Estudantes do CEPES participam de aula de campo em Salvador
Estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard
Santos CEPES, localizado no município de Governador Mangabeira (a 119 km de
Salvador), participaram de uma atividade pedagógica na capital baiana nesta sexta-feira
(23). Ao todo 51 alunos, com faixa etária entre 16 a 18 anos do 2º ano do
Ensino Médio, estiveram presente na aula de campo no Centro Histórico de Salvador
e no Museu Náutico, no Farol da Barra.
A atividade pedagógica envolveu estudos sobre o
Brasil Colônia, a exemplo de como Salvador se tornou a primeira capital do
Brasil e a estrutura arquitetônica da época. Os alunos aprofundaram os estudos
sobre a cultura africana e como os negros tiveram participação ativa no
processo de povoamento pós-descobrimento do Brasil. Já na visita ao Museu
Náutico, os estudantes aprenderam como era a navegação nos séculos XV e XVI,
que possibilitou a chegada dos portugueses ao Brasil.
O professor de História, Luís Carlos Borges da
Silva, destacou a importância de atividades como estas para o aprendizado dos
alunos. “Nesta aula de campo, os alunos perceberam o quanto a cidade de
Salvador foi importante no processo de colonização da América Portuguesa.
Também demonstramos para eles aspectos sociais, culturais, políticos e
econômicos daquele momento na cidade de Salvador”, disse.
Conhecendo pela primeira vez o Centro Histórico, a
estudantes Franciele da Silva Pereira, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio,
falou emocionada sobre o que aprendeu. “Foi lindo demais conhecer de perto
pontos que foram explicados pelo professor na sala de aula. É muito boa esta
vivência, principalmente, porque foi a minha primeira vez em Salvador e sempre
quis conhecer esses lugares que fomos hoje. Eu gostei mais da Catedral Basílica
e da Igreja de São Francisco”, contou.
Já o aluno Luedsom Santos de Souza, 17, 2º ano,
disse que ficou encantando com o Museu Náutico. “Conhecer a história da
navegação baiana naquele período, sabendo que tinha uma ligação muito forte com
o Recôncavo, que é onde fica a nossa cidade, foi maravilhoso. Com certeza essas
atividades nos ajudam a aprender melhor”, falou.
Fonte: http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/32455. Acesso em 24/08/2019.
O roteiro de visitação aos pontos históricos foi o
seguinte: Elevador Lacerda, Praça Municipal, Praça da Sé, Catedral Basílica, Museu
Afro, Terreiro de Jesus, Largo de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de
São Francisco, Pelourinho e Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra).
Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para
a realização dessa significativa atividade, alunos, direção, professores, funcionários
do CEPES, além dos estagiários da UFRB. Não esquecendo do apoio da Prefeitura
Municipal, através da Secretária de Educação, a qual cedeu o transporte para a
realização da viagem”, salientou o professor Borges.
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