Escravidão no Mosteiro de São Bento da Bahia, foi tema do TCC de estudante de História da UFRB

 


No último dia 04/12/2025, ROSELANE DE OLIVEIRA SARDINHA, estudante do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a temática: Escravidão no Mosteiro de São Bento (1764–1800). A banca examinadora foi composta pelas professoras: Dra. Tânia Maria Pinto de Santana (orientadora), Dra. Camila Fernanda Guimarães Santiago (membro) e pelo professor, Dr. Fabricio Lyrio Santos (membro), banca essa que atribuiu nota máxima pela apresentação do citado TCC.

O TCC foi apresentado no formato de artigo, atendendo a seguintes objetivos: analisar o papel da escravidão nas propriedades beneditinas, estudar o Livro de Estado (1764–1800), compreender rotinas e funções da mão de obra escravizada, sendo as principais fontes: Livro de Estado do Mosteiro da Bahia (1764–1800) – ADB e Dietário do Mosteiro de São Bento da Bahia (1582–1815).

O citado artigo foi organizado com os seguinte subtemas:

Introdução: contexto histórico e relevância do tema.
Referencial Teórico: debates sobre Igreja, escravidão e economia colonial.
Fontes e Metodologia: documentos analisados e abordagem utilizada.
Desenvolvimento: relação Igreja–escravidão, administração beneditina e organização do trabalho cativo.
Resultados: estrutura das propriedades e dinâmica do trabalho escravizado.
Considerações Finais: síntese das conclusões e contribuições da pesquisa.

Segundo a autora, a relevância da pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como instituições religiosas, que pregavam valores de caridade e fraternidade, conciliavam esses princípios com a posse e exploração de seres humanos, bem como evidencia que, além das atividades agrícolas, os escravizados desempenhavam funções domésticas e artesanais, sendo submetidos a uma disciplina rigorosa imposta pelo regime monástico. Assim, os resultados da pesquisa, destacam a importância de compreender as relações entre a Igreja e a escravidão para uma análise mais ampla do período colonial brasileiro

Roselane de Oliveira Sardinha, é natural da cidade de Cruz das Almas, reside na localidade de Queimadas (Governador Mangabeira) filha de Jurandi Santos Sardinha e Rita de Cassia de Oliveira Sardinha, mãe de Maria Eduarda Sardinha Rezende e esposa de Ednei dos Santos Rezende. Atua como servidora terceirizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Edgard Santos (CETIPES), instituição onde concluiu seu Ensino Médio em 2006.

“Parabenizamos a futura historiado pela defesa do seu TCC, tratando de uma temática relevante no campo da pesquisa historiográfica, bem como a professor Tânia pela orientação e aos membros da banca pelo competente avaliação do TCC. Ainda parabenizamos, a toda família de Roselane por mais essa conquista em sua vida”, enfatizou o professor Borges.

Fonte:

SARDINHA, Roselane de Oliveira. Resumo e Slide do TCC. Cachoeira: UFRB, 2025.

Postar um comentário

0 Comentários