Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, têm interrompido missas da Igreja Católica ou ofendido padres sob a alegação de que os religiosos supostamente pedem votos ou defendem temas que julgam serem alinhados à esquerda. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e religiosos alertam para o aumento da intolerância. Bolsonaristas vaiaram o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, durante a homilia. Ele disse que o Brasil precisava vencer muitos dragões, como o ódio, da fome e do desemprego. O p…
Continuar LendoO mito de Cam, uma pequena passagem do Velho Testamento, ainda ressoa e influencia o Brasil que vai às urnas para decidir as eleições presidenciais em segundo turno, no dia 30 de outubro. Para quem estuda o tema, uma interpretação do conto bíblico, que trata de uma maldição lançada por Noé contra seu próprio neto, incentiva um racismo de fundo religioso no país e a perseguição contra religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda. No contexto da eleição, a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem tenta…
Continuar LendoVivi para ver São Paulo e Rio de Janeiro falarem “oxe” e “oxente”. Há 20 anos, quando saí de Recife e cheguei à capital paulista, os termos pejorativos em relação aos nordestinos eram praticados a rodo. Todo mundo tinha uma forma depreciativa de chamar o nordestino: era “baiano”, “paraíba”… Nordestinos e seus filhos não podiam se afirmar positivamente; eu mesma tive o meu sotaque vilipendiado por uma falsa ideia de que as pessoas não conseguiam entender o que estava falando. Engraçado que nunca vi o mesmo acontecer com um “gringo”. Confo…
Continuar LendoNeste domingo (16), é Dia do Pão. Essa paixão nacional está presente na casa de milhões de brasileiros. Mas com a disparada nos preços do trigo, o pãozinho está cada vez mais salgado. Na casa do analista de sistemas Nikolas de Carvalho é proibido faltar pão francês. “Toda hora, até no almoço se deixar”, diz ele. O terapeuta Marco Antônio Monte até tenta variar na hora do café, mas não dá muito certo. "Para mim é impossível. Eu tento substituir, fazer em casa biscoito, tapioca e essas outras coisas. Eu faço, mas tem uma hora que …
Continuar LendoNeste sábado (15), que marcou o Dia do Professor, uma pesquisa mostrou que, mesmo com todas as dificuldades, os profissionais brasileiros ainda demonstram esperança no ato de lecionar. Educação nesta casa é passada de mãe para filha. “A gente sempre observava na mamãe o amor, carinho e a dedicação dela com os alunos, isso foi um ponto de referência para essa escolha profissional”, explica a professora Evania Maria dos Santos de Morais. Dona Juraci de Oliveira Santos, de 81 anos, começou na escola como merendeira. Mas sempre de olho num…
Continuar Lendo
Redes Sociais