História da Vila de Cabeças, atual município de Governador Mangabeira, é apresentada em Simpósio Nacional de História

 





Nesta quinta (22/07), no 31º Simpósio Nacional de História, o professor Borges (Governador Mangabeira – BA) apresentou o artigo a Vila e o Coronel – Poder Local na Vila de Cabeças (1920-1962), alocado no Simpósio Temático: A História Pública, a História Local e Comunidades (ST 006), coordenado pelos professores - Sandra Cristina Donner (FACCAT e IFRS-Canoas), Michel Kobelinski (UNESPAR - campus de União da Vitória).

O Simpósio, é organizado pela Associação Nacional de História (ANPUH), sendo a temática desse ano: História, Verdade e Tecnologia, com todas as atividades realizadas de forma virtual, em função da pandemia do coronavírus e coordenadas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 19 a 23 de julho de 2021.

Na sua apresentação, incialmente o professor Borges, narrou a contextualização da Vila de Cabeças na história do Recôncavo baiano, principalmente a relação com a produção de fumo (tabaco), demonstrando a importância dos armazéns que beneficiavam esse produto no interior da Vila. Também, relatou o poder político, econômico e social do coronel João Altino, o qual chegava a exportar para Europa mais de 50 mil arrobas de fumo por ano.

No segundo momento, Borges explicitou a origem do nome Cabeças, a partir das narrativas de memorialistas como Antônio da Mota Júnior, Angelita Gesteira e Sebastião dos Santos, vinculada a representação do imaginário popular de uma chacina, quando cabeças foram decepadas e colocadas em pontas de estacas, então surge a denominação Cabeças a partir das pessoas que transitavam pelo local.

Por último, o professor Borges, enfatizou como a Vila de Cabeças se transformou em município de Governador Mangabeira, alcançando sua emancipação política em 14 de março de 1962, sendo o novo nome uma homenagem ao ex governador da Bahia, Otávio Mangabeira. No encerramento, apresentou fotos relacionadas a história do município e da atualidade.

Luís Carlos Borges da Silva (professor Borges) - Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em História Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor do Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), Governador Mangabeira (BA) e da Escola São Luís, Muritiba (BA)

Postar um comentário

1 Comentários

Parabéns Professor Borges, notícia maravilhosa. Fico muito feliz pelo excelente trabalho apresentado no simpósio Nacional. Sucesso sempre meu amigo. Abraços.
Att: Adriano S. Santos