Alunos(as) do CETIPES, participam de atividade pedagógica no museu do Carmo, em Cachoeira e visitam a FLICA

 


Nos dias 23 e 24/10, mais de 100 estudantes do 1° ano e as professoras Valdineide, Evani, Marília e Thais, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Edgard (CETIPES), localizado na cidade de Governador Mangabeira (BA), estiveram no Museu do Carmo, na cidade de Cachoeira (BA).

A atividade foi coordenada pela área de Linguagens, levando em consideração o seguinte objetivo geral: refletir acerca das principais características do Barroco, Movimento literário, artístico e cultural, que aconteceu no Brasil, entre 1601 e 1768.


O Museu da Venerável Ordem Terceira do Carmo, é parte do histórico Conjunto do Carmo. O conjunto inclui a Casa de Oração e a Igreja da Ordem Terceira, ambos patrimônios tombados pelo IPHAN desde 1938. Os objetivos específicos consistiram em: perceber as marcas da arte do Barroco no Brasil; observar as características da arquitetura, pintura e decorações de estilo barroco; entender o marco da religiosidade que é tão presente no movimento. Compreender a importância da preservação do Patrimônio Cultural de Cachoeira e sua relevância na história da Bahia e do Brasil.


Após a visita ao Museu, cada professor irá avaliar em sala de aula como os estudantes construíram o aprendizado dos conhecimentos tratados na experiência, correlacionando com as características do movimento Barroco já trabalhadas em sala anteriormente.


Vale ressaltar, que nesses dias estava acontecendo a Feira Literária de Cachoeira (FLICA), favorecendo para que os estudantes do CETIPES, visitassem espaços desse evento, tendo contado como livros, palestras e outras atividades.

“Parabenizamos as professoras Evani, Valdineide, Marília e Thais, pela realização de significante atividade, propiciando aos estudante do CETIPES o contato com o universo da arte e literatura barroca, em um espaço de grande representação história, que é a cidade de Cachoeira, bem como parabenizar aos estudantes pelo comportamento e interesse pela atividade”, salientou o professor Borges.

Postar um comentário

0 Comentários