Lançamento do livro “Apenas um Rabiscador”, autor: Evandro Mota de Andrade





No último sábado (07/03/2020), na Escola São Luís, cidade de Muritiba, aconteceu o lançamento do livro “APENAS UM RABISCADOR”, escrito pelo poeta Evandro Mota de Andrade. O evento contou com a presença de centenas de pessoas (familiares, amigos, professores, estudantes, autoridades, comerciantes e outros), que foram prestigiar esse sonho realizado pelo mencionado autor, carinhosamente conhecido por todos como “Papai Noel”.

O livro – “Apenas um Rabiscador”, contempla a trajetória de poeta de Evandro Mota, contendo um conjunto de poesias que aborda temáticas diversas, dentre as quais podemos destacar: família, amor, religião, lugares, tradições, festas, humor e outras. Através de uma linguagem simples e regionalizada, nos poemas, o autor faz uma viagem a seu passado, valorizando o universo da memória, principalmente das suas raízes familiares e de um pertencimento a um lugar, bem como, fortalece a ideia de identidade local, a partir de sua origem na Vila de Cabeça (atualmente Governador Mangabeira), até sua vivência na cidade de Muritiba;

“O carro-de-boi do meu pai,  
Quanto mais veio, mas canta; 
Quem anda cum Deus não cai 
E se cai, Deus levanta!” (ANDRADE, p. 13).

"Se você quer visitar a minha terra, 
Porém sua identidade não foi dada,
Adianto que ela fica lá na serra
E é a minha Muritiba abençoada” (ANDRADE, p. 34).

"Finalmente, tô feliz,
Pruque agora eu fiz,
O qui eu tanto quiria;
Fala tim tim por tim tim
Sobre a festa do Bonfim,
De Muritiba, Bahia!" (ANDRADRE, p. 39).

O livro, conta com uma abertura do jovem escritor muritibano – Edgard Abbehusen e um prefácio do pastor Cláudio Márcio Rebouças da Silva, também consta um posfácio – “Remexendo o Baú”, escrito pela professora Joicemary Andrade Pires, filha do citado autor.

Evandro Mota de Andrade, nasceu em 1937, na Fazenda Portãozinho, na Vila de Cabeças, atualmente cidade de Governador Mangabeira. Filho de “Seu” Norberto e Dona Maria, casou- com Jirlene Andrade, dando origem a cinco filhos e dez netos. Possui uma vida social intensa, envolvendo-se com diversas atividades na cidade de Muritiba. Também, vale mencionar sua representação no período natalino da figura de Pai Noel, atividade que passou a desenvolver a partir do final da década de 70, lhe proporcionou o carinhoso apelido de “Pai Noel”.

“Parabenizo a Evandro Mota pelo lançamento do qualificado livro, algo que condecora a sua brilhante trajetória como poeta, bem como, pela forma como são elaboradas suas poesias, ricas em detalhes e com uma relevante representação simbólica, cultural e local, firmando a importância da memória para a construção do conhecimento e valorização da história local e regional. PARABÉNS!!!”, enfatizou o professor Borges, que esteve presente no lançamento do livro, juntamente com sua esposa Mirian Flores da Silva.

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
Parabéns, Evandro!