Quadrilha Junina da ASCULT se apresenta na Caravana do Forró do CEPES






Com uma bela apresentação a Quadrilha Junina da ASCULT - Associação Cultura da Localidade de Tocos I, município de Governador Mangabeira fez a abertura da IV Caravana do Forró do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), evento realizado no dia 21/06/2018. A Quadrilha tem dois anos de existência, conta atualmente com 31 componentes e foi idealizada pela jovem Simone Nascimento da Silva, secretária da ASCULT.

"O projeto de criação da Quadrilha, tem por objetivo mostrar para a comunidade e seu público geral os valores e a beleza da cultura popular brasileira, em especial as festas juninas, que vem sucumbindo com o passar do tempo, além de reviver juntamente com a comunidade essa cultura que é arte, é vida e a mistura de expressão de um povo que de várias formas busca mostrar o encanto fascinante desta cultura popular chamada Quadrilha Junina", salienta Simone Nascimento.

A elaboração do projeto da Quadrilha Junina da ASCULT, segundo sua coordenadora seguiu algumas etapas: primeiro contou com a aprovação dos sócios da ASCULT, segundo foi realizado um estudo sobre cultura popular brasileira com ênfase nas Quadrilha Juninas, terceiro: preparo psicológico dos participantes e as etapas seguintes foram: ensaios com 4 (quatro) meses de antecedência ao período junino e apresentações mediante agendamento;

Para comprar os tecidos, calçados e assessórios dos componentes da Quadrilha, a ASCULT realizou rifas e um leilão, além da contribuição financeira pessoal da presidente da instituição a senhora Noemia Nascimento da Silva e do seu esposo Hélio da Silva.

Vale ressaltar o total apoio da maioria dos sócios da ASCULT no desenvolvimento das atividades da Quadrilha, com destaque para os jovens Elaine Nascimento da Silva, Emerson Nascimento da Silva, Ailton Simões da Silva Neto e Taislane da Paz dos Santos. Também, é bom destacar o empenho e a dedicação dos jovens nos ensaios e na organização das atividades da Quadrilha.

Durante a apresentação no CEPES, a Quadrilha foi bastante aplaudida, bem como, sua performance foi bastante elogiada pelos professores e estudantes presentes na IV Caravana do Forró. Lembrando, que o marcador da Quadrilha nesse dia foi o jovem Gabriel, estudante da mencionada unidade de ensino, além dele existem outros dez alunos que fazem parte do grupo.
A Quadrilha já realizou diversas apresentações em localidades no município de Governador Mangabeira, também se apresentou em outras cidades como Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu e Muritiba. 

Além da Quadrilha Junina, a ASCULT desenvolve outras atividades de cunho social e cultura como: samba de roda, oficinas de fantoche e leitura, aulas de violão, narração de histórias, alfabetização de jovens e adultos e recentemente aulas de desenho e outros.

"Parabenizo a ASCULT pela organização da Quadrilha Junina, uma atividade de valorização de um dos elementos da cultura brasileira, algo que contribui para a inclusão da juventude em aspectos relacionados a ressignificação da cultura junina, fomentando assim a manutenção de uma tradição. Também, parabenizo a jovem Simone Nascimento e a Senhora Noemia Nascimento pelo empenho e dedicação na criação e desenvolvimento das atividades da Quadrilha, bem como a todos os jovens que de forma brilhante se apresentam dançando o ritmo do forró, com passos marcantes da nossa identidades cultural. Parabéns”, salientou professor Borges.

Postar um comentário

1 Comentários

professor borges disse…
Belíssimo trabalho de inclusão social desenvolvido pela Ascult.