Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

 


O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%), de acordo com o IBGE, mas o mercado de tecnologia é predominantemente masculino (73%) e a maioria dos cargos de liderança é ocupada por brancos (56%), segundo a pesquisa Potências Negras Tec, realizada pela jornada Potêncas Negras e Shopper Experience. O levantamento contou com a participação de 2.693 pessoas (1.528 pessoas negras e 1.165 de outras raças), entre junho e julho de 2021, e mostra que 59% dos negros não trabalham na área de tecnologia, mas têm interesse em atuar nela.

A pesquisa ainda aponta que para as mulheres negras é ainda mais difícil. Cerca de 61% das mulheres negras consideram atrativa a quantidade de vagas na área da tecnologia, enquanto entre as brancas esse número cai para 49%. O domínio do inglês, no entanto, é uma barreira para 56% das negras e apenas 13% para as brancas.


Além disso, 33% das mulheres negras acham que a maior dificuldade de entrar no mercado da tecnologia é a pouca diversidade e inclusão, área dominada por homens e pessoas brancas; entre as mulheres brancas, a questão é afirmativa para 23% das entrevistadas. Além disso, 71% das mulheres negras afirmam já terem sofrido racismo no trabalho, sendo 61% das discriminações feitas por colegas.

Fonte: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-enfrentam-barreira-maior-no-mercado-de-tecnologia/. Acesso em 14/08/2021.

Postar um comentário

0 Comentários