Estudante de História da UFRB, apresenta TCC sobre Memórias de Professores na Cidade de Governador Mangabeira





Na última segunda-feira (09/04/2018), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL (Cachoeira), o estudante do curso de Licenciatura em História – Marcos Antônio de Oliveira Rodrigues (conhecido como Mão), defendeu seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, com o título: Memórias dos Professores da Cidade de Governador Mangabeira – BA, 1970-2010, sendo seu orientador o professor Henrique Sena dos Santos. Além do orientador, participaram da banca de defesa o professor do TCC, o professor Fabrício Lyrio Santos (UFRB) e como convidado o professor Luís Carlos Borges da Silva (CEPES).
O artigo busca realizar uma pesquisa qualitativa acerca das Memórias dos Professores na cidade de  Governador Mangabeira, no período de 1970 a 2010. Foram entrevistados 20 professores (as), os quais foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo - os educadores que atuaram de 1970 a 1990 e o segundo de 1990 a 2010. O texto foi produzido com os seguintes tópicos: A Educação e Formação de Professores no Brasil; Mapeamento dos Professores e das sua Memórias; Condições de vidas e as Escolhas Profissionais; As Relações de Gênero e o Magistério e as Memórias da Infância e na Docência.
Nas considerações da banca foi enfatizado o valor histórico e acadêmico de trabalhos dessa envergadura, principalmente no sentido de valorização da atividade do magistério, bem como no sentido de analisar as memórias desses(as) professores(as) voltadas para suas prática pedagógicas em contextos históricos diferentes. O discente foi elogiado pela produção textual e conseguiu aprovação do seu artigo com recomendações para uma futura especialização ou um mestrado.
"Parabenizo a Marcos Antônio pela produção do significativo TCC, demonstrando a importância histórica dos professores na cidade de Governador Mangabeira, quando suas memórias revelam o valor e a importância social da prática docente. Também, agradeço ao discente e ao professor Henrique Sena pelo convite para participar da banca na condição de avaliador. Que o exemplo de Marcos Antônio possa inspirar outros jovens  mangabeirense", afirmou Professor Borges.

Postar um comentário

2 Comentários

Nelma Simões disse…
Temática muito interessante. Parabéns Marcos pelo trabalho. Acredito q tenha sido um sucesso!
Nelma Simões disse…
Temática muito interessante. Parabéns Marcos pelo trabalho. Acredito q tenha sido um sucesso!