, jorrarĆ” leite novo para “amamentar” os guris que virĆ£o. Sabendo outra versĆ£o de quem Ć© o Brasil, – nĆ£o a que nos “ninou” para quando fĆ“ssemos adultos – sabendo que CABRAL “invadiu” e que, ao invĆ©s de quinhentos e dezenove anos, somos brasileiros hĆ” quase doze mil anos. Conhecendo CUNHAMBEBE, a CONFEDERAƇƃO DOS CARIRIS, cientes da participaĆ§Ć£o dos CABOCLOS na luta do 02 DE JULHO NA BAHIA, e sabendo que os Ć­ndios lutaram e resistiram por mais de meio sĆ©culo de dominaĆ§Ć£o, talvez se orgulhem da porĆ§Ć£o de sangue que faz de TODOS NƓS, sem exceĆ§Ć£o, Ć­ndios. Sabendo que a “bondosa” princesa Isabel deu vez a “Chico da Matilde”, “Luiza Mahin” e “Maria Felipa”, Ć© possĆ­vel que reconheƧam em si a bravura que vive Ć  espreita da hora de despertar e aĆ­, talvez, o “gigante desperte sem ser para se distrair com a TV”.

Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Brasil. Alimentados de leite novo e bom, varreremos de nossos “porƵes” o complexo de “vira-latas” que fomenta nossa crenƧa de inferioridade. Veremos tanta beleza na escultura de ANTƔNIO FRANCISCO LISBOA quanto no quadro que eterniza o sorriso da Monalisa. Nos orgulharemos do “tupi” que falamos – mesmo sem saber. Daremos mais cartaz ao saci do que Ć  “bruxa”. Brincaremos mais de BUMBA MEU BOI, CIRANDA E REISADO. Nossas crianƧas enxergarĆ£o tanta coragem no CANGACEIRO quanto no “cowboy”. Vibraremos quando SUASSUNA estrear em “ROLIƚDE” sem traduĆ§Ć£o para o SOTAQUE de JoĆ£o Grilo e ChicĆ³. NĆ£o estranharemos caso o Mickey suba a ESTAƇƃO PRIMEIRA, troque “my love” por “minha nĆŖga” e mande pintar o “parquinho” da Disney com o VERDE E O ROSA DA MANGUEIRA”.

Por: Leandro Vieira - carnavalesco da Mangabeira




Letra do Samba enredo da Mangabeira (escola campeĆ£ do carnaval do Rio de Janeiro – 2019)

Enredo: HistĆ³ria pra Ninar Gente Grande

Mangueira, tira a poeira dos porƵes
Ɣ, abre alas pros teus herĆ³is de barracƵes
Dos Brasis que se faz um paƭs de Lecis, jamelƵes
SĆ£o verde e rosa, as multidƵes

Brasil, meu nego
Deixa eu te contar
A histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta
O avesso do mesmo lugar
Na luta Ć© que a gente se encontra

Brasil, meu dengo
A Mangueira chegou
Com versos que o livro apagou
Desde 1500 tem mais invasĆ£o do que descobrimento
Tem sangue retinto pisado
AtrĆ”s do herĆ³i emoldurado
Mulheres, tamoios, mulatos
Eu quero um paĆ­s que nĆ£o estĆ” no retrato

Brasil, o teu nome Ć© Dandara
E a tua cara Ć© de cariri
NĆ£o veio do cĆ©u
Nem das mĆ£os de Isabel
A liberdade Ć© um dragĆ£o no mar de Aracati

Salve os caboclos de julho
Quem foi de aƧo nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malĆŖs

DisponĆ­vel em: https://www.letras.mus.br/sambas/mangueira-2019/. Acesso em: 07/03/2019


Postar um comentƔrio

225 ComentƔrios

Unknown disse…
Ana carolina
Turma:1EM

Essa PublicaĆ§Ć£o falar de um povo que ta chegando as novelas,romances,macinhos e bandidos tambem falar sobre o futebol que preferimos torcer para quem ganhou porem quem foi o vitorioso de verdade famos nos mesmo
Falar tambƩm de um homem que roubou o brasil pelas bandas de mil e quenhentos esse homem foi cabral
Essa publicaƧao nos entender muitas coisa sobre a histĆ³ria entao Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Nosso Brasil.
Unknown disse…
Ana carolina
Turma:1EM

Essa PublicaĆ§Ć£o falar de um povo
qui estar chegado as novelas,romances,mocinhos,e bandidos tambem falar sobre o futebol que preferimos torcer para quem ganhou. Mais na verdade quem era o vitorioso era nos mesmo e tambem fala sobre o homem qui roubou o brasil pelas bandas de mil e quinhetos entao nos tem qui luta pelos nosso direito Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Nosso Brasil.
Unknown disse…
Eu sou AndrĆ© Santana do 1E eu gostei muito porque ele traz muitas histĆ³rias como tira dentes,deodoro da Fonseca,c hico da Matilde o jangadeiro e outras figuras do passado
liriamthayla@GMAIL.COM disse…
Liriam Thayla_1cv
A escola de samba estaĆ§Ć£o primeira de mangueira esse ano resolveu tratar de um assunto muito importante para nos brasileiros que foi historia para ninar gente grande ou seja o que ele quis dizer com isso que ao invĆ©s de nos brasileiros realmente contar quem foram os herĆ³is do Brasil de verdade e sim insiste em dizer realmente que os que roubaram o Brasil colocaram um monte de leis em que nĆ£o favoreciam em nada no Brasil, eles sim eram considerados um herĆ³i mas por quĆŖ? Simplesmente pelo fato de ser branco ter dinheiro entres outros motivos. Mas os verdadeiros os que realmente deviam realmente ser considerados um herĆ³i eram os negros, pobres, mulatos, Ć­ndios eles sim deviam ser os verdadeiros herĆ³is do Brasil, mais nĆ£o eram considerados bĆ”rbaros, por que nem um deles teve uma homenagem sendo posto seus nomes em ruas ou em estĆ”tua para homenageĆ”-los?. Sera que eles tambĆ©m nĆ£o podiam ter esse direito sendo que eles eram vitimas do que eram acusados pelo simples fato de querer ser livre.
Unknown disse…
Bom, oq eu li e oq deu pra eu enteder no meu ponto de vista foi que as pessoas tavam tentando esconder um fato muito valioso que ocorreu aqui no Brasil, eles tavam tentando de um jeito manter em segredo fatos que realmente sĆ£o fundamentais para a sociedade brasileira.šŸ‘„šŸ˜“

De: Derivan ConceiĆ§Ć£o dos santos do 1°©

Para: professor borges
Professor Borges disse…
Ana, seu texto estĆ” em um bom caminho da produĆ§Ć£o, mas precisa dizer de qual tipo de histĆ³ria o texto original estĆ” retratando.
Professor Borges disse…
AndrĆ©, procure rever o que o texto estĆ” retratando, ele faz uma critica a que tipo de histĆ³ria e valoriza qual outro tipo?
Professor Borges disse…
Liriam, seu texto estĆ” com boa perspectiva de produĆ§Ć£o, mas precisa dizer o tipo de histĆ³ria que o autor do texto original quis enfatizar.
Professor Borges disse…
Derivan, releia o texto e veja a critica que ele faz a um tipo de histĆ³ria e a valorizaĆ§Ć£o a qual outro tipo...
AnĆ“nimo disse…
Meu nome Ć© Davi Mayson da turma 1°CM, eu achei interessante o fato de falar alĆ©m sobre "descobrimento" do Brasil, falar tambĆ©m sobre a opiniĆ£o mal formada do povo em relaĆ§Ć£o Ć  cultura indĆ­gena.
Unknown disse…
Bom' professor eu li o texto agr , pq pra ser sincero eu nem tinha lido todo, e com base no que eu li agr pelo menos foi oq deu pra eu entender, eu vi que as pessoas estĆ£o tentando apagar o nome dos verdadeiros "herĆ³is" da histĆ³ria e deixar o nome das pessoas da "Elite". E alĆ©m deles fazerem isso querem tambĆ©m que as pessoas acreditem que nĆ£o foi "zumbi dos palmares" que lutou pela liberdade dos negros escravos, eles querem que as pessoas acreditem que nĆ£o foi a princesa Izabel que libertou os escravos, eles querem que as pessoas pensem que nĆ£o foram os Ć­ndios que descobriram o Brasil; bom eu achei muito interessante depois que li o texto ver essa parte da histĆ³ria, uma parte ordinariamente hipĆ³crita em comparaĆ§Ć£o aos fatos que realmente aconteceram.

Unknown disse…
Vinicius Reis_1CV.
Pelo Que Wu Li Nesse Texto E No Texto Original, Relembra Sobre Os Negros, ƍndios E Pobres Que Tiveram Atos Importantes. O Protagonismo Das Pessoas Era O Essencial Para Ajudar A Crescer Mais, E Ser Uma Coisa Puxada, Relembrando Os Tempos Passados, A Escola Vai Homenagear HerĆ³is Populares Que Tiveram Atos Importantes. Ao Observarmos Podemos Ver Que Ɖ Uma Coisa Antiga, Mas Depois O Grupo Foi Crescendo Mais E Mais E Se Tornou Uma Coisa Popular, VitĆ³rias AtrĆ”s De VitĆ³rias Esse Sambra Enredo Marcous Muita Gente Do Pais Inteiro.
Unknown disse…
Henrique Moreira turma 1cv, eu achei interessante o fato de falar sobre o descobrimento do Brasil,e falar sobre a opiniĆ£o mal formada do povo da cultura indĆ­gena
Professor Borges disse…
Davi, seu texto precisa ser ampliado, dizer do que o texto sugerido estĆ” tratando, alĆ©m de informar o tipo de histĆ³ria nele presente.
Professor Borges disse…
Vinicius, seu texto estĆ” em um bom caminho, mas precisa dizer quais os assuntos tratados no texto sugerido para comentar, alĆ©m disso citar o tipo de histĆ³ria que o mesmo se relaciona. TambĆ©m tomar cuidado com a digitaĆ§Ć£o.
Professor Borges disse…
Henrique, precisa ampliar seu texto, estĆ” resumido, veja como citar os temas principais discutidos no texto proposto para o comentĆ”rio, alĆ©m do tipo de histĆ³ria nele existente.
Unknown disse…
19 19:15
Bom' professor eu li o texto agr , pq pra ser sincero eu nem tinha lido todo, e com base no que eu li agr pelo menos foi oq deu pra eu entender, eu vi que as pessoas estĆ£o tentando apagar o nome dos verdadeiros "herĆ³is" da histĆ³ria e deixar o nome das pessoas da "Elite". E alĆ©m deles fazerem isso querem tambĆ©m que as pessoas acreditem que nĆ£o foi "zumbi dos palmares" que lutou pela liberdade dos negros escravos, eles querem que as pessoas acreditem que nĆ£o foi a princesa Izabel que libertou os escravos, eles querem que as pessoas pensem que nĆ£o foram os Ć­ndios que descobriram o Brasil; bom eu achei muito interessante depois que li o texto ver essa parte da histĆ³ria, uma parte ordinariamente hipĆ³crita em comparaĆ§Ć£o aos fatos que rea
Professor Borges disse…
Pessoal, por favor logo ao iniciar o texto coloque o nome e a turma.
Blayam Hudson disse…
Este comentƔrio foi removido pelo autor.
Blayam Hudson disse…
Blayam Hudson
Turma 1CM
O tema se trata da Historia do Brasil.
Ao dizer que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado e saqueado; ao dar contorno heroico aos feitos que, na realidade, roubaram o protagonismo do povo brasileiro; ao selecionar herĆ³is "dignos" de serem eternizados em forma de estĆ”tuas; ao propagar o mito do povo pacĆ­fico, ensinando que as conquistas sĆ£o fruto da concessĆ£o de uma “princesa” e nĆ£o do resultado de muitas lutas, conta-se uma histĆ³ria na qual as pĆ”ginas escolhidas o ninam na infĆ¢ncia para que, quando gente grande, vocĆŖ continue em sono profundo.
Unknown disse…
Raissa Sena
1°AM

Com base no que eu li,fala um pouco sobre a histĆ³ria do Brasil,conta outra versĆ£o sobre esse fato histĆ³rico. Relata que nĆ£o Ć© bem como estamos acostumados a ver em novelas ou coisas do tipo. O Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado. Com tudo deixaram de lado os Ć­ndios que lutaram a favor do Brasil e escolheram os seus herĆ³is. Fizeram estĆ”tuas,nos livros seus nomes prevalecem,mas os verdadeiros deixaram de lado. Devemos ter orgulho do Brasil,devemos ver beleza no quadro de AntĆ“nio Francisco Lisboa assim como vemos no quadro de Monalisa. A letra do Samba enredo da Mangueira fala sobre o valor dos verdadeiros herĆ³is do Brasil,dando valor aos guerreiros do dia Dois de Julho!
Professor Borges disse…
Blayam, seu texto estĆ” em um bom caminho, mas precisa sinalizar outros tema abordados no texto sugerido para o comentĆ”rio, tambĆ©m precisa dizer se o mesmo estĆ” prĆ³ximo de que tipo de histĆ³ria (positivista, marxista ou nova histĆ³ria)
Professor Borges disse…
Raissa, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, porĆ©m precisa sinalizar outros tema abordados no texto sugerido para o comentĆ”rio, tambĆ©m precisa dizer se o mesmo estĆ” prĆ³ximo de que tipo de histĆ³ria (positivista, marxista ou nova histĆ³ria)
Unknown disse…
Wellington Moura Ribeiro Fiuza turma 1Āŗ E
A escola de samba da mangueira conta atravĆ©s do samba enredo “HistĆ³ria pra Ninar Gente Grande” a histĆ³ria do Brasil pela Ć³tica dos herĆ³is populares, aqueles que foram “ausentados” nas narrativas histĆ³ricas. Aqueles que de fato protagonizaram atos importantes e que comumente sĆ£o esquecidos na histĆ³ria por conta da elitizaĆ§Ć£o formulada para enaltecer uma minoria que nĆ£o contribuiu tanto para a formaĆ§Ć£o do paĆ­s. O enredo apresenta uma versĆ£o que relembra acontecimentos histĆ³ricos como o descobrimento, a independĆŖncia e aboliĆ§Ć£o da escravidĆ£o, diferente das versƵes sobre os fatos jĆ” contadas. Se atentarmos para o nome do samba, ironicamente percebe-se que se remete as histĆ³rias contadas as crianƧas para que elas adormeƧam, ou seja, conhecemos uma histĆ³ria aparentemente bem contada sobre a aboliĆ§Ć£o, mas nĆ£o sabemos muito bem o que houve por trĆ”s desta. O enredo vem tratando da histĆ³ria, que segundo a letra Ć© “a histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta”, ou seja, apresenta as lutas vividas pelos negros, Ć­ndios e pobres antigamente, e que eram contadas por “herĆ³is” da sociedade de uma forma nĆ£o tĆ£o fiel a realidade.
AnĆ“nimo disse…
Emilly Silva
1AM
HistĆ³ria Pra Ninar Gente grande Uma forma Geral de versƵes HistĆ³ricas e Bem sucedidas Hoje Vem Falar Mais um pouco da histĆ³ria do Brasil,Fala que Pode se Contrariar a idĆ©ia de que "Pedro AlvaƁlv Cabral" Tenha Descobrido o Brasil, Mais na verdade o Brasil nĆ£o foi descoberto e sim Conquistado.
Um Senso Coletivo de uma "NaĆ§Ć£o", HistĆ³ria na Qual a PredominĆ¢ncia Representou o InĆ­cio de Inadequados Comportamentos Que por sua vez Foram considerados como "Vergonhosos" Uma rede social,uma Proposta de QuestĆ£o Mostrando os Acontecimentos HistĆ³ricos como: IndependĆŖncia, AboliĆ§Ć£o etc...
O CearĆ” Aboliu a EscravidĆ£o Quatro anos antes da Assinatura da Suposta "Lei Ɓurea" Um texto que Relembra mais um pouco sobre os HerĆ³is Populares Como:Zumbi,Maria Felipa. Ente outros....

"Salve os Cabolcos de Julho
Quem foi de aƧo nos de Chumbo
Brasil chegou a sua vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, MalĆŖs".

