PROFESSOR DA UFRB, ELABORA MATERIAL DIDÁTICO SOBRE MARIA QUITÉRIA


O professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Bahia (UFRB), Doutor LEANDRO ANTÔNIO DE ALMEIDA, elaborou um material didático acerca de Maria Quitéria, com o título: DE MARIA DE JESUS A MARIA QUITÉRIA - CAMINHOS CENTENÁRIOS DE UM RETRATO. Segundo o professor, o objetivo é levar os estudantes a encararem as imagens de maneira crítica, percebendo não como reflexo da realidade, mas como produção intencional, situada no tempo.

Almeida, também destaca que a produção acerca de Maria Quitéria, heroína na guerra pela independência da Bahia (02 de julho de 1823), foi motivada pelos retratos de uma mulher guerreira cujos feitos ainda estão presentes no imaginário baiano e brasileiro. O historiador menciona que o material foi fundamentado nas seguintes fontes:

O primeiro retrato de Quitéria foi produzido pelo inglês Augustus Earle para integrar o diário de Maria Graham, quando ela descreve o episódio da Guerra do Recôncavo, e o segundo mais famoso foi um quadro pintado no século XX, para o projeto de reformulação do Museu Paulista voltado a exaltar a história de São Paulo. Ambos os retratos contêm marcas de seu tempo, e as modificações entre ambos dizem muito sobre as mobilizações da guerreira Maria Quitéria”. (ALMEIDA, 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/leandro.antonio.almeida).

Ainda, o professor enfatiza, que o material de apoio contém fontes, trechos de textos acadêmicos, esquemas, atividades e bibliografia, para os professores usarem nas aulas de maneira livre.

Além disso, o “uso gratuito. Desde que citada a fonte, é permitido compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material)” (Disponível em: https://www.rodahistorias.pro.br/post/quiteria-caminhos-retratos).

A primeira versão está disponível gratuitamente no site do grupo de pesquisa Roda de História: https://www.rodahistorias.pro.br/.../quiteria-caminhos...

Leandro Antônio de Almeida - nasceu em São Paulo em 1980. Cresceu em Carapicuiba-SP, periferia da Grande São Paulo. Formou-se pela Universidade de São Paulo (USP) em bacharelado e licenciatura em História (2003). Obteve mestrado (2008) e doutorado (2013) em História Social, na USP. Realizou entre agosto de 2017 e janeiro de 2019 estágio pós-doutoral sobre humor e narrativa policial nesse mesmo programa. Desde agosto de 2009 é professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lecionando as disciplinas de Metodologia e Prática do Ensino de História.

Fontes:

https://www.facebook.com/leandro.antonio.almeida. Acesso em 07/06/2021.

https://www.rodahistorias.pro.br/post/quiteria-caminhos-retratos?fbclid=IwAR2MOa_VpINuR8aQgniFr-OMSGH2WPVsG_aDGcZDoCnqHTtNnH5KihKRtoc. Acesso em 07/06/2021.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do. Acesso em 07/06/2021.


Postar um comentário

0 Comentários