O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na segunda-feira (14) as recomendações para o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) que devem passar a valer a partir de 2024. O texto, que já tinha sido pré-aprovado em dezembro , traz informações sobre como deve ser a nova versão do exame. As mudanças acontecem para seguir o Novo Ensino Médio, já que o Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior do país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a decisão que determina as mudanças que serão implantadas "somente ocor…
Continuar LendoO que as baianas de acarajé tem a dizer sobre aquilo que se costuma dizer sobre elas? Com esse questionamento, a relações públicas Renata Dias apresenta a pesquisa resultante do seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (URFB). A defesa será no dia 23 de março de forma online e aberta ao público. Com o título “O que é que a baiana diz? Enunciações de identidade e memória das baianas de acarajé”, Renata Dias faz uma análise cultural das narrativas autobiográficas de tr…
Continuar LendoEm 2021, quando Atlético-BA e Bahia de Feira fizeram a final do Campeonato Baiano , pela primeira vez na história a competição não teve um representante da capital na decisão . Agora, a imposição do interior vai além, e o certame vive o inédito cenário em que nenhum time de Salvador aparece sequer entre os quatro primeiros colocados. O Campeonato Baiano é a segunda competição mais antiga de futebol do país, atrás apenas do Campeonato Paulista. Desde que começou a ser disputada de forma ininterrupta, em 1905, a competição sempre tev…
Continuar LendoA socióloga Vilma Reis , 52 anos, é uma das mais importantes intelectuais e militantes do pensamento feminista e negro no Brasil de hoje. Nascida em Salvador, é professora e doutoranda em Estudos Étnicos Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia por dois mandatos e chegou a ser pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador em 2020. Em entrevista à Gênero e Número , ela fala sobre as demandas e estratégias das mulheres negras no enfrentamento do machismo e do racismo e de como são…
Continuar LendoEm 14 de março de 1962, a então Vila de Cabeças conseguiu sua emancipação política da cidade de Muritiba, passando a se chamar município de Governador Mangabeira. Vejamos algumas curiosidades que marcaram o processo desse fato histórico, que completa hoje 60 anos. Discursos dos vereadores Malaquias Ferreira, Antônio da Mota Júnior e Manoel Machado Pedreira na Câmara de Vereadores de Muritiba a favor da emancipação da Vila de Cabeças (24/08/1961) “Franqueada a palavra usou-a o edil Malaquias de Cerqueira Ferreira, que disse confiar aos se…
Continuar Lendo
Redes Sociais