Parte do enredo que me chama atenĆ§Ć£o pois na momin perspectiva trĆ”s uma critica a "ViolĆŖncia contra a mulher" que hoje em dia afeta muitas e muitas famĆ­lias e pessoas.
Os Caboclos de Julho! "Que Representa as vitĆ³ria nas guerras de IndependĆŖncia, A indenticaƧao Popular dessa figura reside no fato dela representar Os herĆ³is que lutaram na indepedĆŖncia,e que nĆ£o sĆ£o comumente lembrados. EntaE e isso❤️


rx disse…
Este comentƔrio foi removido pelo autor.
Thaissa disse…
Thaissa 1°BM
Nesse texto eu descobri que Cabral roubou o Brasil, atĆ© pq eu nĆ£o sabia k
Uma coisa que me chamou atenĆ§Ć£o foi sobre Isabel liberta os escravos, isabel praticamente sĆ³ oficializalou indecreto, o que estava em ruĆ­na, pois na quela Ć©poca apenas 10 % dos negros eram escravos, esse papel ela sĆ³ fez atualizado , esse Papel sĆ³ fez favorecer a Elite brasileira que na Ć©poca era princesa
Unknown disse…
DEIVID SANTANA DA CONCEIƇƃO
1AM
Lendo o texto eu vi que o texto faz referĆŖncia a nova histĆ³ria.
(Que invez de falar sobre os digamos HERƓIS da histĆ³ria fala sobre as pessoas digamos normal da sociedade ).
O texto fala sobre a histĆ³ria do Brasil e sobre as pessoas digamos normais tendo em vista que as pessoas ditas normais sĆ£o herĆ³is tambĆ©m.
Unknown disse…
Wellington Moura Ribeiro Fiuza 1E
A escola de samba da mangueira conta atravĆ©s do samba enredo “HistĆ³ria pra Ninar Gente Grande” a histĆ³ria do Brasil pela Ć³tica dos herĆ³is populares, aqueles que foram “ausentados” nas narrativas histĆ³ricas. Aqueles que de fato protagonizaram atos importantes e que comumente sĆ£o esquecidos na histĆ³ria por conta da elitizaĆ§Ć£o formulada para enaltecer uma minoria que nĆ£o contribuiu tanto para a formaĆ§Ć£o do paĆ­s. O enredo apresenta uma versĆ£o que relembra acontecimentos histĆ³ricos como o descobrimento, a independĆŖncia e aboliĆ§Ć£o da escravidĆ£o, diferente das versƵes sobre os fatos jĆ” contadas. Se atentarmos para o nome do samba, ironicamente percebe-se que se remete as histĆ³rias contadas as crianƧas para que elas adormeƧam, ou seja, conhecemos uma histĆ³ria aparentemente bem contada sobre a aboliĆ§Ć£o, mas nĆ£o sabemos muito bem o que houve por trĆ”s desta. O enredo vem tratando da histĆ³ria, que segundo a letra Ć© “a histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta”, ou seja, apresenta as lutas vividas pelos negros, Ć­ndios e pobres antigamente, e que eram contadas por “herĆ³is” da sociedade de uma forma nĆ£o tĆ£o fiel a realidade.
Professor Borges disse…
Wellington, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas vocĆŖ precisa dizer a qual tipo de histĆ³ria o texto sugerido para o comentĆ”rio estĆ” tratando (positivismo, marxismo ou nova histĆ³ria)?
Professor Borges disse…
Emilly, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa dizer em qual tipo de histĆ³ria ele se relaciona (positivista, marxista ou nova histĆ³ria). E tomar cuidado com a digitaĆ§Ć£o, muitas palavras com letra maiĆŗscula no inĆ­cio.
Professor Borges disse…
Jean, precisa rever seu texto, acho que vocĆŖ fugiu do tema...
Professor Borges disse…
Thaissa, precisa ampliar os texto mostrando os principais pontos discutidos no texto escolhido para o comentĆ”rio. Precisa dizer em qual tipo de histĆ³ria o texto se relaciona (positivismo, marxismo ou nova histĆ³ria)?
Professor Borges disse…
Deivid, precisa ampliar seu texto, explicando por o texto em destaque se aproxima da nova histĆ³ria.
Unknown disse…
Uelington sena 1bM
No texto que eu li,fala sobre uma escola de samba,que fala sobre um pouco da histĆ³ria do Brasil.Eu vi tambĆ©m que fala sobre algumas versƵes dos fatos, mais o enredo proponhe uma"outra versƵes".
O texto relata que nĆ£o Ć© bem como nos vimos em novelas, filmes e nem contos de fadas ou coisa do tipo.Nos brasileiros temos que expora nosso Brasil antes de sai falando do tele, por que o nosso Brasil tem Farias beleza
O samba enredo da mangueira fala muito bem do nosso Brasil.
Unknown disse…
Bruna Nunes
1°BM

Esse texto fala sobre a histĆ³ria do Brasil,uma histĆ³ria com pĆ”ginas ausentes em que preferem contar que as conquistas com muita luta dos nossos antepassados foram simplesmente concedidas por uma princesa,preferem dizer que o Brasil foi descoberto quando na verdade foi saqueado e colonizado, e que os povos que primeiro ocuparam o nosso paĆ­s ,antes mesmo dele ser considerado paĆ­s, nĆ£o eram civilizados.Essa histĆ³ria positivista tenta nos esconder a verdade e fazer com que os explorados fiquem a favor de seus exploradores, achando que todos os direitos que temos foram por eles dados por livre e espontĆ¢nea vontade.
A crĆ­tica Ć© justamente sobre o fato de que mesmo esses direitos terem sido conquistados com muita luta popular ainda preferem ligar a conquista desses direitos a elite da Ć©poca e ainda os louvar como se fossem herĆ³is da pĆ”tria.
Unknown disse…
Maiana 2am
A chegada de Cabral nas terras brasileiras na verdade nĆ£o foi um descobrimento, pois os Ć­ndios foram os primeiros habitantes de lĆ”. O senso coletivo da naĆ§Ć£o foi ensinado que a terra brasileira foi descoberta por Cabral e nĆ£o conquistada, contudo, a naĆ§Ć£o jamais foi capaz de se interessar ou dar o devido valor a cultura indĆ­gena, pois a naĆ§Ć£o achava que as tribos indĆ­genas tinham gosto duvidoso e comportamentos inadequados que eram visto como vergonhosos.
Unknown disse…
Luana Passos 1AM
Essa publicaĆ§Ć£o faz uma crĆ­tica a histĆ³ria positiva, como por exemplo, fala sobre o descobrimento do Brasil, onde os verdadeiros herĆ³is deveriam ser prĆ³prio povo Brasileiro, fazendo com que a histĆ³ria do Brasil tenha um novo olhar para reconhecer os seus reais protagonistas.
O texto se aproxima de um outro tipo de histĆ³ria, a histĆ³ria nova , onde os indĆ­genas, negros, brasileiros de uma forma geral tem o direito de serem reconhecidos por seus atos histĆ³ricos. Essa e uma histĆ³ria em que nĆ£o seriam esquecidos e sim lembrados como os verdadeiros herĆ³is do Brasil.
Unknown disse…
Marcus Adriano 1BM

o Brasil foi descoberto ou conquistado? Ɖ uma boa pergunta,quando vc faz ela a maioria fala que foi"DESCOBERTO" estudando a histĆ³ria vai ver que ele foi conquistado pelos portugueses, que mataram,escravizaram os indĆ­genas,mais a histĆ³ria sĆ³ mostra a parte "boa" quando fala que foi descoberto"estamos falando um mentira".
Muitas vezes esquecemos da lutas do negros pra se liberta da escravidĆ£o,e sĆ³ falamos que a princesa Isabel,foi aqui libertou os negros,muitos negros tiveram que morrer,para os negros ficam liberto,entĆ£o precisamos conhecer a verdadeira histĆ³ria!
Unknown disse…
Juliana Santos 1°AM

O texto "Sinopse do enredo do desfile da mangueira" faz uma crĆ­tica a histĆ³ria do descobrimento do Brasil, em relaĆ§Ć£o a HISTƓRIA POSITIVA OU TRADICIONAL. Em que nĆ£o apĆ³iam por exemplo o termo "descobrimento" quando ,na verdade, a chegada de Cabral representou um momento de "conquista". Ɖ uma crĆ­tica sobre nĆ£o dar o devido valor a algo que foi resultado de muitas lutas, e pelo fato de mesmo apĆ³s tantos anos, as questƵes indĆ­genas do Brasil nĆ£o serem reconhecidas como deveriam.

"Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Brasil", um trecho muito interessante do texto, porque assim podemos concluir que o texto se aproxima da HISTƓRIA NOVA, onde os verdadeiros herĆ³is do Brasil sĆ£o reconhecidos!
Unknown disse…
Luana Passos 1AM
Essa publicaĆ§Ć£o faz uma crĆ­tica a histĆ³ria positiva, como por exemplo, fala sobre o descobrimento do Brasil, onde os verdadeiros herĆ³is deveriam ser prĆ³prio povo Brasileiro, fazendo com que a histĆ³ria do Brasil tenha um novo olhar para reconhecer os seus reais protagonistas.
O texto se aproxima de um outro tipo de histĆ³ria, a histĆ³ria nova , onde os indĆ­genas, negros, brasileiros de uma forma geral tem o direito de serem reconhecidos por seus atos histĆ³ricos. Essa e uma histĆ³ria em que nĆ£o seriam esquecidos e sim lembrados como os verdadeiros herĆ³is do Brasil.
Unknown disse…
Juliana Santos 1°AM

O texto "Sinopse do enredo do desfile da mangueira" faz uma crĆ­tica a histĆ³ria do descobrimento do Brasil, em relaĆ§Ć£o a HISTƓRIA POSITIVA OU TRADICIONAL. Em que nĆ£o apĆ³iam por exemplo o termo "descobrimento" quando ,na verdade, a chegada de Cabral representou um momento de "conquista". Ɖ uma crĆ­tica sobre nĆ£o dar o devido valor a algo que foi resultado de muitas lutas, e pelo fato de mesmo apĆ³s tantos anos, as questƵes indĆ­genas do Brasil nĆ£o serem reconhecidas como deveriam.

"Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Brasil", um trecho muito interessante do texto, porque assim podemos concluir que o texto se aproxima da HISTƓRIA NOVA, onde os verdadeiros herĆ³is do Brasil sĆ£o reconhecidos!
Ronald disse…
RONALD DOS SANTOS RODRIGUES ALVES
1AM
Uma historia baseada nas pessoas mais "famosa" como mocinhos e bandidos, Mocinhos aqueles que nĆ£o Parecem nos livros e sim aqueles que lutaram e morreram pelo paĆ­s, bandidos aqueles que levaram os crĆ©ditos e aparecem como nossos salvadores.
As historias contadas naquele tempo eram escritas por pessoas do alto escalĆ£o, polĆ­ticos, militares, pessoas com grandes fortunas que eram ouvidas por possuĆ­rem esses status. As pessoas de classe baixa eram tratadas como meras ferramentas de trabalho, chegando muitas vezes a ser torturadas.
A historia aborda os verdadeiros herĆ³is do Brasil,aqueles que realmente deram seu sangue para o bem do paĆ­s, e merecem seu reconhecimento.
Unknown disse…
Derivan dnvšŸ‘
Unknown disse…
Nome:Edicarlos coutinho
TURMA:1MC

Falar sobre a histĆ³ria do Brasil, tambĆ©m conta que na histĆ³ria do Brasil todos acreditam na histĆ³ria mais bem-sucedida, falar tambĆ©m que o Brasil nĆ£o foi uma conquista, mais uma descoberta, falar tambĆ©m que no Brasil rolou muitos golpes e os principais nomes da liberdade do Brasil foi ZUMBI,DANDARA,LUIZA MAHIN,MARIA FELIPA.
TambĆ©m crĆ­tica muito pow nĆ£o ter os principais nomes da liberdade do Brasil nos livros.
O texto faz uma crƭtica a HISTƓRIA POSITIVISTA e valoriza a NOVA HISTƓRIA.
AnĆ“nimo disse…
Fernanda Coutinho/ 1AV

