Professor Cláudio Roberto, apresentou seu TCC na Pós-Graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena do IF Baiano




Na última quarta (03/08), no Instituto Federal Baiano, campus de Governador Mangabeira, o historiador CLÁUDIO ROBERTO DOS SANTOS PEREIRA, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, no Programa de Pós-graduação Lato Sensus em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, com a temática: Resquícios da Escravidão – “Sobre as Vivências Negras” no Pós Abolição na cidade de Cachoeira – BA, 1940 a 1960.

A banca de defesa foi composta pelos professores: Josemar Rodrigues da Silva (orientador) e como examinadores os professores Alex Sandro da Conceição Brandão e Luís Carlos Borges da Silva, os quais concederam nota máxima (10) a apresentação e a produção textual do educador Cláudio Roberto. Também, estivem presentes no evento o coordenador da pós, professor Denilson Vicente, a esposa de autor do TCC, senhora Maria Lopes, o jovem Jailton Sena e o senhor Valdemar Bastos.

A pesquisa busca analisar a situação dos negros e negras na cidade de Cachoeira após a abolição da escravização no Brasil (1888), discutindo aspectos da marginalização social e econômica que a polução população negra foi condicionada, como podemos notar em um dos trechos do texto:

“Na verdade, o povo negro foi sucumbido socialmente por não ser contemplado por nenhum direito do estado de direito, por serem negros, carregavam o “peso da cor” de sua melanina e outros dilemas. Notoriamente a marginalização provocada pelas ausências dos serviços do estado à sua disposição ainda assim não remeteram o negro a ociosidade, porém, o tornou em um ser “invisível” aos olhares da sociedade brasileira. Por isso, se fez necessário dar início às lutas pela sobrevivência” (PEREIRA, 2016, p. 2).

O texto, também aborda como a população negra buscou formas de sobrevivência nesse período na cidade de Cachoeira, destacando a atividade do Jogo do Bicho, algo considerado por muitos como subversivo, bem como pela imprensa, que segundo o autor chegou a identificar a prática como “resquícios da escravidão”. Nesse sentido, “para o jornal “A Cachoeira”, por exemplo, o jogo do bicho se constituiu enquanto um mal desenfadado, o responsável pelo desvio de conduta de homens, mulheres e crianças da cidade portuária” (Idem, p. 13).

Embasado em uma rica bibliografia e em fontes com Jornais da época, Claudio Roberto, demonstra o significado do Jogo do Bicho para a vida de ex escravizados na cidade de Cachoeira no período em tela, apresentando-se como uma forma de geração de renda e consequentemente de sobrevivência. Dessa forma, “Muitos dos libertos ao acessarem o mercado informal, e em especial o jogo do bicho, tiveram chances de se tornarem atuantes e “visíveis” nos poucos espaços sociais que lhes foram destinados, caracterizando assim um mecanismo prático de enfrentamento à marginalização socioeconômica”. (Idem, p. 16).

Parabenizamos ao professor Cláudio Roberto pela defesa do seu TCC, um texto produzido de forma contundente, com uma linguagem fácil e significativo domínio da temática, principalmente a questão do Jogo do Bicho como forma de sobrevivência para a população negra no pós-abolição, um tema de grande relevância no contexto histórico do Recôncavo baiano. Também, parabenizamos ao professor Josemar Rodrigues pela orientação e ao IF Baiano pelo desenvolvimento da pós-graduação. Agradeço ao professor Cláudio Roberto para fazer parte da banca examinadora, ao lado do competente colega historiador, Alex Sandro Brandão. Parabéns!!”, salientou o professor Borges.  

CLÁUDIO ROBERTO DOS SANTOS PEREIRA - Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atualmente lecionada a disciplina História na Escola São Luís (Muritiba), também esse ano foi aprovado para o Mestrado em História Local e Regional da UNEB - Campus V (Santo Antônio de Jesus).

Postar um comentário

0 Comentários