Artigo do Professor Borges, acerca da História Regional e Local é citado em matéria da Revista Nova Escola

Na edição do mês de abril de 2018, na matéria "Turistas no próprio bairro", a revista Nova Escola, faz menção ao artigo: A Importância do Estudo de História Regional e Local na Educação Básica de autoria do professor Luís Carlos Borges da Silva (professor Borges), que leciona no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES) - Gov. Mangabeira  e a Escola São Luís - Muritiba. Na elaboração da mencionada matéria, Borges foi entrevistado pela jornalista da Nova Escola - Paula Salas, a qual teve acesso ao citado artigo através da internet.

A matéria em foco, se fundamentou em um trabalho desenvolvido pelo professor de História Wander Pinto de Oliveira, da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos no Rio de Janeiro, objetivando estudar a importância da História Local no Ensino Fundamental II. Para tanto, o professor realizou um tour com os estudante pelo próprio bairro onde a escola está localizada - Penha, visitando pontos turísticos e outros espaços essenciais naquele aglomerado urbano para o entendimento da História Local, ressaltando que a maioria do alunos da aludida escola reside na Vila Cruzeiro, um complexo de favelas da região.

Em um dos trechos da reportagem, a jornalista Paula Salas recorre ao artigo do professor Borges para citar as possibilidade de fontes históricas que os docentes podem utilizar em atividade relacionadas as temáticas de História Local. "No artigo A Importância do Estudo de História Regional e Local na Educação Básica, o professor Luís Carlos Borges da Silva lista exemplos de fontes: fotografias, documentários, documentos oficiais do acervo do município, objetos – como brinquedos ou itens de decoração – e, é claro, relatos pessoais". (NOVA ESCOLA, abril de 2018, p. 33).

O mencionado artigo foi apresentado pelo professor Borges no XXVII Simpósio Nacional de História, realizado pela ANPUH na cidade de Natal (RN) de 22 a 26 de julho de 2013, está disponível no link:
http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1372277415_ARQUIVO_Artigo-HistoriaRegional_NATAL_.pdf

Já o link da matéria da Revista Nova Escola, que foi gentilmente enviado pela jornalista Paula Salas, está disponível em: 
file:///C:/Users/Borges/Downloads/NE%20311_Turistas%20no%20pr%C3%B3prio%20bairro%20(1).pdf

  

Postar um comentário

0 Comentários