Eu achei interessante o texto, pois fala sobre o "descobrimento" do Brasil e as pessoas que tiveram importĆ¢ncia nele. E que devemos ter orgulho do nosso paĆ­s, como diz no texto Ć© uma histĆ³ria de luta.
Professor Borges disse…
Wellington, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa dizer qual tipo de histĆ³ria aparece no texto sugerido para o comentĆ”rio (positivas, marxista ou nova histĆ³ria).
Professor Borges disse…
Uelington, vocĆŖ precisa ampliar o seu texto, apresentando outros temas abordados no texto em foco, tambĆ©m dizer em qual tipo de histĆ³ria o texto mais se aproxima (positivista, marxista ou nova histĆ³ria).
Professor Borges disse…
Bruna, bom texto, mas vocĆŖ precisa mostrar como a nova histĆ³ria aparece no texto sugerido para o comentĆ”rio?
Professor Borges disse…
Luana bom texto, vocĆŖ poderia ampliar falando de nomes citados no texto que atĆ© entĆ£o nĆ£o sĆ£o estudados em sala de aula.
Professor Borges disse…
Marcus, vocĆŖ precisa demonstrar em qual tipo de histĆ³ria o texto sugerido para o comentĆ”rio mais se aproxima, bem como citar outros trechos...
Professor Borges disse…
Luana bom texto, vocĆŖ poderia ampliar falando de nomes citados no texto que atĆ© entĆ£o nĆ£o sĆ£o estudados em sala de aula.
Professor Borges disse…
Juliana, bom texto, precisa explicar melhor por que o texto se aproxima da nova histĆ³ria
Professor Borges disse…
Juliana, bom texto, precisa explicar melhor por que o texto se aproxima da nova histĆ³ria
Professor Borges disse…
Ronaldo bom texto, mas precisa enfatizar os tipos de histĆ³ria presentes no texto sugerido para comentĆ”rio (positivismo, marxismo ou nova histĆ³ria)
Professor Borges disse…
Edicarlos, bom texto, mas precisa explicar melhor os motivos pelos quais o texto em destaque critica a histĆ³ria positivista e valoriza a nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Fernanda, precisa ampliar o seu texto, ficou muito simples, tambĆ©m dizer os quais tipos de histĆ³ria existem no texto sugerido para o comentĆ”rio.
AnĆ“nimo disse…
TURMA: 1AV
YAN NUNES
O termo positivismo surgiu do sĆ©culo 19 e consiste em relembrar apenas os feitos das grandes elites , reis ,rainhas , prĆ­ncipes entre muitas outras classes e patamares , esse samba enredo da escola campeĆ£o do carnaval RIO 2019 faz uma critica a histĆ³ria do Brasil , a vitĆ³ria dos ricos importantes , assim esquecendo de quem fez maior parte da historia do Brasil os negros escravos , Ć­ndios principais povos brasileiros e ¨descobridores¨ do Brasil, jĆ” que os portugueses foram conquistadores e nĆ£o colonizadores .
Como exemplo de um fato ocorrido , relembraremos a carta da LEI ƁUREA ¨oficialmente Lei Imperial n.Āŗ 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidĆ£o no Brasil¨, ¨lei que supostamente acabou com a escravidĆ£o¨ jĆ” que “CHICO DA MATILDE”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista),assim concluindo que seria questĆ£o de tempo ate a escravidĆ£o acabar no Brasil .
Ate hoje em dia as escolas e livros sĆ³ vangloriam as grandes elites esquecendo de quem fez de verdade algo pelo Brasil, esquecendo a cultura indĆ­gena , os verdadeiros brasileiros.
Unknown disse…
Adriele 1AM Sobre o que o texto contar,Ć© que na MarquĆŖs de SapucaĆ­, a histĆ³ria do Brasil pela Ć³tica dos herĆ³is populares. O samba-enredo da escola Ć© um dos mais cantados este ano, o que se costuma dizer no mundo do carnaval: “caiu no gosto do pĆŗblico”. Com 19 conquistas, a escola estĆ” no grupo especial.
Para o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, Ć© evidente a aceitaĆ§Ć£o da comunidade pelo samba escolhido nos ensaios na quadra.
“A comunidade da Mangueira, que se reconhece no discurso, Ć© uma comunidade apaixonada pelo que estĆ” cantando, e isso Ć© bom. O samba fala exatamente o que a Mangueira canta, por isso, ele Ć© tĆ£o popular e encontrou uma espĆ©cie de carinho dos ouvintes e das pessoas Na lista de personalidades homenageadas estĆ£o Zumbi dos Palmares e sua mulher Dandara, que lutaram contra a escravidĆ£o; Luiza Mahin, lĆ­der do levante dos MalĆŖs de pessoas escravizadas, na Bahia; Maria Felipa, que teve papel importante na independĆŖncia da Bahia.
Unknown disse…
Adriele 1AM O texto contar, que na MarquĆŖs de SapucaĆ­, a histĆ³ria do Brasil pela Ć³tica dos herĆ³is populares. O samba-enredo da escola Ć© um dos mais cantados este ano, o que se costuma dizer no mundo do carnaval: “caiu no gosto do pĆŗblico”. Com 19 conquistas, a escola estĆ” no grupo especial.
Para o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, Ć© evidente a aceitaĆ§Ć£o da comunidade pelo samba escolhido nos ensaios na quadra.
“A comunidade da Mangueira, que se reconhece no discurso, Ć© uma comunidade apaixonada pelo que estĆ” cantando, e isso Ć© bom. O samba fala exatamente o que a Mangueira canta, por isso, ele Ć© tĆ£o popular e encontrou uma espĆ©cie de carinho dos ouvintes e das pessoas Na lista de personalidades homenageadas estĆ£o Zumbi dos Palmares e sua mulher Dandara, que lutaram contra a escravidĆ£o; Luiza Mahin, lĆ­der do levante dos MalĆŖs de pessoas escravizadas, na Bahia; Maria Felipa, que teve papel importante na independĆŖncia da Bahia.
Unknown disse…
Luana Passos 1AM
Essa publicaĆ§Ć£o faz uma crĆ­tica a histĆ³ria positiva, como por exemplo, fala sobre o descobrimento do Brasil, onde os verdadeiros herĆ³is deveriam ser prĆ³prio povo Brasileiro, fazendo com que a histĆ³ria do Brasil tenha um novo olhar para reconhecer os seus reais protagonistas.
O texto se aproxima de um outro tipo de histĆ³ria, a histĆ³ria nova , onde os indĆ­genas, negros, brasileiros de uma forma geral tem o direito de serem reconhecidos por seus atos histĆ³ricos. Essa e uma histĆ³ria em que nĆ£o seriam esquecidos e sim lembrados como os verdadeiros herĆ³is do Brasil.
Ɖ muito importante incluir nos livros escolares o nome de uma “realeza” na qual ZUMBI, DANDARA, LUIZA MAHIN, MARIA FELIPA assumissem seu real papel na histĆ³ria da liberdade no Brasil.
AnĆ“nimo disse…
Bruna Nunes
1°BM
O texto se aproxima da nova histĆ³ria por contestar a historia positivista e valorizar os feitos das pessoas para a sociedade, independente de sua classe social.
Jailton Sena disse…
JAƍLTON 1C a histĆ³ria do Brasil nĆ© Teve muitas transformaĆ§Ć£o sendo que eles fizeram que nĆ³s acreditamos que o Brasil foi descoberto mas na realidade jĆ” existe habitantes no Brasil os Ć­ndios Onde os portugueses tiraram sua liberdade Na Autoridade em sua regiĆ£o onde eles Obrigaram os Ć­ndios aprender a religiĆ£o deles, tirando toda sua ausĆŖncia atĆ© hoje os indĆ­gena luta pelo seu reconhecimento sendo que hoje comemoramos 500 anos de Brasil sem refazemos as contas que aportam para os mais de 11.000 anos de ocupaĆ§Ć£o . MEU POEMA PARA O NEGROS. Negros negros tĆ£o maltratados pelos peitos chicotadas eles nĆ£o era respeitado dĆ” famĆ­lia deles eram arrancado a escravidĆ£o jĆ” acabou nessa Ć©poca que estou . MEU POEMA PARA O INDIOS Ć­ndios tem sua cultura respeite a deles Se quiser que respeite a sua o Ć­ndio nĆ£o mexe com ninguĆ©m se nĆ£o com a sua cultura mexerĆ” tambĆ©m sĆ£o sagrados por isso todos sĆ£o respeitados
AnĆ“nimo disse…
Aluno:jailson_alves/turma_1DM
Em fim o texto faz uma crĆ­tica a histĆ³ria positiva reais, e fala sobre o descobrimento do Brasil onde os verdadeiros herĆ³is deveriam ser prĆ³prio,fazendo com que os povos brasileiros tenha um novo olhar para conhecer os reais protagonistas.
Que na verdade, na chegada de Cabral representou um momento de "conquista",e pelo fato do mesmo apĆ³s tantos anos, Ć s questƵes indĆ­genas do Brasil nĆ£o serem reconhecidas como deveriam ser.
Tipo o golpe de estado que instaurou a ditadura militar no Brasil em 1964 que completou 55 anos neste domingo (31). ApĆ³s o ato, iniciou-se um regime em exceĆ§Ć£o que durou atĆ© 1985.
Entre 1964 o mundo vivia a auge da Guerra fria-disputa bipolar entre EUA(capitalista) e URSS(socialista).
E essa disputa se configurou principalmente atravĆ©s da Guerra do VietnĆ£ (1955-1975) e pela RevoluĆ§Ć£o cubana (1959).
Unknown disse…
Eu sou Lais Silva
Da Turma 1©m
Turno- Matutino

Esse texto apresentado ou estudado Ć© muito rico, pois nĆ³s retrata uma histĆ³ria positiva ou tradicional na minha concepĆ§Ć£o, pois se relata nossa histĆ³ria do pais Brasil desde sua descoberta pois em todas sua histĆ³ria contada, percebemos que sĆ³ aparece as pessoas nobres da histĆ³ria do Brasil como celebridades da nossa histĆ³ria pois nunca hĆ” vitoriosos sem perdedores, Ć© muito importante ver esse texto nĆ³s destaca ou relata uma outra histĆ³ria reais de pessoa que tanto foi humilhadas massacradas que faz parte da histĆ³ria de um pais como todo onde a democracia ainda Prevalece estĆ” naĆ§Ć£o.
Claro que nossa histĆ³ria Ć© ainda muito maior que a que Ć© posta nĆ³s textos onde mais se destaca os herĆ³is da prĆ”tica amada Brasil, serĆ” que ainda iremos presenciar relatos de referĆŖncias destes herĆ³is perdedores Ć© diversas batalhas enfrentadas para existĆŖncia deste pais.
Percebo que jĆ” a pessoa com entendimento diferenciado tanto que jĆ” se faz enredo historiando hĆ” realidade destas pessoas.
Unknown disse…
Ana VitĆ³ria
1BV♡


Esse texto fala de povos que ta chegando a novelas, romances, mocinhos,bandidos e Reis. A histĆ³ria do Brasil foi transformada em uma espĆ©cie de partida de futebol na qual nos preferimos torcer para quem ganhamos.....nos somos os ganhadores.

O texto fala tambƩm de Cabral, o homem que robou o Brasil pelas bandas de mil e quinhentos (1500).

Pelo meu entendimento esse texto Ć© uma sucessĆ£o de versƵes de fatos. Que nos acorda para entender que tambĆ©m a histĆ³ria do Brasil de hoje em dia nĆ£o esta como o de hoje em dia.
Unknown disse…
Geovana vitĆ³ria
Turma:1°BV

Bom..
Pelo que eu entendi essa publicaĆ§Ć£o fala sobre um povo chegado a novelas,romances,mocinhas,bandidos,reis,descobridores e princesa.
Esse enredo conta que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado e nem saqueado,na realidade,roubaram o protagonista do povo brasileiro.
Eu entendi que somos brasileiros hĆ” cerca de 12.000 mil anos..
Pouco mais de 500 crĆŖ que os Ć­ndios foram derrotados em suas guerras, mais isso nĆ£o significa que o paĆ­s Ć© atrasado.
Os Ć­ndios que eram organizados em confederaĆ§Ć£o eram chamados de "bĆ”rbaros"
TambƩm tinha os caboclos que lutavam no "dois de julho" que foram esquecidos.
Na histĆ³ria diz que deixaram dois caboclos como legados e deixaram mais alguns como lenda.
Cabral tambĆ©m ficou conhecido como "ladrĆ£o" porque roubou o Brasil na dĆ©cada de 1500 por aĆ­...
Unknown disse…
Eu sou Lais Silva
Da Turma 1©m
Turno- Matutino

Esse texto apresentado ou estudado Ć© muito rico, pois nĆ³s retrata uma histĆ³ria positiva ou tradicional na minha concepĆ§Ć£o, pois se relata nossa histĆ³ria do pais Brasil desde sua descoberta pois em todas sua histĆ³ria contada, percebemos que sĆ³ aparece as pessoas nobres da histĆ³ria do Brasil como celebridades da nossa histĆ³ria pois nunca hĆ” vitoriosos sem perdedores, Ć© muito importante ver esse texto nĆ³s destaca ou relata uma outra histĆ³ria reais de pessoa que tanto foi humilhadas massacradas que faz parte da histĆ³ria de um pais como todo onde a democracia ainda Prevalece estĆ” naĆ§Ć£o.
Claro que nossa histĆ³ria Ć© ainda muito maior que a que Ć© posta nĆ³s textos onde mais se destaca os herĆ³is da prĆ”tica amada Brasil, serĆ” que ainda iremos presenciar relatos de referĆŖncias destes herĆ³is perdedores Ć© diversas batalhas enfrentadas para existĆŖncia deste pais.
Percebo que jĆ” a pessoa com entendimento diferenciado tanto que jĆ” se faz enredo historiando hĆ” realidade destas pessoas.
Professor Borges disse…
Yan, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa dizer se o texto valoriza ou critica o positivismo e a nova histĆ³ria, alĆ©m disso precisa citar outros pontos importantes existente no texto sugerido para o comentĆ”rio. TambĆ©m rever a ideia de que os portugueses nĆ£o foram colonizadores.
Professor Borges disse…
Oi Adriele, seu texto estĆ” em bom caminho de produĆ§Ć£o, mas precisa citar os pontos destaques do texto sugerido para o comentĆ”rio, alĆ©m disso precisa dizer qual tipo de histĆ³ria estĆ” sendo criticada e valorizada (positivista, marxista ou nova histĆ³ria).
Professor Borges disse…
Oi Adriele, seu texto estĆ” em bom caminho de produĆ§Ć£o, mas precisa citar os pontos destaques do texto sugerido para o comentĆ”rio, alĆ©m disso precisa dizer qual tipo de histĆ³ria estĆ” sendo criticada e valorizada (positivista, marxista ou nova histĆ³ria).
Professor Borges disse…
Oi Luana, bom texto, mas reveja essa parte do descobrimento, pois vocĆŖ poderia dizer que ao invĆ©s de descobrimento foi uma conquista ou invasĆ£o, tambĆ©m no Ćŗltimo parĆ”grafo reveja esse termo realeza ele nĆ£o estĆ” bem situado. Mais vocĆŖ conseguiu absorver a ideia do comentĆ”rio, parabĆ©ns...
Professor Borges disse…
Oi Jailson, sua turma Ć© primeiro c matutino ou vespertino? Jailson, seu texto estĆ” em um bom caminho de produĆ§Ć£o, mas precisa citar mais trecho do texto sugerido para o comentĆ”rio, bem como demonstrar de que tipo de histĆ³ria ele se aproxima (positivismo, marxismo ou nova histĆ³ria)
Professor Borges disse…
Lais, por favor confirme sua turma mesmo. Olha seu texto estĆ” em bom caminho, mas precisa citar trecho do texto sugerido para o comentĆ”rio. TambĆ©m explicar qual tipo de histĆ³ria o texto critica e valoriza (positivista, marxista ou nova histĆ³ria)
Professor Borges disse…
Ana VitĆ³ria, precisa mencionar trechos do texto, fazer um resumo das principais ideias e mencionar de qual tipo de histĆ³ria o texto estĆ” criticando e valorizando.
Professor Borges disse…
Geovana, seu texto estĆ” em um bom caminho, mas precisa enfatizar que tipo de histĆ³ria o texto apresenta: positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Lais, por favor confirme sua turma mesmo. Olha seu texto estĆ” em bom caminho, mas precisa citar trecho do texto sugerido para o comentĆ”rio. TambĆ©m explicar qual tipo de histĆ³ria o texto critica e valoriza (positivista, marxista ou nova histĆ³ria)
Isabele Beatriz disse…
ALUNA:Isabele Beatriz
TURMA:1AV
O enredo em si fala sobre a histĆ³ria do Brasil,ou seja, o descobrimento do Brasil. Pelo qual foi transformada em uma espĆ©cie de partida de futebol.
A predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas estĆ” associada a consagraĆ§Ć£o de versƵes "elitizadas".
Fala TambĆ©m que o Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado. E com isso faz com que nĆ³s brasileiros terem consciĆŖncia de que a histĆ³ria do Brasil Ć© de luta.
A publicaĆ§Ć£o demostra que o Brasil nĆ£o foi descoberto,o Brasil foi conquistado pelos portugueses que escravizaram os negros.que na verdade deveria ser descoberto pelo povo brasileiro ou pelos negros.
Unknown disse…
Arytana Mendes
1AM
Pelo que eu eu entedi o texto esta se referindo a historia do Brasil de forma diferente a que estamos acustumados a ver nos livros e novelas e tambem o texto faz um critica da historia que so falar dos herois como Dom Pedro e a Princesa Isabel , sendo assim o texto esta se referindo a historia positivista.
Mais tambem o texto se aproxima da nova historia quando falar que " Gente comum" na lita negra .As escolas e os livros tem de incluir o nome de Dandara, Zubi, Luiza, Mahin, Maria Felipe assumissem seu real papel na historia do Brasil fosse reconhecidos com os versadeiros herois
AnĆ“nimo disse…
Alisson 1av

