100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA

 

  


Em 1922, os mais importantes e inovadores pintores, arquitetos, músicos e poetas brasileiros da época se reuniram para mudar a arte, e eles marcaram não apenas aquela época, com a influência deles sendo sentida até os dias de hoje. Esse encontro ficou conhecido como a Semana de Arte Moderna.

O evento, como o nome sugere, foi inspirado nas ideias do Modernismo, um movimento artístico do início do século XX que buscava romper com o tradicionalismo por meio da liberdade estética, da experimentação constante e, principalmente, pela independência cultural do país.


Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.


Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. juntos, eles buscavam uma renovação social e artística no país, evidenciada na "Semana de 22".


O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte “mais brasileira”.

Houve um rompimento com a arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.


Mário de Andrade foi uma das figuras centrais e principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.

Características da Semana de Arte Moderna

Uma vez que o intuito desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de sentir, ver e fruir a arte, as características desse momento foram:

·       Ausência de formalismo;

·       Ruptura com academicismo e tradicionalismo;

·       Crítica ao modelo parnasiano;

·     Influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo,        dadaísmo, surrealismo, expressionismo);

·       Valorização da identidade e cultura brasileira;

·       Fusão de influências externas aos elementos brasileiros;

·       Experimentações estéticas;

·       Liberdade de expressão;

·       Aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar;

·       Temáticas nacionalistas e cotidianas.


A Semana de 1922: Resumo


Em 1922, quando a Independência do país completava cem anos, o Brasil passava por diversas modificações sociais, políticas e econômicas (advento da industrialização, fim da Primeira Guerra Mundial).


Surge então a necessidade de recorrer a uma nova estética, e daí nasce a "Semana de Arte Moderna". Ela esteve composta por artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações. O intuito era criar uma maneira de romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.


A maioria dos artistas era descendente das oligarquias cafeeiras de São Paulo, que junto aos fazendeiros de Minas, formavam uma política que ficou conhecida como “Café com Leite”.


Esse fator foi determinante para a realização do evento, uma vez que foi respaldado pelo governo de Washington Luís, na época governador do Estado de São Paulo.


Além disso, a maioria dos artistas - que tinha possibilidades financeiras para viajar e estudar na Europa - trouxe para o país diversas tendências artísticas. Assim foi se formando o movimento modernista no Brasil.


Com isso, São Paulo demonstrava (em confronto com o Rio de Janeiro) novos horizontes e uma figura de protagonismo na cena cultural brasileira.

Para Di Cavalcante, a semana de arte:


Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista.


Foi assim que durante três dias (13, 15 e 17 de fevereiro) essa manifestação artística, política e cultural reuniu jovens artistas irreverentes e contestadores.

Disponível em: 

https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/semana-de-arte-moderna-completa-100-anos-em-2022-entenda-a-sua-importancia/.  E https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/. Acesso em 13/02/2002.

Postar um comentário

0 Comentários