81 ANOS DE DONA FLORINDA: UMA HISTÓRIA DE LUTAS, CORAGEM E AMOR

 



Hoje celebramos os 81 anos de vida de MARIA FLORINDA RAMOS FERREIRA, conhecida como DONA FLORINDA. Mulher guerreira, que sempre lutou pela democracia e a existência de uma sociedade justa e igualitária. DONA FLORINDA foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores - PT em Governador Mangabeira, em 1988. Sua trajetória de vida se vincula a história do PT no município e na Bahia, praticando uma política sempre pautada na ética, responsabilidade e como princípio do bem comum. A luta de Dona Florinda, serve como um referencial para as novas gerações, especialmente para os atuais filiados do Partido dos Trabalhadores.

MARIA FLORINDA RAMOS FERREIRA, nasceu em 09 de junho de 1940, no povoado de Fátima, município de Flores – Pernambuco. Aos 11 anos mudou-se com a família para a cidade de Prata na Paraíba. Em 1964, foi morar na cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Em 1968, teve a primeira grande perda na vida, com o falecimento do seu pai. É Mãe de 4 filhos: Ari do primeiro casamento e Jair (im memorian), Francimário e Edjaci do segundo casamento, tem 8 netos e 4 bisnetos.

Em Paulo Afonso, passou a participar de movimentos sociais e populares, grupo de mulheres, do qual foi presidente, além de grupo da Igreja. Em 1978, começou a participar de discussões políticas, um ano depois conheceu o presidente Lula, em uma reunião do sindicato dos eletricistas da CHESF, posteriormente ingressou no grupo Brasil Mulheres, quando passou a conhecer diversas lideranças relacionadas ao PT (Alcides Modesto, Evandro Paiva, Zé Ivaldo, Edvaldo Passos, Nelson Pelegrino e outros), ajudando, assim na fundação do partido em Paulo Afonso.

Em 1982, veio morar em Governador Mangabeira, pois seu esposo passou a trabalhar nas obras da Barragem de Pedra do Cavalo. Em 1987 ajudou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, sendo a primeira secretária. Já em 1988, juntamente com Gilson Cunha e outras pessoas fundou o Partido dos Trabalhadores em Governador Mangabeira do qual foi a primeira secretária. Nesse mesmo ano se candidatou a Vereadora e no ano de 2002 a vice-prefeita na chapa com Dr. Gil (PCdoB).

Da fundação do PT em nossa cidade até os dias atuais, sempre fez parte da diretória do PT local, atualmente ocupa a função de Secretária de Organização e possui o título de Presidente de Honra do PT. Não esquecendo, que de 1993 a 1998, atuou como Comissária de Menor e de 1998 a 2005, como agente de saúde do bairro do Portão.

O Diretório Municipal do PT de Governador Mangabeira, parabeniza a Dona Florinda pelos seus 81 anos de vida, ao passo que lhe desejamos muita saúde e paz. Também, lhe agradecemos pela sua excelente contribuição para o PT em nosso município, estado e país, sempre engajada para a construção de uma sociedade igualitária, bem como firmando a importância da participação feminina na política. Dona Florinda, é um exemplo de luta, coragem e de participação na política com o desejo de transformar a sociedade. PARABÉNS!!! 

Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
Feliz aniversário dona Florinda que Deus lhe dê muitos anos de vida com saúde!

Professor Borges disse…
Parabéns Dona Florinda, tudo de bom...