O texto fala sobre um Brasil que nos cala e nos sufocar e quando nĆ³s comeƧamos a ter vĆ³s como as Marielles, Marias e Mahins, eles nos ceifĆ£o.
A histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta Ć© quem foi o verdadeiro libertador dos escravos dizem que foi a princesa Isabel mais ela sĆ³ libertou os escravos por que foi forƧada a fazer isso.
Os herĆ³i que matarĆ£o os inocentes,o Brasil que esconde a sua prĆ³pria histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Isabele, vocĆŖ precisa ampliar seu comentĆ”rio, citando mais coisas presentes no texto, tambĆ©m explicando os tipos de histĆ³ria nele criticado e valorizado, ou seja: positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Marcela, precisa ampliar seu comentĆ”rio e dizer qual o tipo de histĆ³ria valorizado no texto: positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Bom texto, Arytana, porĆ©m pode explicar melhor as relaƧƵes aos dois tipos de histĆ³ria, dizendo que o texto critica a histĆ³ria positivista e valoriza a nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Alisson, precisa ampliar seu comentĆ”rio, mostrando mais temas abordados no texto, bem como citar os tipos de histĆ³ria nele presente: positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Jailton Sena disse…
Jailton 1C a histĆ³ria do Brasil nĆ© Teve muitas transformaƧƵes sendo que ele fizeram que nĆ³s acreditasse que o Brasil foi descoberto mas na realidade jĆ” existia habitantes no Brasil os, Ć­ndios Onde os portugueses tiraram sua liberdade na atualidade e sua regiĆ£o onde eles obrigaram os Ć­ndios aprender a religiĆ£o deles e toda sua ausĆŖncia atĆ© hoje os indĆ­genas luta pelo seu reconhecimento sendo que hoje o Brasil comemora 500 anos de Brasil sem refazermos os contas que apontam para os mais de 11.000. meu poema para o Ć­ndio. Ć­ndio tem sua cultura respeite a dele se quiser que respeita a sua , com Ć­ndio nĆ£o se mexe senĆ£o com a sua cultura mexerĆ” tambĆ©m Ć­ndio sĆ£o sagrados por isso todos sĆ£o respeitados meu poema para o negro. Negros negros sĆ£o maltratados pelo feitos se contados ele nĆ£o era respeitado da famĆ­lia dele era arrancado a escravidĆ£o jĆ” acabou nessa Ć©poca que estou .
Unknown disse…
Aluna: Adrielle Luize 1Av pode entende no texto que ele estĆ” enfatizando o descobrimento do Brasil conta-se uma histĆ³ria na qual escolhida o ninan na qual infĆ¢ncia , pode entender que o povo desde atĆ© o presente lutava , Pois sempre devemos ter orgulho aonde nos vivemos
Unknown disse…
Maria Laura 1°AV '
'A letra do Samba enredo da Mangabeira explicar que': Eles quer contar a histĆ³ria verdadeira nĆ£o conta o avesso o lado escondido da HistĆ³ria que desde de 1500 tem mais invasĆ£o do que descobrimento , eles quer um paĆ­s que nĆ£o esteja no retrato que seja verdadeiro e nĆ£o falso, Ć© a hora de ouvimos As mulheres que lutaram e ainda lutar pelo um paĆ­s melhor e justo com igualdade a todos, Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta, teremos orgulho do Brasil. Alimentados de leite novo e bom, varreremos de nossos “porƵes” o complexo de “vira-latas” que aumenta nossa crenƧa de inferioridade.
Unknown disse…
Paulo CĆ©sar TenĆ³rio 1AV
Esse texto Ć© bem interessante. Pois fala sobre a histĆ³ria do Brasil, que o descobrimento do Brasil foi transformado em uma espĆ©cie de partida de futebol na qual preferimos "torcer" para quem "ganhou"e esquecemos, que nas torcida pela VitĆ³ria, os vencedores fomos nĆ³s.
Falam que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado e saqueado, ensinando que as conquistas sĆ£o frutos de uma "princesa" e nĆ£o do resultado de muitas lutas, na chegada de Cabral ao Brasil foi dado a o inĆ­cio de uma "conquista" mas a "naĆ§Ć£o" jamais foi capaz de se interessar as culturas indĆ­genas.
Ele sĆ³ lembrava da nobreza os reis e rainhas do Brasil a grande elite fazia parte da histĆ³ria e eles nĆ£o lembram o povo pobre batalhador que tambĆ©m fez parte da histĆ³ria.
Um homem que roubou o Brasil por volta de Mil e quenhentos foi Cabral mas na histĆ³ria e de lutas teremos muito orgulho do Brasil e tambĆ©m vamos ter muito orgulho das culturas com uma simples brincadeira como o bumba meu boi e enxergamos tanta coragem os cangaceiros como foi a eterna coragem de lampiĆ£o, sem traduĆ§Ć£o para o sotaque de JoĆ£o grilo e ChicĆ³ e suas faƧanhas, entĆ£o teremos muito orgulho do Brasil.
Unknown disse…
Micaela Aquino 1AM
o texto sinopse do enredo do desfile da mangueira fala e tĆ”s a verdadeira histĆ³ria do Brasil,"A histĆ³ria POSITIVISTA ou TRADICIONAL".relatar os fatos chamados "herĆ³is".
A histĆ³ria tradicional relata um tema para ninar gente grande a nova histĆ³ria trĆ”s os verdadeiros herĆ³is como:Zumbi,Dandara os Ć­ndios e muito outros. A narrativa tradicional escolheu seus herĆ³is e batizou ruas,avenidas atualmente e tĆ£o difĆ­cil ver os nomes dos verdadeiros herĆ³is batizado em ruas e avenidas a letra do samba da mangueira sinta os caboclos se refere a independĆŖncia da Bahia isso e muito importante aonde os livros didĆ”ticos nĆ£o sinta uma histĆ³ria na qual as pĆ”ginas escolhidas para ninar na infĆ¢ncia,quando gente grande,vocĆŖ continue no sono profundo o texto faz uma crĆ­tica a histĆ³ria POSITIVISTA e trĆ”s a nova histĆ³ria.
Unknown disse…
Jellis Rodrigues 1AM
A matĆ©ria "sinopse do enredo da mangueira "Ć© uma narrativa tradicional que se aproximar da nova histĆ³ria, e vem nos alertar sobre a verdadeira histĆ³ria do Brasil.Na qual nĆ£o damos valor aos verdadeiros herĆ³is, como diz a matĆ©ria nossa geraĆ§Ć£o foi ninada na infĆ¢ncia para que quando gente grande continuĆ”ssemos em sono profundo. SĆ³ que estamos acordando para realidade e devemos enxergar os verdadeiros "reis "Ć© "rainhas "do nosso paĆ­s,como exemplo :zumbi dos palmares, Dandara, Maria Filipa entre vĆ”rios outros herĆ³is,que mudaram a histĆ³ria brasileira e um fizeram papel muito importante nas grandes conquista do Brasil.
Aline gomes disse…
Aline gomes ferreira turma:1AM

Esse tipo de histĆ³ria acredito que seja POSITIVISTA OU TRADICIONAL pois relata fatos dos chamados "herĆ³is" mais que na verdade nĆ£o "sĆ£o".
Comparando com a canĆ§Ć£o de ninar gente grande discutindo todos os aspectos da histĆ³ria e os herĆ³is sendo eles:Zumbi,Dandara,Luiza Mahin,Maria Felipa,que lutaram na conquista do Brasil entretanto nĆ£o tem tido areal valorizaĆ§Ć£o entre os brasileiros pois,eles sĆ³ querem saber de ficƧƵes e nĆ£o,se entrega a realidade por isso a histĆ³ria do Brasil foi totalmente moldada.
Maria Gabriele S.
2 BM
Bom,como sabemos o Brasil foi uma comquista e nĆ£o um descobrimento,porĆ©m o samba enredo da escola de samba da Mangueira nos traz uma histĆ³ria do paĆ­s de uma outra forma,pois eles nĆ£o dĆ£o valor aos Ć­ndios e dĆ£o uma certa exaltaĆ§Ć£o aos portugueses,Brancos etc.. pois ainda acham que o Brasil foi descoberto por eles,quando na verdade os Ć­ndios jĆ” habitavam na nossa terra.
AnĆ“nimo disse…
Manuela 1DM.
A Escola de samba: Mangueira, veio cm um objetivo de nos mostrar os verdadeiros herĆ³is do Brasil. Nos dias atuais novelas, mocinhos, bandidos e outros, mostra a histĆ³ria do Brasil em uma espĆ©cie de torcida, que preferimos "torcer" sempre para quem ganhou, com isso, esquecemos das verdadeiras histĆ³rias e os verdadeiros herĆ³is, como:
O descobrimento do Brasil, que nos dias de hoje nos mostra que o Brasil foi "descoberto", sendo que foi uma conquista, nĆ£o dando valor as culturas indĆ­genas.
O texto tambĆ©m fala que comemoramos 500 anos no Brasil, sem levar em conta a civilizaĆ§Ć£o Marajoara e outros anos datados no inĆ­cio da era CristĆ£, sendo que o brasil Ć© um sinonimo de um paĆ­s atrasado.
Caboclos que lutaram no 2 de julho foram esquecidos, como tambĆ©m os atos heroicos verdadeiros, os quais foram escondidos dos livros populares, negros como Zumbi, Dandara, Luiza Mahin, e Maria Felipa assumissem o seu real papel na histĆ³ria da liberdade do Brasil, e sim nos mostrando que a princesa Isabel levou toda a glĆ³ria em colocar o fim da escravidĆ£o, ou seja, nos dias atuais estĆ£o querendo passar para nois que os verdadeiros herĆ³is do Brasil nĆ£o sĆ£o aqueles que o defendia, e sim, o que roubavam e desfrutava das suas riquezas.
Professor Borges disse…
Jailton, bom texto, mas precisa dizer qual tipo de histĆ³ria estĆ” sendo criticado e o qual estĆ” sendo valorizado, tambĆ©m reveja a digitaĆ§Ć£o.
Professor Borges disse…
Adriele seu texto estĆ” resumido, precisa enfatizar o tipo de histĆ³ria, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Maria Laura, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa demonstrar qual tipo de histĆ³ria Ć© criticado e o qual Ć© valorizado, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Paulo CĆ©sar, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa demonstrar qual tipo de histĆ³ria Ć© criticado e o qual Ć© valorizado, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Micaela, precisa rever esse primeiro parĆ”grafo, pois na verdade o texto critica a histĆ³ria positivista.
Professor Borges disse…
Jellis, o texto estĆ” em um bom caminho da elaboraĆ§Ć£o, mas poderia citar mais coisas do texto sugerido para o comentĆ”rio e explicar melhor os tipos de histĆ³ria presentes....
Professor Borges disse…
Aline, precisa dizer o tipo de histĆ³ria valorizado no texto...
Professor Borges disse…
Maria Gabriele, seu texto estƔ em um bom comeƧo, mas poderia falar mais sobre os ƭndios...
Professor Borges disse…
Manuela, seu texto estĆ” em um bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa demonstrar qual tipo de histĆ³ria Ć© criticado e o qual Ć© valorizado, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Pessoal ao fazer um comentĆ”rio, se faz necessĆ”rio dizer o tipo de histĆ³ria que o texto critica e o que valoriza, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
AnĆ“nimo disse…
TURMA: 1AV
YAN NUNES
O termo positivismo surgiu do sĆ©culo 19 e consiste em relembrar apenas os feitos das grandes elites , reis ,rainhas , prĆ­ncipes entre muitas outras classes e patamares , esse samba enredo da escola campeĆ£o do carnaval RIO 2019 faz uma critica a histĆ³ria do Brasil , a vitĆ³ria dos ricos importantes , assim esquecendo de quem fez maior parte da historia do Brasil os negros escravos , Ć­ndios principais povos brasileiros e ¨descobridores¨ do Brasil , jĆ” que os portugueses foram invasores e nĆ£o descobridores.
Como exemplo temos:¨o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador PEDRO II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular – traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o TIRADENTES, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu¨.
Como exemplo de um fato ocorrido , relembraremos a carta da LEI ƁUREA ¨oficialmente Lei Imperial n.Āŗ 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidĆ£o no Brasil¨, ¨lei que supostamente acabou com a escravidĆ£o¨ jĆ” que “CHICO DA MATILDE”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista),assim concluindo que seria questĆ£o de tempo ate a escravidĆ£o acabar no Brasil .
Ate hoje em dia as escolas e livros sĆ³ vangloriam as grandes elites esquecendo de quem fez de verdade algo pelo Brasil, esquecendo a cultura indĆ­gena , os verdadeiros brasileiros.
AnĆ“nimo disse…
Gabriel ConceiĆ§Ć£o
Turma:1 AV

“HISTƓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE´´ foi um tema apresentado pela escola de Samba Mangueira, esse tema fala sobre a histĆ³ria Brasileira. Nele fala sobre o descobrimento do brasil e fala de algumas conquistas que tivemos no decorrer dos anos, acredita-se que somos brasileiros a mais de 12.000 anos. Ao decorrer desse tempo tivemos muitas perdas patrimoniais e culturais. Sem contar que ergueram-se muitas estĆ”tuas, mas nĆ£o viram os Ć­ndios, negros, mulatos ou pobres serem homenageados com estĆ”tuas. Sem contar com as mortes de vĆ”rios Ć­ndios e negros perseguidos pelos bandeirantes entre o sĆ©culo de XVI e XVII. No texto devemos entender que o Brasil foi um paĆ­s bastante perseguido pelos portugueses, mas tambĆ©m foi um paĆ­s que com um tempo foi adquirindo certas conquistas, devemos entender tambĆ©m que a nossa histĆ³ria Ć© de luta e que devemos ter orgulho de nosso paĆ­s.
Professor Borges disse…
Yan, seu texto estĆ” bom, mas vocĆŖ continua sem dizer qual tipo de histĆ³ria o texto sugerido para o comentĆ”rio estĆ” criticando ou o qual estĆ” valorizando. Seria bom rever as aulas sobre os tipos de histĆ³ria - positivista, marxismo ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Gabriel, seu comentĆ”rio estĆ” com bom conteĆŗdo, mas vocĆŖ nĆ£o explica o tipo de histĆ³ria que o texto estĆ” criticando e o qual ele estĆ” valorizando, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
AnĆ“nimo disse…
DOCENTE:Professor Borges
Discente: Jhonata Souza
Turma: 1AM

O texto faz uma critica muito importante e real a historia positivista eu gostei do texto porque ele nos lembra a historia do nosso saudoso Tira Dentes,Deodoro da Fonseca entre outros personagens de nossa historia.
O texto tambƩm aponta as novelas,romances,Heroes e vilƵes (Bandidos e mocinhos) retrata tambƩm um pouco dos conceitos dos jogos exemplo o futebol que aplaudimos o vitorioso sendo que os verdadeiros vitoriosos eram nos mesmos o povo brasileiro.
TambĆ©m retrata um personagem (Homem) que roubou o brasil lĆ” em meados de 1500 entĆ£o nos temos lutas pelos nossos direitos cientes que nosso passado e tambĆ©m nosso presente Ć© de luta para que nĆ³s possamos ter orgulho do nosso pais do nosso amado brasil.
Para terminar tambĆ©m digo que o texto conta uma outra historia a versĆ£o sobre nosso pais.
NĆ£o a historia que ouvimos desdo primĆ”rio que vemos em filmes,livros,novelas, jornais e em outros meios de comunicaĆ§Ć£o sempre ouvimos dizer que o brasil foi descoberto nĆ£o conquistado mais sera que a historia Ć© essa mesmo? Essa nova versĆ£o vai nos apontar que nosso pais foi conquistado.Deixaram excluĆ­dos os Ć­ndios que lutaram a favor do brasil e escolheram os ditos Heroes.
fizeram homenagens, estatuas mais os verdadeiros Heroes da historia ficaram ocultos.
Devemos ver nosso pais no maravilhoso quadro de Antonio francisco lisboa como vemos a pintura Monalisa.
O samba enredo da mangueira fala sobre os verdeiros Heroes do brasil dando seu valor merecido,seu lugar de honra na nossa historia entĆ£o isso foi o resumo do que eu intendi sobre o texto.

Danielson Barbosa
1ĀŖ AM
A escola de samba da mangueira conta atravĆ©s do samba enredo “HistĆ³ria pra Ninar Gente Grande” a histĆ³ria do Brasil pela Ć³tica dos herĆ³is populares, aqueles que foram “ausentados” nas narrativas histĆ³ricas.
Essa Ć© a HistĆ³ria a qual foi contada ao longo desses anos para que nosso povo aceitasse que nosso pais foi concebido a partir da chegada dos portugueses.
Porem jĆ” existiam a muito mais anos fomos evadidos nossas culturas riquezas e a nossa liberdade e foi ai que comeƧou a narrativa histĆ³rica.
Fomos obrigados a viver culturas diferentes gostos culinƔrias... escravizados, obrigados a fazer trabalhos braƧal no intuito de exportar todas nossas riquezas tornando um pais sem liberdade.
Foram muitas lutas ao longo dos anos herĆ³is que lutaram pelo nosso povo foram despercebidos.
Depois de muitas lutas e algumas conquistas a princesa Isabel assinou a lei Ɓurea sancionada em 13 de maio de 1888.






