Desemprego cai pela quarta vez consecutiva na RMS

O número de desempregados caiu na Região Metropolitana de Salvador (RMS) no último mês setembro. A taxa foi de 19,4%, inferior à registrada em agosto, que foi de 20%. Esta é a quarta queda consecutiva este ano. A expansão do nível de ocupação foi de 0,8%, com a criação de 12 mil postos de trabalho, resultando num total de 1,480 milhão de pessoas ocupadas.
Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/RMS), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, Dieese, Ufba, Setre e a Fundação Seade. “Tivemos um resultado melhor que Recife, em Pernambuco, o que não acontecia há algum tempo. A expectativa é que a taxa de ocupação na RMS seja melhor esse ano que em 2008. Comércio e serviços serão setores de maior destaque”, explicou Luiz Chateubriand, técnico da SEI.
Salvador foi a capital que, junto com Belo Horizonte e Porto Alegre, teve redução do desemprego. Em São Paulo, Recife e Distrito Federal houve estabilidade.
Em setembro, o contingente de desempregados foi estimado em 356 mil pessoas. Em agosto, o número era maior com 11 mil pessoas a mais sem emprego. Em setembro, foram geradas 12 mil ocupações; desse total, mil passaram a integrar a População Economicamente Ativa (PEA). A taxa de participação passou de 58,3% para 58,2% da PEA.
Saiba mais:

Postar um comentário

0 Comentários