Dirigente do Sindialimentação se manifesta, na Tribuna Livre, sobre descaso da CCLB com trabalhadores (28.10.09)

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Alimentação, Derlan Queiroz da Silva, utilizou, na sessão de hoje (28), a Tribuna Livre da Câmara Municipal.
A convite do vereador Ângelo Almeida, ele falou principalmente sobre problemas relacionados aos funcionários da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB). Em seu discurso, Derlan declarou que há mais de 10 anos não são depositados valores do FGTS dos trabalhadores, bem como as contribuições ao INSS, pela CCLB. Em relação ao INSS, ele disse que a empresa recolhe dos funcionários, mas não faz o repasse ao órgão federal. “Isto é apropriação indébita, que é roubo”.
“Embora estejamos lutando durante todo esse tempo, não conseguimos nosso objetivo, que é o de restabelecer os direitos dos trabalhadores. A empresa, que já recebeu 300 mil litros de leite por dia, movimenta agora cerca de 50 mil litros por semana”, lamentou o dirigente sindical. Ele conclamou a Câmara a apoiar a luta dos funcionários da CCLB. “Queremos o apoio de todos os vereadores. O desemprego de tantos causa um problema social grave para o município”.
Durante todo esse período, conforme Derlan, o sindicato notificou a Caixa Econômica Federal, o INSS, a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público, acerca das possíveis irregularidades cometidas pela diretoria da CCLB. “Mas não houve solução. Queremos conclamar o Poder Legislativo, o prefeito e o Governo do Estado, a nos apoiar nesta luta”.
Derlan fez críticas ao deputado estadual Zé Neto, que segundo ele, não teve responsabilidade com os trabalhadores. “Nós pedimos sua presença, ele disse que é incentivador da bacia leiteira, mas é inoperante. Repudiamos a forma como o deputado vem conduzindo e fazendo essas manobras. O discurso do resgate da bacia leiteira é falácia.”, atacou. O sindicalista afirmou que o advogado de prenome Emanoel, que negocia com a CCLB, ocupa cargo no Governo do Estado por indicação de Zé Neto. “Quem sabe agora, depois deste protesto na Câmara, ele venha discutir com o sindicato e com os trabalhadores, não com o patrão, com a CCLB”.
Em seu entendimento, os verdadeiros donos da empresa são os trabalhadores, com o dinheiro que eles têm retido na empresa, referente a diversos direitos não cumpridos. “Os dirigentes da CCLB brincam com o Ministério Público, a DRT; não dá nada”. Há 15 dias, a CCLB demitiu 12 funcionários e existe indicativo de mais 12. “O doutor Emanoel, que é preposto do Governo, defende as demissões dizendo que é preciso enxugar a folha. Devem enxugar reduzindo diretorias”.
O vereador Antônio Francisco Neto se manifestou solidário aos funcionários da CCLB. “Temos acompanhado toda essa luta dos trabalhadores; há vários anos eles estão sofrendo em razão de problemas estruturais nessa empresa, sem haver solução”.
O vereador Marialvo Barreto sugeriu à Mesa Diretora que envie um relatório com o depoimento do presidente do Sindialimentação à DRT, Ministério Público, INSS, Governo do Estado ao prefeito Tarcízio Pimenta, para que tenham conhecimento do quadro. O presidente da Câmara, Antônio Carlos Ataíde, acatou a proposta.

Postar um comentário

0 Comentários