Estudantes do CEPES produzem vídeo relacionado a História do município de Governador Mangabeira

 
 
  

Fruto das aulas do Curso Virtual Audiovisual no Recôncavo, os alunos Jailton Silva Sena (2º ano) e Denílson Sena de Castro (3º ano), matriculados no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), produziram um vídeo contando a História do município de Governador Mangabeira – Bahia, através de fotos, oriundas de arquivos particulares e da internet, sendo o fundo musical o hino local, de autoria de Adilson Cruz e Nalinaldo Mello, interpretado por Reginaldo Araújo. Ainda, a produção contou com uma qualificada locução do ex-aluno do CEPES – Paulo Henrique de Santana Galdino, que além de locutor, também é cantor.

O mencionado curso, foi realizado de forma virtual durante o mês de março do ano em curso, sempre aos sábados pela manhã, com duração de 4 horas a cada semana, sendo coordenado por: Alaine Bitencourt Silva, Carla Caroline Mota Neri e Felipe da Silva Borges, ambos com bacharelado em Cinema e Audiovisual pela UFRB, além de Eudaldo Monção Rocha Júnior, graduado em Comunicação Social Audiovisual pela UFS. Já o apoio financeiro para a realização do curso, originou-se dos órgãos: FUNCEB, Secretaria de Cultura da Bahia e Secretaria de Cultura do Governo Federal, a partir de instrumentos da lei Aldir Blanc.

No tocante aos objetivos, a coordenação salienta que o curso consistiu em “pensar no ensino de cinema enquanto um ato de criação que permita aos estudantes da rede pública desta região, uma capacitação emancipatória. Proporcionar, provocar, incentivar a pensar criativamente as potencialidades que estão a seu alcance, mostrar ser possível produzir e fazer filmes/vídeos de qualidade a partir dos equipamentos que já possui, a exemplo do celular. Estimular o ato criativo como uma emancipação dentro desse mundo audiovisual”.

Além dos citados estudantes acima, também participaram do curso representado o CEPES, os alunos Davi Conceição de Carvalho, Katherine Brandão Oliveira da Rocha da Silva, Larine Maise Nascimento Conceição, Luedson Santos de Souza e Dijean de Jesus dos Santos, os quais realizaram outras produções relacionadas ao seu cotidiano de vida. Esses estudantes contaram com o apoio do professor Luís Carlos Borges da Silva (responsável pela inscrição) e do corpo diretivo do CEPES. Vale salientar, que estiveram presentes no evento educando de outras cidades como São Miguel das Matas e Nazaré das Farinhas.


Lembrando que o município de Governador Mangabeira, conseguiu sua emancipação política em 14 de março de 1962, quanto a então Vila de Cabeças se tornou independente da cidade de Muritiba, recebendo uma nova denominação em homenagem ao ex governador da Bahia Otávio Mangabeira.

 

“Parabenizamos aos estudantes do CEPES pela participação no aludido curso, bem como pelas significativas produções audiovisuais, algo que representa de forma qualificada a história e o cotidiano do município de Governador Mangabeira. Também, agradecemos a coordenação do curso por oportunizar aos nossos estudantes algo de relevância nessa perspectiva profissional. Sem dúvidas, as atividades foram bastante enriquecedoras, com um elevado grau de profissionalismo, de criticidade e de criatividade. Parabéns a todos e a todas que participaram do referido curso", salientou o professor Borges.

O mencionado vídeo, está disponível nas redes sociais e pode ser visualizado a partir do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=D1DxIfc66XM&t=112s

Postar um comentário

6 Comentários

Unknown disse…
Excelente trabalho, assim demostramos a história de nossa cidade, quê vale ressaltar quê está localizada no coração do recôncavo baiano.Parabéns ao professor Borges, pelo apoio e incentivo...
Unknown disse…
Isso aí belo trabalho
Jailton Sena disse…
Parabéns, aos professores do curso, também ao professor Borges pelo incentivo com nós alunos para criar esses vídeos relacionados a História da cidade de Governador Mangabeira. Certamente esse curso proveitoso para nós alunos, assim valeu apenas participar dessa atividade todos os sábados, das 8 às 12 horas (Jailton Sena, participante do curso).
Eudaldo Júnior disse…
https://cursoaudiovisual.wixsite.com/reconcavo/filmesestudantis
professor borges disse…
Muito Obrigado Professor, ótimas produções.