Jovens mangabeirenses são destaques no atletismo a nível regional








Jailton Silva Sena, Jailson Silva Sena e Denilson Sena de Castro, jovens naturais do município de Governador Mangabeira - Bahia, têm se destacado na prática esportista do atletismo, conseguindo alcançar excelentes resultados em corridas a nível regional. No último domingo, por exemplo, na II Corrida da USA (União Santoantoniense de Atletismo), Jailton ficou em 6º lugar no geral e em 1º na sua categoria, já Denilson em 2º lugar no geral, sendo suas participações no evento um inciativa do seu atual treinador Vitorino Raimundo dos Santos. Por sua vez, em 2017, Jailson chegou a participar da tradicional corrida São Silvestre em São Paulo, acompanhado do seu treinado na época Joel Gálio.

Jailton e Jailson são gêmeos, tem 17 anos e são tios de Denilson (18 anos), ambos são estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard Santos, sendo que os dois primeiros estão cursando o 1º ano e o último o 2º ano do Ensino Médio e residem no bairro Portão. Ao longo de suas carreiras já participaram de corridas em várias cidades do interior da Bahia, como Cachoeira, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus, Ubaíra e no próprio município de Governador Mangabeira, sempre alcançando as primeiras posições.

Ainda crianças e como adolescentes, os três já se destacavam em atividades de atletismo em suas escolas. Em 2017 passaram a fazer parte do Projeto Social Portão Aberto, coordenado pelo desportista Joel Gálio, quando seus talentos ganharam maior visibilidade a nível local. Fundado, também em 2017, o Projeto Portão Aberto, tem por objetivo apoiar inciativas esportistas, educacionais, culturais e de cidadania voltadas para crianças adolescentes e jovens do bairro do Portão - cidade de Governador Mangabeira. Hoje, segundo Gálio, o Projeto conta com aproximadamente 80 participantes, sendo 40 crianças, 15 adolescentes e 25 jovens. 

Atualmente, Jailson, Jailton e Denilson estão treinando no Projeto Largue a Enxada Correndo, coordenado pelo 1º Tenente da Reserva da Polícia Militar -  Vitorino Raimundo dos Santos (conhecido como Nengo), localizado na comunidade de Tocos II, também no município de Governador Mangabeira, projeto esse onde jovens dos sexos masculino e feminino são treinados para o desenvolvimento do atletismo, objetivando a ampliação da cidadania, melhoria da condição de vida e a prática de valores humanos. Ressaltando que o citado Projeto teve início em 2003 e já atendeu a dezenas de adolescentes e jovens a partir dos 13 anos de idade,  alcançando significativos resultados, com alguns de seus participantes dando continuidade a carreira de atleta, a exemplo de Geilson dos Santos, quem vem se destacando no Estado de São Paulo.

Bom mencionar, que os três atletas necessitam de apoio para a prática de suas atividades, tanto com materiais voltados para seus treinos (calçados e uniformes), como o custeio para inscrições e deslocamento para as cidades onde acontecem as corridas e outras coisas necessárias para o bom desempenho de um atleta.

“Parabenizo aos jovens atletas Jailton, Jailson e Denilson pelos seus talentos e suas conquistas, que continuem firmes em seus objetivos, visando alcançar novos horizontes no universo do atletismo, além disso, servindo de inspiração para que outros jovens possam trilhar esse caminho, uma vez que o esporte é vida e espaço de construção da cidadania. Também, parabenizo a Joel Gálio e a Vitorino pelo relevante trabalho desenvolvido no tocante aos seus projeto sociais, um significativo exemplo de luta, resistência e consciência acerca da ideia de que os jovens precisam ser incentivados e apoiados na busca por uma melhor condição de vida e praticidade da cidadania, aspectos vislumbrados através do esporte, um rico caminho para evitar que jovens possam praticar coisas quem venham prejudicar sua saúde e sua condição social. Esperamos que os governantes possam apoiar iniciativas tão significativas quanto essas desenvolvidas por Vitorino e Joel Gálio”, salientou professor Borges. 







Postar um comentário

3 Comentários

Unknown disse…
Iniciativa muito interessante e verdadeiramente positiva! Parabéns!!
Professor Borges disse…
Parabéns meninos, sucesso...