Núcleo de Parlamentares Negros da Bancada do PT (Nupan) promoveu seminário para debater avanços no combate ao racismo.

Adicionar legenda
Deputados petistas participaram, esta semana, do Seminário de Promoção da Igualdade Racial, que tem como objetivo promover avanços legislativos na luta pela superação das desigualdades raciais e combate ao racismo no Brasil.
O evento foi realizado pelo Núcleo de Parlamentares Negros da Bancada do PT na Câmara (Nupan), e contou com a participação da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros e do líder da bancada, deputado Jilmar Tatto (PT-SP).
Na abertura do evento, Jilmar Tatto (SP) reafirmou “o compromisso, a luta e a necessidade de uma ação mais efetiva do PT em relação às políticas afirmativas e à luta contra a discriminação para que negros e negras brasileiros possam ter cada vez mais voz e vez no Brasil”.
A ministra Luiza Bairros aproveitou a oportunidade para apresentar as prioridades da pasta para 2012, que, segundo ela, estão vinculadas ao Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2010, como referência da ação pública. Na ocasião a ministra também anunciou que até o final do ano os brasileiros vão poder acompanhar “em tempo real” todas as ações do governo da presidenta Dilma Rousseff para a temática, com a formatação da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial e com a implementação do Disque Denúncia 138 que “vai acolher as denúncias de casos de discriminação racial”, informou Luiza Bairros. Fonte: pt.org.br 

De acordo com o deputado Gilmar Machado (PT-MG), que também integra o Nupan, os parlamentares precisam capacitar-se cada vez mais para discutir as políticas afirmativas que visam promover as igualdades entre todos.
“Em primeiro lugar, nós entendemos que nós precisamos nos capacitar cada vez mais para discutir as políticas, desde a criação da secretária de políticas da igualdade racial Seppir, no governo do ex-presidente Lula e agora continuando com a presidenta Dilma que tem o incentivo de trabalhar políticas afirmativas que visa exatamente prover a igualdade. Então o objetivo do seminário foi nos capacitar e ao mesmo tempo discutir com a ministra políticas que a Câmara, conjuntamente com o governo, possa ajudar a diminuir as desigualdades”, falou Machado.
O deputado destacou que a grande preocupação no momento diz respeito à implementação do Estatuto da Igualdade Racial.
“Nós estamos realmente muito preocupados com a implementação do Estatuto da Igualdade Racial, que é exatamente o nosso grande objetivo, pois foi um projeto aprovado na Câmara e no Senado, e tornou lei. E nós entendemos que é fundamental que a população conheça o Estatuto da Igualdade Racial e que as suas políticas sejam implementadas e uma dessas políticas é exatamente o Disk-Denúncia”, informou o deputado.
Machado também ressaltou que o Estatuto da Igualdade Racial necessita ser mais divulgado a população, ele informou, que atualmente o Brasil está avançando na legislação que combate a discriminação racial.

Postar um comentário

0 Comentários