Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), realiza live sobre o Dia Mundial da África



Com a qualificada presença do professor de História da África da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Dr. JUVENAL DE CARVALHO, nesta terça (25/05), o Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira (Bahia), realizou no seu canal no Youtube a live “OUTROS OLHARES SOBRE A ÁFRICA”, em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁFRICA.

A atividade foi uma inciativa da área de Ciências Humanas do CEPES, contando com a coordenação do professor Borges. A abertura foi realizada pela Vice-diretora do Colégio, professora Maria das Graças Lopes e pelo Coordenador Pedagógico e Secretário Municipal de Educação – Ribamar Rodrigues, além de saudações das professoras doutoras Elizabete Rodrigues e Alaize Conceição, essa última, também apresentou o currículo do professor Juvenal de Carvalho. Ainda na abertura foi exibido um vídeo com o título: Baobá: a árvore da vida, com edição do aluno do CEPES, Jailton Sena e locução do ex aluno Paulo Henrique Santana.

Na sua fala, o professor doutor Juvenal de Carvalho, mencionou diversos aspectos relacionados a História e Cultura da África, a exemplo das contribuições sociais e cientificas para humanidade de povos como os egípcios, iorubás e haussás, além disso, elucidou a forma negativa como a mídia representa o continente africano. Carvalho, ainda destacou as riquezas existentes no continente, com a presença de diamantes, ouro e petróleo, bem como a relevante diversidade geográfica, histórica e cultural.

Também, o titular da disciplina História da África da UFRB e autor do livro – Uma Conversa sobre as Áfricas, explicitou diversas relações históricas e culturais entre o continente africano e o Brasil, presentes em aspectos como a formação do território brasileiro, a língua, a musicalidade, culinária, costumes, crenças, valores, sabres e conhecimentos.

Após a explanação do professor Juvenal de Carvalho, os estudantes e professores realizaram diversas perguntas acerca da temática em foco, questionamentos respondidos de forma objetiva e qualificada pelo mencionado educador.

A atividade foi encerrada com a fala da coordenadora Pedagógica do CEPES – Valdecira Aragão, a qual agradeceu a presença de todos e todas na live, em especial a enriquecedora fala do professor Juvenal de Carvalho.

Vale ressaltar, que além da participação dos estudantes, professores e funcionários do CEPES, o evento contou com a participação de alunos e docentes da Rede Municipal de Ensino, fruto de parcerias do CEPES com a Secretaria de Educação Municipal e APLB Sindicato. Também, estiveram presentes na live, estudantes de História da UFRB, bem como professores e funcionários da SEC e SEPROMI estadual.

“O CEPES, através da área de Ciências Humanas, agradece e parabeniza a todos e a todas pela participação na live - “Outros Olhares sobre a África”, um excelente evento em comemoração ao Dia Mundial da África, demonstrando a preocupação da nossa instituição com a valorização do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Não esquecendo de agradecer a participação dos estudantes e professores do CEPES, da Rede Municipal de Ensino e da UFRB em nossa atividade, sem perder de vista o apoio da SEC local, SEC estadual, da APLB Sindicato e dos funcionários do CEPES, na figura de Cássio Alves, este que coordenou a parte tecnológica da live. Obrigado”, salientou o professor Borges.

Link com o conteúdo completo da live disponível no Canal do Youtube – Colégio Edgard Santos https://www.youtube.com/watch?v=EnEieVR-Wkw

Postar um comentário

1 Comentários

Jailton Sena disse…
Ótima atividade, o palestrante passu varias informações sobre a História da África