Arytana Mendes 1AM
Pelo que eu eu entedi o texto esta se referindo a historia do Brasil de forma diferente a que estamos acustumados a ver nos livros e novelas e tambem o texto faz um critica da historia positivista por so falar e priorizar os feitos da elite da classe alta que so falar dos herois como Dom Pedro e a Princesa Isabel . Mais tambem o texto se aproxima da nova historia valorizando a historia do brasil quando falar dais culturas , do cotidiano e da populacao em geral quando falar que " Gente comum" na lita negra .As escolas e os livros tem de incluir o nome de Dandara, Zubi, Luiza, Mahin, Maria Felipe assumissem seu real papel na historia do Brasil se fosse reconhecidos com os versadeiros herois
Unknown disse…
regilaine -1 av
o objtivo desse texto Ć© mostra de forma geral um pouco da nossa histĆ³ria.Ele Ć© uma versĆ£o da histĆ³ria brasileira transformada em um time de futebol, ele fala sobre a descoberta do Brasil , conquistas, lutas, comemoraƧƵes, reis, roubos, economia, cultura, polĆ­tica, festas, educaĆ§Ć£o, entre outros.
Fala tambĆ©m sobre a chegada de cabral, que representou comquista, e que tambĆ©m foi muito ensinado, mas nĆ£o foi muito valorizada; fala sobre a comemoraĆ§Ć£o de 500 anos do Brasil, fala sobre lendas deixadas por ƍndios, sobre o hĆ©roi da imdependĆŖncia Dom Pedro primeiro, sobre a princesa Isabel que colocou um fim na escravidĆ£o, entĆ£o Ć© uma versĆ£o da histĆ³ria brasileira.
AnĆ“nimo disse…
1°AM
Gabriela dos Santos

O texto aborda um assunto muito interessante pois fala que nosso paĆ­s nĆ£o foi "Descoberto" e sim "Conquistado" pois quando Cabral chegou as terras brasileiras jĆ” existiam habitantes, ou seja, "os Ć­ndios", e que atravĆ©s da versĆ£o histĆ³rica que nĆ³s conhecemos existe muitas verdades nĆ£o ditas.
Na narrativa histĆ³rica "Elitista" quem realmente teve uma participaĆ§Ć£o importante na histĆ³ria do nosso paĆ­s como os lĆ­deres populares negros: ZUMBI, DANDARA, LUIZA MAHIN e MARIA FELIPA nĆ£o tiveram uma participaĆ§Ć£o definitiva na aboliĆ§Ć£o final da escravidĆ£o, quem ficou conhecida como heroina foi a "Princesa Isabel".
Mesmo depois de ter conquistado todos direitos com muita luta, as pessoas ainda ligam isso a elite daquela Ć©poca.
Eu acredito que o texto estĆ” valorizando uma ideia da nova histĆ³ria pois tenta nos mostrar a verdadeira histĆ³ria do nosso paĆ­s.
Jaiane Nobre disse…
Jaiane Nobre
1AM

Nunca tive conhecimento das informaƧƵes que li no texto que me foi apresentado. Diante disto aprendi que existem mais de uma HistĆ³ria do Brasil. Pelo menos duas: a contada pelos dominadores, portugueses e a vivida pelos dominados, indĆ­genas, povos que viviam no territĆ³rio que tomou o nome de Brasil, e os africanos que para esta terra vieram trazidos a forƧa pelos que os arrancaram de sua terra de origem.
Os dominadores apresentam uma HistĆ³ria ao modo deles, de acordo com os seus interesses, daqueles que perseguem, roubam , destroem e matam. Os dominados quando nĆ£o refletem sobre a realidade, aceitam o que lhes Ć© dito.
Aline gomes disse…
Aline gomes ferreira turma:1AM

Esse tipo de histĆ³ria acredito que seja POSITIVISTA OU TRADICIONAL pois relata fatos dos chamados "herĆ³is" mais que na verdade nĆ£o "sĆ£o".
Comparando com a canĆ§Ć£o de ninar gente grande discutindo todos os aspectos da histĆ³ria e os herĆ³is sendo eles:Zumbi,Dandara,Luiza Mahin,Maria Felipa,que lutaram na conquista do Brasil entretanto nĆ£o tem tido areal valorizaĆ§Ć£o entre os brasileiros pois,eles sĆ³ querem saber de ficƧƵes e nĆ£o,se entrega a realidade por isso a histĆ³ria do Brasil foi totalmente moldada.
O texto estĆ” valorizando a NOVA HISTƓRIA pois,passa a existir uma valorizaĆ§Ć£o das aƧƵes e categorias populares.Ou seja prioriza o estudo do nosso cotidiano.
AnĆ“nimo disse…
RURIANE GUEDES
Turma:1AV

Vou falar primeiro um pouco sobre o termo "descobrimento" que me chamou atenĆ§Ć£o.
Bom,o termo " descobrimento" surgiu entre o sĆ©culo 15 e 16, Ć© um termo inadequado para fazer referencia a chegada de Cabral ao brasil em 1500, pois durante muitos anos, bem antes de Cabral chegar no brasil havia pessoas habitando nas terras brasileiras. EntĆ£o o termo a ser usado nĆ£o seria o "descobrimento" do brasil mais sim a "conquista". No comeƧo do texto hĆ” uma parte interresante desse texto que o brasil foi transformado em uma especie de partida de futebol na qual preferimos "tocer" para quem "ganhou" e esquecemos que os vencedores fomos nĆ³s.
Railana disse…
Railana Santos Pereira
Turma 1AM

Com base no texto ele fala sobre a descoberta do Brasil. Ć© um texto positivista. Uma histĆ³ria baseada em pessoas importantes como mocinhos e bandidos, mocinhos aqueles que levaram os crĆ©ditos e apareceram como nossos salvadores, e os Ć­ndios que lutaram por sua terra foram deixados de lado e taxados como os bandidos da histĆ³ria. O texto visa tambĆ©m o ponto que o Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado, ele procura nos mostrar um novo ponto de vista, uma versĆ£o um pouco destorcida do que jĆ” vimos atĆ© hoje.
Railana disse…
Railana Santos Pereira
Turma 1AM

Com base no texto ele fala sobre a descoberta do Brasil. Ć© um texto positivista. Uma histĆ³ria baseada em pessoas importantes como mocinhos e bandidos, mocinhos aqueles que levaram os crĆ©ditos e apareceram como nossos salvadores, e os Ć­ndios que lutavam por sua terra foram deixados de lado e taxados como os bandidos da histĆ³ria. O texto visa tambĆ©m o ponto que o Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado, ele procura nos mostrar um novo ponto de vista, uma versĆ£o um pouco destorcida do que Ć” vimos hoje.
AnĆ“nimo disse…
SUELLEN SANTOS
TURMA:1AV

O texto sĆ³ de vĆŖ, percebe-se que ele Ć© muito interessante e importante pois estĆ” tratando sobre a histĆ³ria do Brasil, como foi o descobrimento dele, que foi transformado atravĆ©s de uma partida de futebol onde nois preferĆ­amos torcer pra quem ganhou e esquecemos que na torcida da vitĆ³ria os prĆ³prios vencedores fomos nĆ³s!
O texto estĆ” contando a histĆ³ria do Brasil, e mostrando que foi esse o tema que foi feito pela Escola de Samba Da Mangueira, que fala sobre a histĆ³ria brasileira..
Que ao passar do tempo nois brasileiros tivemos muitas e muitas conquistas durante todo esse tempo que foi 12.000 anos.
Foi anos de muitas lutas e tambĆ©m de muita vitĆ³ria, vĆ”rias mortes ocorridas de muitos Ć­ndios e negros que simplesmente foram perseguidos atĆ© a morte, esses assassinos e saqueadores sĆ£o chamados de Bandeirantes que invadiram, ou seja expandiram as fronteiras de todo territĆ³rio nacional.
Trata-se tambĆ©m que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado ou saqueado, relatando que as consquistas foram frutos da concessĆ£o de uma "princesa" e nĆ£o do resultado de muitas lutas, conta-se uma histĆ³ria na qual as pĆ”ginas escolhidas o ninam na infĆ¢ncia para que, quando gente grande, vocĆŖ continue em sono profundo.
De uma forma geral, a predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ” associada Ć  consagraĆ§Ć£o de versƵes elitizadas, no geral, escrita pelos detentores do prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e educacional. Cabral o “ladrĆ£o”, que roubou o Brasil lĆ” pelo ano de mil e quinhentos, ou PEDRO I, que atravĆ©s de um acordo “mudou duas ou trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma”, e tambĆ©m tem o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas, nem Ć© novidade que a natureza dos “golpes” ainda estejam mal contadas no Brasil.
Bem mais “exemplar” a princesa conceder a liberdade do que incluir nos livros escolares o nome de uma “realeza” na qual ZUMBI, DANDARA, LUIZA MAHIN, MARIA FELIPA assumissem seu real papel na histĆ³ria da liberdade no Brasil.
E devemos entender que a nossa histĆ³ria Ć© de muita luta e de muita vitĆ³ria, e teremos muito orgulho do nosso Brasil.
AnĆ“nimo disse…
Docente: Professor Borges
Discente: Yan Nunes
Turma: 1AV
O termo positivismo surgiu do sĆ©culo 19 e consiste em relembrar apenas os feitos das grandes elites , reis ,rainhas , prĆ­ncipes entre muitas outras classes e patamares , esse samba enredo da escola campeĆ£o do carnaval RIO 2019 faz uma critica muito importante a historia positivista do Brasil , a vitĆ³ria dos ricos importantes , assim esquecendo de quem fez maior parte da historia do Brasil os negros escravos , Ć­ndios principais povos brasileiros e ¨descobridores¨ do Brasil , jĆ” que os portugueses foram invasores e nĆ£o descobridores.
Como exemplo temos:¨o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador PEDRO II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular – traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o TIRADENTES, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu¨.
Como exemplo de um fato ocorrido , relembraremos a carta da LEI ƁUREA ¨oficialmente Lei Imperial n.Āŗ 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidĆ£o no Brasil¨, ¨lei que supostamente acabou com a escravidĆ£o¨ jĆ” que “CHICO DA MATILDE”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista),assim concluindo que seria questĆ£o de tempo ate a escravidĆ£o acabar no Brasil .
O samba enredo cita algo muito importante sobre a nova historia, a importĆ¢ncia de pessoas comuns na historia do Brasil ,pessoas sem tĆ­tulos sem dinheiro pessoas comuns como eu e a maioria do povo brasileiro.
¨Salve os caboclos de julho
Quem foi de aƧo nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malĆŖs¨.

Ate hoje em dia as escolas e livros sĆ³ vangloriam as grandes elites esquecendo de quem fez de verdade algo pelo Brasil, esquecendo a cultura indĆ­gena , os verdadeiros brasileiros.

Ronald disse…
RONALD DOS SANTOS RODRIGUES ALVES
1AM
A historia positivista relata os fatos dos chamados "herĆ³is", evidenciando os feitos de reis, rainhas e generais.As aƧƵes do povo nĆ£o sĆ£o estudadas, prioriza os feitos da elite e oficiais,valorizando apenas o memorizador dos fatos.
O enredo da Mangueira veio para mostra justamente o lado nĆ£o visto, aquele ofuscado pela ganĆ¢ncia dos poderosos mostrando que sim os menos valorizados existem e sĆ£o por causa deles que os grandes chegaram onde chegaram.
Joseane Soares 1AM O texto "HISTƓRIA NINAR GENTE GRANTE" relata uma crĆ­tica positivista um olhar possĆ­vel para a histĆ³ria do Brasil, fala que o Brasil foi "Conquistado" e nĆ£o "Descoberto", ao selecionar herĆ³is "Dignos" de serem eternizados em forma de estĆ”tuas, nos livros seus nomes prevalecem, mas os verdadeiros foram esquecidos. O CearĆ” aboliu a escravidĆ£o quatro anos antes da assinatura da "Lei Ɓurea" a princesa Isabel concede a liberdade de: Zumbi, Dandara, Luiza Mahin, Maria Felipa para assumir seu real papel na histĆ³ria da Liberdade no Brasil. O texto relembra os tempos passados serviu para lembrar mais um pouco sobre os herĆ³is.
AnĆ“nimo disse…
Aluno : Willian Dos santos Teixeira
Turma :1AV

O Brasil para mim nĆ£o foi descoberto e sim conquistado quando Cabral chegou a terra brasileira jĆ” existiam habitantes como os Ć­ndios acredita-se que somos brasileiros a mais de 12.000 mil anos Crendo o Ć­ndio ,derrotado em suas guerras, Ć© o sinĆ“nimo de um paĆ­s atrasado , bandeirantes assassinos e saqueadores eram os bravos desbravadores que expandiram as fronteiras do territĆ³rio nacional.
Esse samba enredo faz uma critica a historia positivista do Brasil que apenas cita a grande elite de reis , rainha, prĆ­ncipes e outros . Ao mesmo tempo que fala para nois acreditarmos na nova historia que cita as Maria , Mhins , Marielles, malĆŖs, pessoas comuns que realmente fizeram algo pelo Brasil. Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta , teremos orgulho do Brasil !!!.
Gislaine Santos 1AM Com base no que eu entendi, o texto fala da "IndependĆŖncia do Brasil". Sendo assim ao ser assinado que o Brasil foi "Descoberto" e nĆ£o "Conquistado", o senso coletivo da "NaĆ§Ć£o" jamais foi capaz de se interessar ou dar o devido valor Ć  cultura indĆ­gena. Sabendo quĆŖ o CearĆ” aboliu a escravidĆ£o quatro anos antes da assinatura da suposta "Lei Ɓurea". O texto faz uma crĆ­tica de uma histĆ³ria "Positivista".
AnĆ“nimo disse…
Aluna: RaĆ­ssa Sena - 1ĀŗAM
Com base no que li, fala um pouco sobre a historia do Brasil, conta outra versĆ£o sobre esse fato histĆ³rico. Relata que nĆ£o Ć© bem como estamos acostumados a ver em novelas e coisas do tipo. O Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado. Com tudo deixaram de lado os Ć­ndios que lutaram a favor do Brasil e escolheram quem seriam os herĆ³is, fizeram estĆ”tuas, nos livros seus nomes prevalecem, mas os verdadeiros deixaram de lado. Devemos ter orgulho do Brasil, devemos ver beleza no quadro de AntĆ“nio Francisco Lisboa assim como vemos no quadro de Monalisa. A letra do samba enredo da mangueira fala sobre o valor dos verdadeiros herĆ³is do Brasil. Dando valor aos guerreiros do dia 02 de julho. O texto faz critica a historia positivista.
VitĆ³ria da Paz 1BM Pelo que eu entedi esse texto estĆ” se falando da histĆ³ria do Brasil que estamos acustumados a ver , que Ć© a histĆ³ria positivista por si estĆ” falando dos herĆ³is como por exemplo a princesa Isabel que levou a "gloria" de colocar o fim da escravidao das AmĆ©ricas . Mais como o texto nĆ£o sĆ³ crĆ­tica a histĆ³ria positivista ele tambĆ©m valorizar a nova historia por estĆ” falando bravura de Maria Felipa , Luiza Mahin que nĆ£o Ć© sĆ³ as grandes elites que podem ser estudadas em sala de aula nĆ£o, e sim quem lutou e fez algo pelo Brasil de verdade como a populaĆ§Ć£o
AnĆ“nimo disse…
Giovanna Nascimento
Turma: 1AV

Esse texto fala sobre a historias do Brasil ,uma historia com paginas ausentes em que preferem contar que as conquistas com muitas lutas dos nossos antepassados foram simplesmente concedida por um princesa. (Isabel).

Preferem dizer que o Brasil foi descoberto quando na verdade foi saqueado e colonizado e que os povos que primeiro ocuparam o nosso pais antes mesmo ele ser considerados pais nĆ£o eram¨ civilizados¨.
Unknown disse…
meu nome e carlos henrique do 1cm o texto fala dos herois ou seja das pessoas que se destacaram na historia do brasil como zumbi, dandara etc .mas ele nĆ£o esta falando do jeito que vemos no dia a dia .ele faz uma critica a historia positivista e de fato o texto se relaciona a uma nova historia
Professor Borges disse…
Jhonata, precisa rever esse primeiro parĆ”grafo quando fala do saudoso Tiradentes, na verdade o texto faz uma crĆ­tica a esse herĆ³is, e enfatiza a existĆŖncia de outros atĆ© entĆ£o desconhecidos, nos mostra algo prĆ³ximo da nova histĆ³ria. TambĆ©m, precisa dizer como anova histĆ³ria aparece no texto.
Professor Borges disse…
Daniela, seu comentĆ”rio estĆ” bem direcionados, mas nĆ£o enfatizou a presenƧa dos tipos de histĆ³ria - positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Arytana bom texto, conseguiu perceber a ideia dos tipos de histĆ³ria, mas poderia falar melhor da nova histĆ³ria existente no texto escolhido para o comentĆ”rio, bom tambĆ©m rever a digitaĆ§Ć£o.
Professor Borges disse…
Regilaine, precisa rever seu comentĆ”rio, pois vocĆŖ nĆ£o faz referĆŖncia aos tipos de histĆ³ria - positivista, marxista ou nova histĆ³ria
Professor Borges disse…
Gabriela seu comentĆ”rio estĆ” em uma boa direĆ§Ć£o, mas precisa enfatizar a crĆ­tica a histĆ³ria positivista e ampliar a ideia de valorizaĆ§Ć£o da nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Jaiane, seu comentĆ”rio estĆ” bem articulado, mas precisa enfatizar qual tipo de histĆ³ria o texto estĆ” criticando e qual estĆ” valorizando, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Ruriane, precisa rever seu comentĆ”rio, pois ele nĆ£o faz um resumo das principais ideias do texto, nem enfatiza os tipos de histĆ³ria nele existentes -positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Railana, precisa enfatiza no seu comentĆ”rio a valorizaĆ§Ć£o da nova histĆ³ria, dando exemplos do texto.
Professor Borges disse…
Suellen, precisa rever alguns trechos do seu comentĆ”rio, pois eles estĆ£o contraditĆ³rios. Por exemplo: "Trata-se tambĆ©m que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado ou saqueado, relatando que as conquistas foram frutos da concessĆ£o de uma "princesa" e nĆ£o do resultado de muitas lutas". Precisa dizer qual tipo de histĆ³ria o texto estĆ” criticando e qual ele estĆ” valorizando - positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Yan seu comentĆ”rio evoluiu, mas precisa enfatizar melhor a presenƧa da nova histĆ³ria no texto, citando mais exemplos, tambĆ©m sugiro retirar essa definiĆ§Ć£o de positivismo no inĆ­cio, ainda deve tomar cuidado com a digitaĆ§Ć£o.
Professor Borges disse…
Joseane, seu comentĆ”rio estĆ” em bom caminho de elaboraĆ§Ć£o, mas precisa dizer como a nova histĆ³ria aparece no texto.
Professor Borges disse…
William, seu comentĆ”rio estĆ” articulado, mas seria bom ampliar os exemplos presentes no texto, tanto para histĆ³ria positivista, como para a nova histĆ³ria, tambĆ©m tomar cuidado com a digitaĆ§Ć£o.
Professor Borges disse…
Gislaine, precisa rever seu comentĆ”rio, demonstrando qual tipo de histĆ³ria o texto critica e qual valoriza, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Raissa, precisa enfatizar no seu comentĆ”rio os motivos pelos quais o texto critica a histĆ³ria positivista e valoriza a nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
VitĆ³ria, bom texto, conseguiu absorver as ideias dos tipos de histĆ³ria, porĆ©m poderia colocar mais exemplos para a ideia de histĆ³ria positivista e nova histĆ³ria presentes no texto.
Professor Borges disse…
Giovana, precisa rever seu comentĆ”rio, demonstrando qual tipo de histĆ³ria o texto critica e qual valoriza, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Carlos Henrique, precisa rever seu comentĆ”rio, demonstrando qual tipo de histĆ³ria o texto critica e qual valoriza, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria. tambĆ©m, tomar cuidado com a digitaĆ§Ć£o.
AnĆ“nimo disse…
Pessoal, fundamental colocar os tipos de histĆ³ria no comentĆ”rio, ou seja, positivista, marxista e nova histĆ³ria. Att. Professor Borges.
AnĆ“nimo disse…
Docente: Professor Borges
Discente: Yan Nunes
Turma: 1AV

Esse samba enredo da escola campeĆ£o do carnaval RIO 2019 faz uma critica muito importante a historia positivista do Brasil , a vitĆ³ria dos ricos importantes , assim esquecendo de quem fez maior parte da historia do Brasil os negros escravos , Ć­ndios principais povos brasileiros e ¨descobridores¨ do Brasil , jĆ” que os portugueses foram invasores e nĆ£o descobridores.

