Lula garante investimentos de R$ 225 milhões a catadores de material recicláve

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu investimentos de R$ 225 milhões, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a todas as cooperativas de catadores de material reciclável nesta quinta-feira (29) durante o encontro nacional da categoria, na capital paulista.
Depois de receber o prêmio "Primeiro Amigo Catador", o presidente fez questão de enaltecer os esforços dos trabalhadores." Vocês estão fazendo muito mais do que catar lixo", declarou.
Aos gritos de "Lula, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver", os catadores saudaram o presidente antes, durante e depois de ele subir ao palco para discursar, além de cantarem "Parabéns a Você" para ele. O presidente comentou sobre o tratamento "humilhante" que os catadores costumam receber de parte da sociedade. "Essa gente não tinha vergonha de passar de carro e jogar um lixo qualquer, achando que vocês eram de segunda categoria e que vocês tinham obrigação de catar o lixo deles", disse o presidente.
"Vocês estão fazendo hoje muito mais do que catar material. Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode ser discriminado pela sua profissão ou pelo trabalho que faz. Essa é a conquista maior de vocês. E acho que é isso que estão consagrando."
O presidente aproveitou para criticar a imprensa, ao dizer que ela deixou de formar a opinião pública no País. "Esse povo sabe o que quer", afirmou. Lula também falou sobre o Projeto de Lei 203/91, que tramita no Congresso e cria uma Política Nacional de Resíduos Sólidos - que institui regras para a coleta seletiva de lixo e prevê que a atividade seja licitada e remunerada pelas prefeituras.
O temor dos catadores é de que as cooperativas percam as concorrências para grandes empresas interessadas no negócio. Lula afirmou que vai pedir aos prefeitos de todo o país que protejam os catadores de pessoas ambiciosas. Segundo ele, o Congresso Nacional vai aprovar a Lei dos Resíduos e, por isso, essa proteção é necessária."Tenho certeza de que vamos contar com os prefeitos, governadores e com o Congresso, que vai aprovar a lei dos resíduos.Há pessoas que, até agora, trabalharam na reciclagem, e não é justo que o empresário queira ganhar dinheiro agora. Prefiro muitos ganhando pouco do que poucos ganhando muito”, disse o presidente.
Na exposição, Lula contou a história de dois catadores, o nordestino Severino Lima e a mineira Maria Madalena, que afirmam ter orgulho de sua profissão porque é dela que tiram o sustento de suas famílias honestamente. “O dinheiro é consequência. A maior virtude de vocês [catadores] é que ninguém nunca me pediu para sair dessa profissão. Pedem respeito e condições para que possam trabalhar sem ter que baixar a cabeça”, ressaltou Lula. Esses profissionais, disse o presidente, “estão ensinando aos pedantes e arrogantes que o ser o humano não pode ser discriminado”.A Expocatadores é promovida pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis com o objetivo de divulgar, fortalecer e profissionalizar o setor. O evento termina amanhã (30). (Fonte: http://www.pt.org.br/)

Postar um comentário

0 Comentários