FEIRA DE CIÊNCIAS DO CEPES 2018: UM SUCESSO...







Aconteceu hoje (25/10) pela manhã, a culminância da IV edição da Feira de Ciências do CEPES – Colégio Estadual Professor Edgard Santos, localizado na cidade de Governador Mangabeira, com o tema: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania: O CEPES em seus 40 anos pensando nosso Meio Ambiente, sendo a coordenação das áreas de Ciências da Natureza e Matemática da unidade de ensino, através da articulação da professora Cássia Bráz.
Durante a atividade foram estruturados stands com o subtema de cada turma, quando os estudantes explicaram a importância da relação entre o Meio Ambiente e o ser humano, levando em consideração a perspectiva da sustentabilidade, relação essa elucidada através de temáticas a nível local e regional, como: produção e derivados da mandioca, cultivo sustentável da laranja, importância das olarias, reutilização dos vidros, economia de energia, embalagens ecofrios, agricultura familiar, hortas orgânicas, sacolas de pano, as várias utilidades do coco, artesanato com madeira de jaqueira, jogos matemáticos com material reciclável, revitalização da Fonte das Cabeças, destino correto da bateria de celular, farmácia viva, instrumentos músicas com sucatas e outras.
A professora Cássia Braz, demonstrou sua alegria e satisfação com a realização da IV edição da Feira de Ciências, enfatizando que: “os estudantes produziram trabalhos brilhantes, com uma visão crítica e cidadã acerca da relação entre o Meio Ambiente e a concepção de Sustentabilidade, demonstrando o quanto o CEPES se preocupa com essa temática, bem como, a busca pela produção de conhecimento científico, torando a relação ensino e aprendizagem algo concreto e significativo para os educandos”.
Braz, ainda explicitou seus agradecimentos a equipe do CEPES (direção, professores e funcionários) pelo apoio para a relação da Feira, também pela contribuição do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia de Santo Antônio de Jesus (participação cultural e técnicas de primeiro socorros) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já para a diretora do CEPES, professora Rita de Cássia Santana, “a Feira de Ciência demonstrou o compromisso e a preocupação da escola com a preservação do Meio Ambiente, levando em consideração a realidade dos estudantes. Assim, toda a comunidade escolar está de parabéns pela produção de trabalhos extremamente qualificados e vinculados a um conceito de ciências dinâmico e humanizado, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, com visão crítica e de cidadania". 

Por sua fez, os estudantes ficaram extremamente satisfeitos com a realização da feira, principalmente a possibilidade da produção de conhecimento acerca da relação Meio Ambiente e Sustentabilidade, como podemos observar no depoimentos de alguns deles:

“A feira de ciências da natureza e matemática do CEPES foi muito importante para repensarmos acerca da ecologia e sustentabilidade. Todos stands traziam importantes projetos e curiosidades de reutilização de objetos que seriam descartados na natureza sem nenhum cuidado, também foi exposto métodos de substituição de alguns objetos por outros que seriam mais duradouros, tudo isso colaborou muito para o aprendizado e reflexão de todos”. (Karolaine Santos – 3º AV)
“Nossa, a feira de ciências foi ótima, várias coisas importantes, tinha principalmente a fécula da mandioca que serve para assadura, muito importante aprender sobre isso, que a goma ou amido é melhor que o talco” – (Elisete Santos – 1º DM).
 “Achei excelente, pois vimos o desempenho das turmas em organizar projetos de boa qualidade para despertar e conscientizar as pessoas dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente”. (Lucas – 3º CM) 
“Vivemos em um Mundo em transformação e em um País em crise. Este é o motivo pelo qual, mais do que nunca, é preciso valorizar a Ciência. Esta foi umas das primeiras feira de ciências que mim motivei tanto, portanto achei nota 10”. (Taylane Dias – 3º AV).
“Quero aqui parabenizar a todos os professores do CEPES que coordenaram as suas turmas, também parabenizar a presença de várias pessoas na nossa feira de ciências. Quero mais uma vez parabenizar ao professor Borges por coordenador nossa turma e recebermos elogios de vários professores pelo trabalho apresentado”. (Carlos Fiuza – 1º DM).
“Parabenizo aos estudantes do CEPES pela produção de relevantes trabalhos na IV Feira de Ciência, demonstrando a importância do estudo da sustentabilidade para a vida das pessoas, pensando o Meio Ambiente como o desenvolvimento da cultura humana e a forma como suas diferentes manifestações interagem com o espaço físico ao redor. Também, parabenizo ao corpo docente da unidade de ensino pelo empenho para a realização de tão significativa atividade, com destaque para a dedicação da professora Cássia Braz, que coordenou o evento de forma qualificada e interativa”, mencionou o professor Borges. 

Postar um comentário

3 Comentários

Unknown disse…
Muito bom parabéns


Unknown disse…
Nossa feira de ciências foi top Parabéns professores por suas organizações.
Unknown disse…
Muito bom várias criatividades vários conhecimentos achei muito bom foi bom de mais obrigado professora pela sua paciência e pela ajudar com nós. Marcus Vinicius