Como exemplo temos:¨o Marechal, o Deodoro da Fonseca , homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador Predo II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular – traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o Tiradentes, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu¨.

Como exemplo de um fato ocorrido , relembraremos a carta da lei Aurea¨ oficialmente Lei Imperial n.Āŗ 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidĆ£o no Brasil¨, ¨lei que supostamente acabou com a escravidĆ£o¨ jĆ” que “Chico da Matilde ”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista),assim concluindo que seria questĆ£o de tempo ate a escravidĆ£o acabar no Brasil .

O samba enredo cita algo muito importante sobre a nova historia, a importĆ¢ncia de pessoas comuns na historia do Brasil ,pessoas sem tĆ­tulos sem dinheiro pessoas comuns como eu e a maioria do povo brasileiro.

¨Salve os caboclos de julho
Quem foi de aƧo nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malĆŖs¨.
Em um breve texto faz-se um apelo , em que os brasileiros valorizem mais a sua cultura .

Ate hoje em dia as escolas e livros sĆ³ vangloriam as grandes elites esquecendo de quem fez de verdade algo pelo Brasil, esquecendo a cultura indĆ­gena , os verdadeiros brasileiros.
AnĆ“nimo disse…
Emanuel
Turma:1AV

O texto Sinopse do enredo do desfile da Mangueira - Escola campeĆ£ do carnaval do Rio de Janeiro – 2019 cita dois tipos de historias presentes no Brasil , criticando o positivismo que apenas relembra a grande elite os grades reis e rainhas , como Dom Pedro 2 e a princesa Isabel .e cita de forma positiva a nova historia , fonte em que fala sobre o povo ,fala sobre Marias , Mahins , Marielles e Males , pessoas comuns , mas que tiveram parte na historia do Brasil .

Como exemplo de nova historia citada no texto temos “CHICO DA MATILDE”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista)¨.

Cita tambĆ©m a cultura indĆ­gena do Brasil , os verdadeiros descobridores do Brasil , cita tambĆ©m brincadeiras tĆ­picas indĆ­genas que estĆ£o sendo esquecidas pela juventude.
AnĆ“nimo disse…
CEPES - KaĆ­ke Souza, 1ĀŗBV
O texto relata uma versĆ£o do Brasil qual poucos conhecem, deixa bem claro quem foram os verdadeiros herĆ³is que lutaram pela prĆ³pria terra. A historia que conhecemos do Brasil na verdade apesar de ser antiga, mostra que o "preconceito" vem de berƧo, pois nos mostra que os que lutaram por um futuro, nĆ£o tiveram nenhum conhecimento. Uma grande parte da nossa historia foi ignorada pelos que levaram a fama, tiveram "reconhecimento" e atĆ© hoje sĆ£o lembrados como herĆ³is e bem feitores.
A letra da mĆŗsica Samba enredo da mangabeira-, diz, " A historia que a historia nĆ£o conta, o avesso do mesmo lugar" induz que Ć© mostrado apenas uma face de todo ocorrido, deixando por debaixo do pano toda luta e sofrimento para ser conquistado o minimo de reconhecimento.
Apesar de toda injustiƧa nĆ³s brasileiros devemos ter orgulho do nosso paĆ­s e nos reconhecermos herĆ³is de verdade.
Professor Borges disse…
Kaike, precisa enfatizar no seu comentĆ”rio o tipo de histĆ³ria que o texto critica e o tipo que valoriza, ou seja, positivista, marxista ou nova histĆ³ria.
Professor Borges disse…
Bom texto Emanuel, poderia citar mais exemplos da histĆ³ria positivista.
Professor Borges disse…
Yan, ainda acho que vocĆŖ nĆ£o trabalha bem a nova histĆ³ria, poderia ser mais direto no comentĆ”rio. Tipo: O texto em destaque faz uma crĆ­tica a ......, na medida em que.....Por outro lado, o texto se aproxima da histĆ³ria....., pois...
Sendo assim, o texto trƔs uma.........
AnĆ“nimo disse…
RURIANE GUEDES
TURMA: 1AV
O samba enredo"histĆ³ria para ninar gente grande",apresenta uma versĆ£o que relembra acontecimentos histĆ³ricos como " conquista", a independencia e aboliĆ§Ć£o da escravidĆ£o ,diferentes das versƵes contadas. Essa historia positivista tenta nos esconder a verdade e fazer com que os explorados fiquem a favor de seus explorados, achando que todos os direitos que temos foram por eles dados por livre e espontanea vontade.
AnĆ“nimo disse…
Yasmim Silva _ 1°BV

O texto trata-se de uma narrativa positivista baseada nas "pĆ”ginas ausentes", ou seja a versĆ£o da histĆ³ria que nĆ£o Ć© contada,onde se faz uma crĆ­tica a chegada de Cabral as terras brasileiras, onde os verdadeiros herĆ³is nĆ£o sĆ£o realmente reconhecidos , onde pessoas que na verdade invadiram e saquearam as nossas terras sĆ£o vistas como salvadores da pĆ”tria ,o enredo da escola de Samba da Mangueira enfatiza este lado da histĆ³ria que nĆ£o Ć© contado como deveria .
leoncio da silva disse…
leoncio da silva 1bv eu entedi que esse texto estĆ” se falando da histĆ³ria do Brasil que estamos acustumados a ver , por si estĆ” falando dos herĆ³is como por exemplo a princesa Isabel que levou a "gloria" de colocar o fim da escravidao das AmĆ©ricas . Mais como o texto nĆ£o sĆ³ crĆ­tica a histĆ³ria positivista ele tambĆ©m valorizar a nova historia por estĆ” falando bravura de Maria Felipa , Luiza Mahin podem ser estudadas em sala de aula nĆ£o, e sim quem lutou e fez algo pelo Brasil
Unknown disse…
Cauan vitoria 1°C

.o texo traz um novo olhar para a histĆ³ria
Que, traz um estudo que normalmente nĆ£o e estudado em sala de aula,criticando a histĆ³ria positivista que atĆ© hoje foi colocada como "verdade" como mostra uma parte do enredo "a histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta" e valorizando a nova histĆ³ria com "herois", Ć© mostrando a verdade sobre a histĆ³ria dos Ć­ndios que lutaram pela sua terra, mesmo derramando sangue.
AnĆ“nimo disse…
Leila Iasmin
Turno:Vespertino
Turma:1CV


Professor Borges, o texto que o senhor nos propĆ“s a ler me chamou a atenĆ§Ć£o!Onde o texto deixa claro "O outro lado da verdadeira histĆ³ria do Brasil". O texto deixa bem claro os verdadeiros protagonista da historia do Brasil, do inicio ao fim. O texto nos lembra algo que poucos percebem, que antes do "Brasil ser descoberto" jĆ” havia moradores, que por sua vez eram indios, onde lutaram por suas terras,onde CABRAL o maioral tomou tudo aquilo que nĆ£o era seu. Que tambĆ©m PEDRO PRIMEIRO, PEDRO SEGUNDO, que ficaram tĆ£o marcados na historia do Brasil, nĆ£o marcou tanto assim, foram tantas falcatruas, robarias,que para disfarƧa fizeram duas ou trĆŖs mudanƧas em seu reinado, que em livros onde estudamos deixam claro isso, mas nĆ£o a parte em que eles roubaram e se esconderam por trĆ”s da fama. Estamos tĆ£o acostumados a nos acomoda com aquilo que nos conta, que nos falam, mas nĆ£o procuramos aprofundar no assunto, investigar, estudar. A parte em que me chama mais a atenĆ§Ć£o Ć© a que relata tambĆ©m, os esforƧo dos negros por suas liberdades, que em livros nem foi tĆ£o marcadas assim, que na verdade quem levou o titulo de HEROƍNA foi a princesa ISABEL. CadĆŖ? que contam oque ZUMBI DOS PALMARES, DANDARA, MARIA FELIPA, LUIZA MAHIN,passaram para que ontem, hoje! Todos tivessem sua carta de alforria, eles nĆ£o tiveram estĆ”tuas,retratos pintado por um artista plastico famoso, eles nĆ£o tem titulos registrado por todos de herĆ³i e heroĆ­nas ... Todos eles tiveram em nosso conhecimento breve lembranƧas em registro.
Estamos tĆ£o acostumados a achar tudo pronto, sem nenhum esforƧo, sem preocupaĆ§Ć£o de deixar nossa historia, se nem lutar, aprofundar nas nossas verdadeiras raizes , que tapamos nossos olhos para nĆ£o enxerga a verdadeira Historia.
A escola de samba da mangueira nos trouxe algo marcante, tocante, dando espaƧo aos verdadeiros protagonista da historia do Brasil, nĆ£o desvalorizando ninguĆ©m que fez parte dessa historia, mas dando os verdadeiros titulos de cada um.
EntĆ£o por que nĆ£o um titulo grandioso de ganhadores da melhor escola de samba do carnaval de 2019
AnĆ“nimo disse…
TainĆ” Santana Ribeiro. 1CM
No meu ponto de vista, eu achei o texto muito importante porque trata da trajetĆ³ria do Brasil.
O que mais mim chamou a atenĆ§Ć£o foi saber que a histĆ³ria do Brasil foi transformada em uma espĆ©cie de partida de futebol, no qual preferimos torcer para quem ganhou e esquecemos, porĆ©m, que na torcida pelos vitoriosos somos nĆ³s.
TambĆ©m pude entender no texto que, Cabral foi o ladrĆ£o que roubou o Brasil lĆ” pelas bandas de 1500, a histĆ³ria do brasil tambĆ©m mostra que Tiradentes na tentativa de produzir "um personagem pra chamar de seu".
se a repĆŗblica foi um "golpe" concluiu-se que, "golpe" no Brasil nĆ£o Ć© novidade, e nem Ć© novidade que a natureza dos "golpe" ainda estejam mal contadas. Isabel foi quem colocou o fim da escravidĆ£o das AmĆ©ricas. E o mais interessante disso tudo Ć© que Zumbi, Dandara, Luiza Mahin, Maria Felipa marcaram seu real papel na histĆ³ria do Brasil...
Isso que eu pude compreender.
AnĆ“nimo disse…
NOME: NATƁLIA VIEIRA
PROF: LUIS CARLOS BORGES
TURMA: 1AM

ESSE TEXTO Ɖ UMA CRITICA DA HISTƓRIA POSITIVA TRADICIONAL,EM QUE O NARRADOR ABORDA O SEGUINTE TEMA'HISTORIA PRA NINAR GENTE GRANDE' Ɖ O PROPOSITO DE REESCREVER A HISTORIA DO BRASIL. A MANGUEIRA DESCONSTRUIU FIGURAS DE BRANCOS EROPEUS QUE SƃO TRATADOS COMO HEROIS EM NOSSA SOCIEDADE,UM GRANDE EXEMPLO Ɖ O MONUMENTO OS BANDEIRA QUE FICA EM FRENTE AO IBIRAPOERA SP,A QUELES CARAS LƁ FORAM ASACINOS E HOJE ELES SƃO LEMBRADOS EM ESTATUAS E LIVROS.
EM NOSSOS LIVROS DE HISTORIA OS EROPEUS SƃO BEM HOMENAGEADOS.O BRASIL Ɖ TRATADO COM 'DESCOBRIMENTO' SENDO QUE FOI UMA 'CONQUISTA' ONDE OUVE LUTAS, ACASSINATOS E OUTOS.
UMA ALA DIZ QUE A PALAVRA PRESISA PRA A CHEGADA DOS PORTUGUESES EM 1500 ANOS NƃO Ɖ A ERA DO DESCOBRIMENTO E SIM UMA INVASƃO PORQUE QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM OS ƍNDIOS JƁ ESTAVAM AQUI E FIZERAM DE NƓS UMA COLONIA.
O ENREDO DA MANGUEIRA VEIO CHEIO DE REFERENCIAS,COMO A MARIELLE FRANCO EX-VEREADORA NEGRA,DANDARA COMPANHEIRA DE ZUMBI E ENTRE OUTAS, QUE ESSA REALMENTE DEVERIAM SER ETERNIZADAS.
Unknown disse…
Tadeu 1cm
O texto Sinopse do enredo do desfile da Mangueira - Escola campeĆ£ do carnaval do Rio de Janeiro – 2019 cita dois tipos de historias presentes no Brasil , criticando o positivismo que apenas relembra a grande elite os grades reis e rainhas , como Dom Pedro 2 e a princesa Isabel .e cita de forma positiva a nova historia , fonte em que fala sobre o povo ,fala sobre Marias , Mahins , Marielles e Males , pessoas comuns , mas que tiveram parte na historia do Brasil .

