Maiane Nery, defende Dissertação de Mestrado na UFRB acerca da experiência religiosa e política do Babalorixá Leopoldo Silvério da Rocha

 



No dia 03 de junho de 2022, MAIANE CONCEIÇÃO NERY BARROS, estudante do Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas,  pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), defendeu sua dissertação, como o tema: UM FILHO DE OGUM: A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA E POLÍTICA DO BABALORIXÁ LEOPOLDO SILVÉRIO DA ROCHA, sendo a banca examinadora composta pelo orientador Dr. Antônio Liberac Cardoso Simões Pires (orientador – (UFRB), Dr. Adalberto Silva Santos (membro externo UFBA) e Dr ª Rosy de Oliveira (membro interno - UFRB).

Segundo informações da estudante, a dissertação foi dividida em três capítulos: A espada sendo forjada: contexto, família e o chamado das divindades, “As Águas do Ketu”: abrindo os caminhos para Leopoldo Silvério da Rocha e Do Ilê Oió Mecê Alaketu Axé Ogum Onirê para Casa Legislativa.

Barros, ainda destaca que “a presente dissertação busca retratar a experiência afro-religiosa e política de Leopoldo Silvério da Rocha. O recorte temporal obedeceu ao ano de 1994 até 2006, compreendendo esse período, o ano de seu nascimento e morte. O estudo em foco, buscou abordar quais foram os percursos utilizados por ele para aprender os ensinamentos litúrgicos sobre a religião de matriz africana, em especial do candomblé de nação Ketu, quando fundou em 1963 o seu terreiro Ilê Oió Mecê Alaketu Axé Ogum Onirê, localizado no bairro do Portão, município de Governador Mangabeira –BA”.

Conforme os relatos da pesquisadora, também foi destacado, que a partir de sua atuação enquanto Babalorixá, Leopoldo Silvério da Rocha, buscou realizar trabalhos sociais em pró da comunidade na qual pertencia, ou seja, bairro do Portão, por isso, proporcionou-o a se tornar vereador do município pela primeira vez no ano de 1982.

Barros, acrescenta que: “o interesse de estudar esse tema de pesquisa tem vários motivos, mas um deles está associado ao meu pertencimento étnico racial e religioso, além disso, porque ele coloca o negro enquanto sujeito histórico e por ser relevante para o conhecimento da preservação da religiosidade de matrizes africanas no Brasil, também por contribui para as ciências políticas, sobretudo para ampliação das discussões sobre a história afro-brasileira e do negro no Brasil.

Por último, a pesquisadora mencionada a importância para o universo acadêmico em “estudar as histórias, experiências e memórias dos sujeitos inseridos em grupos sociais historicamente excluídos e marginalizados pela historiografia tradicionalista e engessada. Por isso, registrar as experiências afro-religiosa e política de Leopoldo Silvério da Rocha, consiste em dar visibilidade e protagonismo e trajetória histórica, bem como suas ações na comunidade do bairro do Portão e seu caminhar como vereador.

Parabenizamos, a MAIANE CONCEIÇÃO NERY BARROS pela defesa da sua dissertação, abordando uma temática de extrema relevância para os estudos da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no contexto da historiografia baiana, ou seja, A Experiência Religiosa e Política do Babalorixá Leopoldo Silvério da Rocha, alguém que teve significativas contribuições na perspectiva das religiões de matriz africana (candomblé), bem como sua atuação como vereador do município de Governador Mangabeira. Além disso, a aludia dissertação, possibilita a visibilidade de atores sociais até então marginalizados pela historiografia, aspecto que Maiane, consegue abordar com muita maestria e competência. Parabéns!", salientou o professor Borges.

Maiane Conceição Nery Barros - Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB, Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB e faz Especialização em História da Cultura Afro-brasileira e dos Povos Indígenas pela Instituto Federal Baiano- IF BAIANO. Também faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro – NEAB (UFRB). Atualmente é professora substituta do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) - Governador Mangabeira - Bahia.

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Parabéns é bom ver alguém falar do o saldoso

Leopoldo