SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA






Aconteceu nessa última quinta-feira dia 20 de novembro de 2014, a primeira sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, além da sessão teve também a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares, onde cada vereador e vereadora indicou um negro/a com serviços prestados a sociedade mangabeirense. 
A sessão teve como orador oficial o Deputado Federal Luiz Alberto - PT, este que traçou uma trajetória da luta do movimento negro e de outros segmentos da sociedade que lutaram e lutam pela melhoria de vida do povo negro no Brasil, ressaltou algumas conquistas e alguns desafios que ainda precisam ser enfrentados e destacou a importância das políticas públicas de promoção da igualdade para consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária. Após o seu discurso, o Deputado foi homenageado pelo Secretário da SEPROMI (Professor Borges) com o troféu Zumbi dos Palmares, pelos seus serviços prestados ao Brasil no tocante ao combate ao preconceito racial e a todo tipo de discriminação.
Também receberam homenagem especial à prefeita Domingas Souza da Paixão, a qual foi representada pela vereadora Elisa da Paixão, que recebeu do vice-prefeito Luiz de Zuquinha o Troféu Zumbi dos Palmares e a SEPROMI, quando os funcionários dessa secretaria receberam da Secretária de Educação Maria das Graças o citado troféu.
A referida sessão foi fruto de um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores no dia 26 de fevereiro de 2014 de autoria do vereador Nerinho, emendando a Lei Orgânica Municipal, tornando o dia 20 de novembro como feriado municipal. Nessa data é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares – Zumbi, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695.
Dentre as autoridades presentes na Sessão, além dos vereadores/as, podemos destacar: o Vice-prefeito Luiz de Zuquinha, os secretários: Professor Borges (SEPROMI), Leandro Luz (Governo), Maria das Graças (SEC), Dionísio Sena (Administração e Finanças), professor Roberto Carlos – representante do IF Baiano, Lindomar Rocha – representante dos gestores das escolas municipais, Professora Telma – representante do Conselho de Educação, Pedro Borges – ex-presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Dantas – suplente de vereador e outras, além de vários professores/as, gestores/as e pessoas da sociedade mangabeirense em geral.

Por Cássio Alves.

Postar um comentário

0 Comentários