Esse samba enredo da escola campeĆ£o do carnaval RIO 2019 faz uma critica muito importante a historia positivista do Brasil , a vitĆ³ria dos ricos importantes , assim esquecendo de quem fez maior parte da historia do Brasil os negros escravos , Ć­ndios principais povos brasileiros e ¨descobridores¨ do Brasil , jĆ” que os portugueses foram invasores e nĆ£o descobridores.
Trata-se da nova historia onde eles retraram outro lado da historia que conhecemos.
AnĆ“nimo disse…
Alice. 1DM

RIO 2019. "HistĆ³ria Pra Ninar Gente Grande", tema apresentado pela escola de Samba Mangueira, tema escolhido para falar sobre o descobrimento do Brasil. Nele Ć© citado o descobrimento do Brasil e algumas conquistas que tivemos no decorrer dos anos. O Samba Enredo da escola de Samba campeĆ£ do carnaval , faz uma critica a escolas e do Brasil, vitĆ³rias dos ricos e importantes lideres, esquecimentos de quem fez a maior parte da histĆ³ria do paĆ­s, negros, escravos, Ć­ndios e os principais povos brasileiros, tendo tambĆ©m a invasĆ£o e nĆ£o uma "descoberta".
O texto cita que comemoramos 500 anos no Brasil, sem levar em conta os mais de 11.000 anos de ocupaĆ§Ć£o amazonica, os mais 8.000 anos da ceramica mais antiga do continente, ou ainda sem olhar a civilizaĆ§Ć£o Marajoara datada no inicio da era CristĆ£.
A LEi ƁUREA, lei Imperial NĆŗmero 3,353, sancionada em 13 de Maio de 1888, foi um diploma que extinguiu a escravidĆ£o do Brasil, lei que supostamente acabou com a escravidĆ£o. Chico da Matilde , mulato pobre do CearĆ”, que foi lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino levando-o Ć” aboliĆ§Ć£o da escravatura cm 4 anos antes da princesa Isabel ganhar "fama" abolicionista. Com isso podemos dizer que seria uma questĆ£o de tempo para a escravidĆ£o acabar no paĆ­s.
Mostrando que os verdadeiros herĆ³is do Brasil foram a maior parte os esquecidos, como por exemplo: Zumbi, Dandara, Luiza Mahin e Maria Felipa.
O texto faz em si uma critica sobre os atos heroicos, golpes ocorridos na Ć©poca e como os dias atuais se relacionam com a histĆ³ria do Brasil em escolas, filmes, livros e tudo que tem acessos as questƵes relacionadas ao paĆ­s.
Larissa andrade disse…
CEPES
Aluna:larissa de Andrade de costa
Turma:1 Bv
A histĆ³ria fala sobre o Brasil Ć© transformada em uma partida de futebol descobertas nĆ£o denominado em herĆ³ico feitos da realidade, cabral chegou ao Brasil com uma notivaĆ§Ć£o de conquistar. Cabral o ladrĆ£o, que rolou o Brasil. HerĆ³is Ć© um sĆ­mbolo poderoso que os lĆ­deres populares negros em definitiva para aboliĆ§Ć£o a histĆ³ria da liberdade no Brasil.
A mangueira Ć© a escola que homenageia herĆ³is populares que foram importantes a relembra Ć­ndios, negros e pobres da resistĆŖncia do Brasil ato importante.
Larissa Andrade Costa disse…
ColƩgio: Cepes
Turma: 1°BV

A historia do brasil e transformando em uma partida de fultebol;descoberto nao denominado em, heroico feitos da realidade cabral chegou ao brasil de uma motivaƧao de comquista.
cabral o ladrao,robou o brasil.herois e um simbolo poderoso que os lideres populares negros em definitiva para aboliƧao da historia de liberdade no brasil.
A mangueira e a escola que homenageia herois populares que foram importantes a relembra indios,negros e pobres que foram atos importantes.

Unknown disse…
De:Luciana Lopes
1FM
H
Sim, Pelo O Que Entendi Do Testo Ɖ:NĆ£o A Termos Dos Descobrimento E Nem De Conquista, Aparentemente Bem Contada Sobre AboliĆ§Ć£o.
Essa HistĆ³ria Tentar Nos Esconde Algumas Verdade, A CrĆ­tica Ɖ Justamente Sobre O Fato, Da Chegada De Cabral Nas Terras Brasileiras..
Unknown disse…
Nome:Elane
Turma:2am
No meu ponto de vista o texto relata sobre a conquista dos portugueses que exploraram o Brasil e tambĆ©m os Ć­ndios e os escravo que nem se quer tiveram homenagem em quanto o homem branco foi privilegiado e homenagem. Levando em conta apenas pouco mais de 500anos, a narrativa tradicional escolheu seu herĆ³is, selecionou os feito bravios, ergueu monumento, batizou ruas e avenidas assim entre, "o quem ganhou e quem perdeu ficamos com quem ganhou ",Ć­ndios, negros mulatos e pobres nĆ£o viraram estĆ”tuas. Seu nome nĆ£o estĆ£o nas prova escolares.
Unknown disse…
Maiana 2am
A chegada de Cabral nas terras brasileiras na verdade nĆ£o foi o descobrimento pois os Ć­ndios foram os primeiros habitantes de lĆ”. O senso coletivo da naĆ§Ć£o foi ensinado que a terra foi descoberta por Cabral e nĆ£o conquistada, contudo a naĆ§Ć£o jamais foi capaz de se interessar ou dĆ” o devido valor a cultura indĆ­gena pois a naĆ§Ć£o achava que as tribos indĆ­genas tinham gosto duvidoso e comportamentos inadequados que eram vistos como vergonhosos e com isso eles nĆ£o ligavam para os Ć­ndios.
Cepes
Lorrane TenĆ³rio
Turma:1Bv

HistĆ³ria para ninar gente grande Ć© uma suposta histĆ³ria do nosso paĆ­s( Brasil). Para algumaspessoas nosso paĆ­s sempre tem que ter o "Mocinho" e o "vilĆ£o", os mocinhos ou herĆ³is sĆ£o eternizados em forma de estĆ”tuas. As versƵes histĆ³ricas mais bem sucedidas estam ligadas Ć  um processo de versƵes etilizadas,escritas pela pessoa que detĆ©m o prestĆ­gio econĆ“mico,polĆ­tico, militar e educacional,e a consequĆŖncia natural, Ć© a versĆ£o indicada por anĆ”lises no imaginĆ”rio nacional a memĆ³ria coletiva dos fatos.
O termo " Descobrimento " ainda Ć© visto quando, Cabral chegou Ć s terras Brasileiras representou uma conquista, e quando comeƧou a ser ensinado que o Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado, a prudĆŖncia coletiva da naĆ§Ć£o nunca foi capaz de se interessar ou dar o valor Ć  cultura indĆ­gena,chamando de programas de gostos duvidosos ou comportamentos vistos como vergonhosos.
Comemoraram 500 anos do Brasil, em algumas contas que amostram para os mais de 11.000 anos de ocupaĆ§Ć£o amazĆ“nica, a cerĆ¢mica mais antiga do continente tem 8.000 anos. Para alguns,quando um Ć­ndio era derrotado em suas guerras queria dizer que o paĆ­s estava atrasado. ƍndios,negros,mulatos e pobres nĆ£o viraram estĆ”tuas, seus nomes nĆ£o eram lembrados nas provas escolares ou opƧƵes para marcar "X" nas questƵes das provas.
Como "Cabral", o "ladrĆ£o", que roubou o Brasil lĆ” por 1.500,ou PedroI, que por um acordo mudou duas ou atĆ© trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma. A toque de gado esperando alguĆ©m para fazer a histĆ³ria no nosso paĆ­s, uma princesa como a Isabel, que levou a glĆ³ria para os escravos, botando o fim na escravidĆ£o das AmĆ©ricas.

Nossa histĆ³ria, a histĆ³ria do nosso paĆ­s Ć© de luta, por isso temos que ter orgulho do Brasil.
HistĆ³ria para ninar gente grande Ć© uma suposta histĆ³ria do nosso paĆ­s( Brasil). Para algumas pessoas nosso paĆ­s sempre tem que ter o "mocinho" e o "VilĆ£o", os mocinhos ou herĆ³is sĆ£o eternizados em forma de estĆ”tuas. As versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ£o ligadas a um processo de versƵes etilizadas, escritas pela pessoa que detĆ©m o prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e Educacional, e a consequĆŖncia natural, Ć© a versĆ£o indicada por anĆ”lises no ImaginĆ”rio nacional a memĆ³ria Coletiva dos fatos.
O termo "descobrimento" ainda Ć© visto quando, Cabral chegou Ć s terras brasileiras representou uma conquista. E quando comeƧou a ser ensinado que o Brasil foi descoberto e nĆ£o conquistado, a prudĆŖncia coletiva da NaĆ§Ć£o nunca foi capaz de se interessar ou dar o valor a cultura indĆ­gena, chamando de programa de gosto duvidoso ou comportamentos vistos como vergonhosos. Comemoraram os 500 anos do Brasil, em algumas contas que mostram para os mais de 11.000 anos de ocupaĆ§Ć£o AmazĆ“nica, a cerĆ¢mica mais antiga do continente tem 8 mil anos.
Para alguns, quando um Ć­ndio era derrotado em suas guerras queria dizer que o paĆ­s estava atrasado. ƍndios, negros, mulatos, e pobres nĆ£o viraram estĆ”tuas, seus nomes nĆ£o eram lembrados nas provas escolares ou opƧƵes para marcar "X" Nas questƵes das provas. Como "Cabral" , "ladrĆ£o", que roubou o Brasil lĆ” por 1.500, ou PedroI, que por um acordo mudou duas ou atĆ© trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma. A toque de gado esperando alguĆ©m para fazer a histĆ³ria do nosso paĆ­s, uma princesa como a Isabel, que levou a glĆ³ria para os escravos, botando o fim na escravidĆ£o das AmĆ©ricas.
Nossa histĆ³ria, a histĆ³ria do nosso paĆ­s Ć© de luta, temos que ter orgulho do Brasil.
AnĆ“nimo disse…
Meu nome Ć© kaiky Alves da turma do 1°CM
Eu acabei entendendo que tem pessoas que querem mudar a histĆ³ria do Brasil tĆ£o querendo que nĆ³s esqueƧa quem foram os grandes herĆ³is do Brasil.
E esse samba do Brasil tem uma crĆ­tica importante como uma histĆ³ria positiva sobre a vitĆ³ria dos ricos importante que nĆ£o fizeram nada e esquecendo dos negros escravos que fez maior parte.
Unknown disse…
A EstaĆ§Ć£o Primeira de Mangueira vai levar o enredo “HistĆ³ria para ninar gente grande" para o SambĆ³dromo da MarquĆŖs de SapucaĆ­ em 2019. A escola vai homenagear herĆ³is populares que tiveram atos importantes, mas foram omitidos nas pĆ”ginas dos livros.
De acordo Professor Borges, de falar sobre a “histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta”, a agremiaĆ§Ć£o vai relambrar a histĆ³ria de negros, Ć­ndios e pobres, que tiveram atos importantes. O carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, afirmou que os herĆ³is populares vĆ£o ganhar nomes.
ALUNO DO EDGAR SANTOS - 1 BV : MATHEUS
Unknown disse…
Aluno : Matheus
Turma : 1 BV

A EstaĆ§Ć£o Primeira de Mangueira vai levar o enredo “HistĆ³ria para ninar gente grande" para o SambĆ³dromo da MarquĆŖs de SapucaĆ­ em 2019. A escola vai homenagear herĆ³is populares que tiveram atos importantes, mas foram omitidos nas pĆ”ginas dos livros.
De ACORDO Professor Borges, de falar sobre a “histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta”, a agremiaĆ§Ć£o vai relambrar a histĆ³ria de negros, Ć­ndios e pobres, que tiveram atos importantes. O carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, afirmou que os herĆ³is populares vĆ£o ganhar nomes.
AnĆ“nimo disse…
Laiza Nascimento de Oliveira.
Turma 1BV
Essa publicaĆ§Ć£o fala do desfile escola da Mangueira.
De forma geral, a predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ” associada Ć  consagraĆ§Ć£o de versƵes elitizadas, no geral, escrita pelos detentores do prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e educacional. O desfile da Mangueira Ć© um olhar para isso. Um olhar para quem deveria estar nos livros e porque, os que estĆ£o, foram escolhidos para estar", detalha o carnavalesco.
 “CABRAL”, o “ladrĆ£o”, que roubou o Brasil lĆ” pelas bandas de mil e quinhentos, ou PEDRO I, que atravĆ©s de um acordo “mudou duas ou trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma”, tem tambĆ©m o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador PEDRO II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular- traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o TIRADENTES, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu”.
teremos orgulho do Brasil. 
Brincaremos mais de BUMBA MEU BOI, CIRANDA E REISADO. Nossas crianƧas enxergarĆ£o tanta coragem no CANGACEIRO quanto no “cowboy.
Lutamos por um Brasil melhor.
AnĆ“nimo disse…
Laiza Nascimento de Oliveira
1BV
Essa publicaĆ§Ć£o fala do desfile escola da Mangueira.
De forma geral, a predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ” associada Ć  consagraĆ§Ć£o de versƵes elitizadas, no geral, escrita pelos detentores do prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e educacional. O desfile da Mangueira Ć© um olhar para isso. Um olhar para quem deveria estar nos livros e porque, os que estĆ£o, foram escolhidos para estar", detalha o carnavalesco.
 “CABRAL”, o “ladrĆ£o”, que roubou o Brasil lĆ” pelas bandas de mil e quinhentos, ou PEDRO I, que atravĆ©s de um acordo “mudou duas ou trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma”, tem tambĆ©m o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas – amigo pessoal do Imperador PEDRO II – autor da proclamaĆ§Ć£o de uma RepĆŗblica continuĆ­sta – sem participaĆ§Ć£o popular- traduzida em golpe e que, na ausĆŖncia de lĆ­deres, mandou “pintar” um retrato do Alferes Joaquim JosĆ© da Silva Xavier, o TIRADENTES, na tentativa de produzir “um personagem pra chamar de seu”.
teremos orgulho do Brasil. 
Brincaremos mais de BUMBA MEU BOI, CIRANDA E REISADO. Nossas crianƧas enxergarĆ£o tanta coragem no CANGACEIRO quanto no “cowboy.
Lutamos por um Brasil melhor.
Unknown disse…


CEPES
Aluno: Matheus silva
Turma: 1 Bv
A EstaĆ§Ć£o Primeira de Mangueira vai levar o enredo “HistĆ³ria para ninar gente grande" para o SambĆ³dromo da MarquĆŖs de SapucaĆ­ em 2019. A escola vai homenagear herĆ³is populares que tiveram atos importantes, mas foram omitidos nas pĆ”ginas dos livros.
De acordo Professor Borges, de falar sobre a “histĆ³ria que a histĆ³ria nĆ£o conta”, a agremiaĆ§Ć£o vai relambrar a histĆ³ria de negros, Ć­ndios e pobres, que tiveram atos importantes. O carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, afirmou que os herĆ³is populares vĆ£o ganhar nomes.
AnĆ“nimo disse…
Nathan
Turma: 1AV
Os Brasileiros tentaram esquecer do seu passado para tentar aliviar os sentimentos e recomeƧar, mais sem o passado cade o futuro? Ele sĆ³ queriam lembra das coisas boa mais o passado nĆ£o some nĆ£o importa o que agente fassa. O nosso pasado foi construido apartir de dor, odio, racismo e escravidĆ£o, mais nois estamos tentando mudar isso, tentando fazer um futuro que nossos filhos olhem para atrais e se orgulhem do que fissemos. Uma coisa que nois tempos antigos ocoria e ainda ocorren sĆ£o os privilegios aos mais ricos/A Elite, e nois os mais pobres ficamos com nada isso tem que mudar. O Brasil nĆ£o foi Descoberto e sim Conquistado, nosso Povo foi escravisado por muito tempo, mais agente os brasileiros sempre lutamos por justiƧa e igualdade, nois conseguimos nos libertar das correntes que nos prendiam (Pelo menos a maioria, por que ainda existem casos de escravidĆ£o no brasil) Mas agora parece que estamos voltando a aquela epoca os politicos nos fazendo trabalhar por mais tempo para podermos nos aposentar, isso se parece muito com a escravidĆ£o mesmo tendo mais direitos do que antigamente.
(Me desculpe se sai um pouco do contexto e pelos erros de portugues se tiver Professor, Estava inspirado nesse assunto e acabei me distraindo)
Unknown disse…
Aluno:Luanderson Santos
Turma:1°Vc

Eu entendi que as princesas na histĆ³ria do Brasil foi transformada em uma partida de futebol na qual preferimos "tocer" pra quem "ganhou".
Os bandeirantes-assasinos e saqueados eram os "bravos desbravadores que expandiram as fronteiras do territĆ³rio nacional.A mangueira foi a escola importante e relembrou os Ć­ndios, negros e os pobres na resistĆŖncia do Brasil.
AnĆ“nimo disse…
Aluno: Wellington Santos
1°CM
A "HistĆ³ria pra ninar Gente Grande" retrata uma histĆ³ria Ć³bvia com um novo olhar, os supostos descobridores da terra brasileira que deveriam da destaque para os povos indĆ­genas, os verdadeiros donos da terra. Os indĆ­genas sim tinham e tem que serem enaltecidos nessa histĆ³ria do Brasil.
O Brasil foi tomado e nao descoberto, como conta a histĆ³ria popular. Sendo que os verdadeiros herĆ³is foram explorados, massacrados e obrigados a da todas as riquezas.
O desfile da escola de samba Mangueira, dessa forma tem como contradizer o lado fantasioso da histĆ³ria da construĆ§Ć£o do Brasil.
Antigamente as pessoas davam mais importĆ¢ncia as tradiƧƵes e rituais,e nos tempos de hoje as pessoas estĆ£o mais ligados a herĆ³is e ao mundo virtual e nĆ£o seguem as tradiƧƵes e rituais, alĆ©m de criticar.
Unknown disse…
1BV. LavĆ­nia Bela
O texto trĆ”s dois tipos de histĆ³rias presentes no Brasil,uma parte fala sobre a elite e de pessoas comuns mais que fizeram histĆ³rias no Brasil.
Parte do texto faz uma crĆ­tica de uma parte que foram esquecidos,pessoas essas que fizeram grande parte da histĆ³ria do Brasil,negros,Ć­ndios,escravos.
Um ponto tambƩm interessante Ʃ quando diz que o Brasil foi descoberto,quando na verdade a chegada de Cabral as terras brasileiras foi marcado como uma conquista.
E que por fim temos que ficar ciente de que nossa histĆ³ria Ć© de luta e teremos muito orgulho do Brasil.
Cleiton araujo disse…
Cleiton AraĆŗjo
Turma:1cM

