Estudante de História da UFRB, apresenta TCC acerca da política e economia na cidade de Cachoeira no século XVIII.

Hoje (28/05/2021), o estudante ADRIANO DA SILVA SANTOS, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o título - A VILA DE CACHOEIRA NO SÉCULO XVIII: COLONIZAÇÃO PORTUGUESA, POLÍTICA E ECONOMIA.

Segundo o autor, o TCC tem como objetivo geral, analisar a trajetória histórica vivida pelo reinol José Martins Bastos, um colono português do século XVIII, que veio para a América Portuguesa em busca de riqueza e se instalou na vila colonial de Cachoeira, localizada no Recôncavo da Bahia.

Santos, também enfatiza que José Martins Bastos, além de morador, foi vereador e um dos grandes negociantes daquela vila da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, com importantes relações comerciais com os ricos negociantes da praça mercantil da Bahia. Salienta, ainda que “por meio desse estudo busca-se não apenas identificar a realidade social vivida pelo negociante José Martins Bastos na Vila de Cachoeira. Mas também analisar a estrutura conjuntural (política e administrativa) daquela sociedade de meados dos setecentos, observando o alcance e a natureza das agitações em seu interior”.

Dentre as principais fontes utilizadas para elaborar sua narrativa histórica, Santos recorreu a documentos existentes nos seguintes arquivos: Histórico Ultramarino: AHU/BA, Público do Estado da Bahia, Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira e Nacional da Torre do Tombo. Assim o TCC ficou estruturado em 3 capítulos: A colonização portuguesa e as origens familiares do negociante José Martins Bastos no reino de Portugal no século XVIII. Poder político e distinção social na vila de Cachoeira no século XVIII. Economia e Riqueza na Vila de Cachoeira no século XVIII: as atividades mercantis do negociante José Martins Bastos.

ADRIANO DA SILVA SANTOS, contou com a qualificada orientação da Dra. Tânia M. Pinto de Santana, a qual formou a banca examinadora do TCC, com os doutores: Walter Fraga Filho e Fabrício Lyrio dos Santos, ambos professores da UFRB, que teceram fortes elogios a produção acadêmica em tela, conferindo ao citado estudante a nota máxima: 10.

“Parabenizamos a Adriano da Silva Santos, por mais essa conquista em sua trajetória acadêmica, desenvolvendo uma qualificada produção historiográfica acerca de aspectos políticos e econômicos da cidade de Cachoeira no século XVIII, levando em consideração as ações do negociante José Martins Bastos. Tive a oportunidade de trabalhar com Adriano no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), quando ele desenvolveu o seu estágio, sempre demonstrou responsabilidade e dedicação as suas atividades, além de uma forte competência e qualidade nas suas pesquisas acadêmicas no campo historiográfico, assim, não é surpresa para nós o seu sucesso na apresentação do TCC, alcançando nota 10. Parabéns!!!

Postar um comentário

3 Comentários

Esse resultado alcançado só foi possível devido ao apoio de todos os amigos. E você é um professores responsáveis pela minha formação. Obrigado Professor Borges!

Adriano Santos
Professor Borges disse…
Você merece Adriano, muito em função da sua competência, responsabilidade e dedicação. Parabéns...
Nelio disse…
Parabéns Adriano companheiro de guerra...