Com base do eu entendi,o texo fala sobre a histĆ³ria do Brasil, esse texto e muito rico em fontes histĆ³ricas, pois retrata uma historia positivista.
Fala sobre os povos que tĆ” chegando nas novelas,mocinho,bandidos,romance,e reais.
Ele faz crĆ­ticas da histĆ³ria positivista e de fato o texto se relaciona a uma nova histĆ³ria.
Marcelo Kaique disse…
CEPES
Aluno: Marcelo Kaique
Turma:1Bv
Fala sobre a real descoberta do Brasil, conta a histĆ³ria como Ć© de fato. SĆ£o 500 anos em que os noticiĆ”rios apresentam informaƧƵes controvĆ©rsias sobre a nossa histĆ³ria, sobre como tudo foi conduzido. Muita coisa ainda deve ser esclarecido sobre como tudo aconteceu e nĆ£o acreditar em tudo ou qualquer jeito, e pior manter-se omisso quanto a investigaĆ§Ć£o para passar a frente a verdade. E trata-se de uma histĆ³ria positivista.
AnĆ“nimo disse…
Deivisson Silveira
1VA

Bom diante da Leitura feita sobre o texto eu entendi que o enredo da Mangueira refere-se a um olhar para a histĆ³ria do Brasil interessados nas pĆ”ginas Ausentes a histĆ³ria de Ć­ndios negros e pobres herĆ³is populares que nĆ£o foram para o livro gente que a gente nĆ£o conhece na escola

A mangueira quis dizer que a histĆ³ria brasileira sĆ£o mais do quĆŖ Pedro Alves Cabral Dom Pedro Segundo Ć© e outros quer dizer que Ć­ndios e negros foram muito importante para nossa histĆ³ria quiseram dizer que o Brasil foi
AnĆ“nimo disse…
Elma Julia
CEPES
1AV
eu achei o texto muito importante porque trata da trajetĆ³ria do Brasil, relatasse que o Brasil nĆ£o descoberto e sim conquistado pois as tribos indĆ­genas jĆ” habitavam antes que os portugueses, esse texto nĆ£o conta sĆ³ sobre a historia mas tambem a realidade, apesar de isso ter acontecido alguns anos atrĆ”s permanecem as culturas (EX. cultura indĆ­genas) o samba relatam a histĆ³ria, o acontecimento , resistĆŖncia e a importĆ¢ncia atravĆ©s das homenagem, concluindo o meu comentĆ”rio com a frases de Nelson Mandela: Nenhum poder na Terra Ć© capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar sua liberdade .
Eduardo Amorim disse…
Eduardo Alfredo do 1AV.


Esse texto fala de pessoas que tĆ” chegando Ć s novelas,romances,machinhos.Conta quem foram os herĆ³is do Brasil de verdade,eu tambĆ©m achei interessante o fato de falar sobre o descobrimento do Brasil,e tambĆ©m esse texto fala sobre a realidade do Brasil
Eduardo Amorim disse…
Eduardo Alfredo do 1AV.


Esse texto fala de pessoas que tĆ” chegando Ć s novelas,romances,machinhos.Conta quem foram os herĆ³is do Brasil de verdade,eu tambĆ©m achei interessante o fato de falar sobre o descobrimento do Brasil,e tambĆ©m esse texto fala sobre a realidade do Brasil
Eduardo Amorim disse…
Esse texto fala de pessoas que tĆ” chegando Ć s novelas,romances,machinhos.Conta quem foram os herĆ³is do Brasil de verdade,eu tambĆ©m achei interessante o fato de falar sobre o descobrimento do Brasil
Unknown disse…
Rafaela Almeida
Cepes
1BV
O texto fala sobre povos que Ć© muito chegado em novelas, romances, mochinhas, bandidos, reis e rainha. A histĆ³ria contada foi relatada no Brasil em uma escola de samba campeĆ£o do carnaval e essa histĆ³ria Ć© dividida entre duas partes e Ć© muito povisitiva e o texto fala tambĆ©m de Cabral, o homem que roubou o Brasil lĆ” pelas bandas de mil e quinhentos e o Tiradentes, na tentava de produzir um personagem pra chamar de seu. E com essa histĆ³ria da pra entender que o Brasil correr atrĆ”s de lutar e progressos e por isso devemos nos orgulho e levar com aprendizado para nossa vida.
AnĆ“nimo disse…
RURIEL GUEDES
TURMA:1BV
Cientes de que nossa histĆ³ria Ć© de luta teremos orgulho do brasil. alimentados de leite novo e bom , varremos nossos "porƵes" o complexo de "vira-latas" que fomenta nossa crenƧa de inferioridade.veremos tanta beleza na escultura de Antonio francisco lisboa quando no quadro que eterniza o sorriso da Monalisa.Nos orgulharemos do "tupi" que falamos mesmo sem saber . Daremos mais cartas ao saci do que a "bruxa" . Brincaremos mais de bumba meu boi ,ciranda...
Nossas crianƧas enxergarĆ£o tanta beleza no cangaceiro quanto no " "Cowboy" . Vibraremos quando suassuna estrear em " Hollywood" sem tradiĆ§Ć£o para o sotaque de joĆ£o grilo e Chico .
NĆ£o estranharemos caso o Mickey suba a estaĆ§Ć£o mineira , troque " my love" por "minha nega" e mande pintar o "parquinho" da disney com o verde e o rosa da mangueira .
AnĆ“nimo disse…
legal , mas ja Ć© o meu quarto texto , desculpe-e se ele nao lhe agradou mas, a vida e feita de altos e baixos , posso nao levar uma nota 1 mas, Ć© a vida nada e perfeito
AnĆ“nimo disse…
ALUNO: Bruno Santos
Turma :1AV

A escola de samba mangueira esse ano resolveu tratar de um assunto muito importante para nos brasileiros que foi historia para ninar gente grande, historia positivista que retratava apenas os feitos dos grande, como ,a princesa Isabel e Dom Pedro 2, lideres que nĆ£o fizeram nada que nĆ£o fosse do seu dever proteger a todos e tratĆ”-los como iguais.
Pessoas comuns tambĆ©m tiveram parte na historia , como exemplo da historia positivista temos ”Chico da ,Matilde ”, jangadeiro, mulato pobre do CearĆ” (lĆ­der da greve que colocou fim ao embarque de escravos no estado nordestino, levando-o Ć  aboliĆ§Ć£o da escravatura quatro anos antes da princesa ganhar sua “fama” abolicionista)”.
Um texto de teor bem agradĆ”vel , sĆ³ acharia importante relatar mais exemplos de pessoas comuns jĆ” que foram milhƵes que lutaram por sua liberdade.
AnĆ“nimo disse…
Suellen
turma:1AV

O texto Sinopse do enredo do desfile da Mangueira - Escola campeĆ£ do carnaval do Rio de Janeiro – 2019 cita dois tipos de historias presentes no Brasil, nos fala sobre a histĆ³ria positivista do Brasil, onde Ć© apenas citado a grande elite de reis, rainha, prĆ­ncipes e outros. E tambĆ©m a nova histĆ³ria, que cita as Marias, Mhins, Mariele e MalĆŖs, mulheres que fizeram muito pelo Brasil.
O texto sĆ³ de vĆŖ, percebe-se que ele Ć© muito interessante e importante pois estĆ” tratando sobre a histĆ³ria do Brasil, como foi o descobrimento dele, que foi transformado atravĆ©s de uma partida de futebol onde nois preferĆ­amos torcer pra quem ganhou e esquecemos que na torcida da vitĆ³ria os prĆ³prios vencedores fomos nĆ³s! 
Que ao passar do tempo nois brasileiros tivemos muitas e muitas conquistas durante todo esse tempo que foi 12.000 anos. 
Foi anos de muitas lutas e tambĆ©m de muita vitĆ³ria, vĆ”rias mortes ocorridas de muitos Ć­ndios e negros que simplesmente foram perseguidos atĆ© a morte, esses assassinos e saqueadores sĆ£o chamados de Bandeirantes que invadiram, ou seja expandiram as fronteiras de todo territĆ³rio nacional.
O Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado ou saqueado, relatando que as consquistas foram frutos da concessĆ£o de uma "princesa" e nĆ£o do resultado de muitas lutas, conta-se uma histĆ³ria na qual as pĆ”ginas escolhidas o ninam na infĆ¢ncia para que, quando gente grande, vocĆŖ continue em sono profundo.
De uma forma geral, a predominĆ¢ncia das versƵes histĆ³ricas mais bem-sucedidas estĆ” associada Ć  consagraĆ§Ć£o de versƵes elitizadas, no geral, escrita pelos detentores do prestĆ­gio econĆ“mico, polĆ­tico, militar e educacional. Cabral o “ladrĆ£o”, que roubou o Brasil lĆ” pelo ano de mil e quinhentos, ou PEDRO I, que atravĆ©s de um acordo “mudou duas ou trĆŖs coisas para que tudo ficasse da mesma forma”, e tambĆ©m tem o Marechal, o DEODORO DA FONSECA, homem de convicƧƵes monarquistas, nem Ć© novidade que a natureza dos “golpes” ainda estejam mal contadas no Brasil.
Bem mais “exemplar” a princesa conceder a liberdade do que incluir nos livros escolares o nome de uma “realeza” na qual ZUMBI, DANDARA, LUIZA MAHIN, MARIA FELIPA assumissem seu real papel na histĆ³ria da liberdade no Brasil.
E devemos entender que a nossa histĆ³ria Ć© de muita luta e de muita vitĆ³ria, e teremos muito orgulho do nosso Brasil.
Daniel Fera disse…
CEPES
1 BV
Daniel Fera

O texto relata sobre uma versĆ£o da historia do Brasil que durante anos vem sendo omitida inclusive nos livros didĆ”ticos, essa historia se refere ao povo negro e indĆ­gena que em toda a sua historia nĆ£o tiveram o papel principal, isso por que, os ditos "herĆ³is" roubaram a cena. O primeiro fato comprovado Ć© que o Brasil nĆ£o contem apenas 500 anos de historia como se Ć© passado, mas sim cerca de 12.000 anos de luta.
Outro fator que nos chama atenĆ§Ć£o Ć© dizer que o Brasil foi descoberto e nĆ£o saqueado e dominado, roubando o protagonismo do povo brasileiro e levando a extinĆ§Ć£o de uma historia que se existia muito antes desse fato acontecer.
Como consequĆŖncia disso temos hoje herĆ³is e heroĆ­nas que foram "dignos" de estatuas sem ao menos ter lutado, e homens e mulheres que lutaram, porem nĆ£o tiveram reconhecimento e nem mesmo estatuas ao seu favor.
Eduardo Amorim disse…
Essesse texto fala de pessoas que tĆ” chegando Ć s novelas,romances,machinhos.Conta quem foram os herĆ³is do Brasil de verdade,eu tambĆ©m achei interessante o fato de falar sobre o descobrimento do Brasil e tambĆ©m falar da nossa realidade.

Eduardo Alfredo do 1AV
AnĆ“nimo disse…
Nome: Deiziane.
Turma: 1DM

A escola de samba campeĆ£ de 2019, veio cm um objetivo de nos mostrar os verdadeiros herĆ³is do brasil.
Foram tambĆ©m escondidos dos livros populares negros como, Zumbi, Dandara, Luiza Mahin e Maria Felipa, para que assumissem o seu real papel na histĆ³ria da liberdade do Brasil, e os verdadeiros herĆ³is que foram a maior parte esquecidos
AnĆ“nimo disse…
Mateus jesus 1°DM
Essa publicaĆ§Ć£o contĆ©m histĆ³ria com base no descobrimento do Brasil, onde tinha verdadeiros herĆ³is brasileiros, fazendo de forma que reconheƧa os verdadeiros protagonistas. o texto se aproxima de uma nova histĆ³ria onde os indĆ­genas, negros e brasileiros de forma, tenham o direito de serem reconhecido pelos seus atos histĆ³ricos que foram importante para nossa histĆ³ria brasileira.
AnĆ“nimo disse…
Mateus jesus 1°DM
Essa publicaĆ§Ć£o contĆ©m histĆ³ria com base no descobrimento do Brasil, onde tinha verdadeiros herĆ³is brasileiros, fazendo de forma que reconheƧa os verdadeiros protagonistas. o texto se aproxima de uma nova histĆ³ria onde os indĆ­genas, negros e brasileiros de forma, tenham o direito de serem reconhecido pelos seus atos histĆ³ricos que foram importante para nossa histĆ³ria brasileira.
AnĆ“nimo disse…
Escola CEPES
Nome Bruno Teixeira
Sala 1FM

Eu entendir que eles quis dizer a histĆ³ria do brasil que nĆ£o foi contada como aconteceu de verdade. Falam dos grandes herĆ³is que nĆ£o SĆ£o lenbrados,eles lembram de muitas culturas que hoje nĆ£o SĆ£o lembradas ,eles conta do brasil que era antes e que continua o mesmo.
Ele quer que Tudo isso mude para melhor e que esse brasil volte a ser justo com quem lutou pela nossa VitĆ³ria
Unknown disse…
Adriele sampaio da paz 1DM

Bem... eu entendi que o Brasil foi transformado em uma grande partida de futebol ou seja nĆ³s brasileiros sĆ³ torcemos pelo lado vencedor
Ao dizermos que o Brasil foi descoberto e nĆ£o dominado esquecemos dos primeiros povos ou seja os indĆ­genas
O texto relata que os povos apagaram os nomes dos verdadeiros herĆ³is da histĆ³ria e deixaram nomes de Elite os portugueses e etc.... AlĆ©m disso fizeram nĆ³s acreditar que os povos negros foram libertados Pela princesa e nĆ£o pelos e seus trabalho.Bem..foi isso que eu entendišŸ˜ŠšŸ˜Š
milena disse…
Milena 1DM Esse texto fala sobre o enredo da Mangueira (RJ) que se baseou na historia do Brasil nĆ£o "mostrada" em que os negros herĆ³is tem de ser ressaltados e eternizados pelos seus atos e lutas que tivemos de enfrentar e trata-se tambĆ©m de historias que foram "esquecidas" de negros Ć­ndios e pobres que nĆ£o foram eternizados ou homenageados pela classe alta de seu tempo, e em sĆ³ os brancos e ricos foram escolhidos para serem mais ressaltados e quase apagando a luta de nosso povo
Maria Paula disse…
Eu indentir que a historia vai relembra a historia de negros, Ć­ndios e pobres que tiveram atos importantes na historia do Brasil.
Fala tambƩm de um povo que esta chegando nas novelas, romances, macinhos e bandidos
A historia do Brasil esta sendo transformada em especi de futebol que nos torcemos para quem ganhou e esquecemos que os vencidos somos nos ao conta que o Brasil foi descoberto e nao dominado.
e foi a partir de uma princesa chamada Isabela que a escravidĆ£o acabou
E a historia quer nos dizer que nos temos que ter orgulho da nossa historia de luta e ter orgulho do nosso Brasil .

leoncio da silva disse…
leoncio da silva 1bv eu entedi que esse texto estĆ” se falando da histĆ³ria do Brasil que estamos acustumados a ver , por si estĆ” falando dos herĆ³is como por exemplo a princesa Isabel que levou a "gloria" de colocar o fim da escravidao das AmĆ©ricas . Mais como o texto nĆ£o sĆ³ crĆ­tica a histĆ³ria positivista ele tambĆ©m valorizar a nova historia por estĆ” falando bravura de Maria Felipa , Luiza Mahin podem ser estudadas em sala de aula nĆ£o, e sim quem lutou e fez algo pelo Brasil. o tipo de texto e marxista