SEPROMI, inicia ciclo de palestras nas escolas municipais sobre a História do Samba






Em alusão ao mês da consciência negra, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade - SEPROMI de Governador Mangabeira, está desenvolvendo um ciclo de palestras nas escolas municipais acerca da História do Samba, uma vez que dia 27 de novembro esse ritmo musical completa 100 anos no Brasil. As palestras serão realizadas até o dia 14 de novembro, sendo o CEPAVP - Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira, localizada na comunidade de Quixabeira, a primeira escola a desenvolver a atividade no dia 04/11/2016.
O samba nasceu no Recôncavo Baiano no século XIX. Suas raízes são relacionadas com a presença  africana no território brasileiro, a partir do período colonial. A palavra samba, vem de semba, que em Angola significa brincar, divertir-se. 
Os negros escravizados realizavam batuques como forma de diversão, resistência e de significado religioso, desses batuques surgiu o samba. Durante o período da escravidão, os proprietários de escravos, a Igreja e a polícia proibiram a prática do samba, com  medo de que a dança favorecesse para a organização de revoltas escravas.
Foi através da baiana Tia Ciata que o samba foi introduzido no Rio de Janeiro, por volta de 1876. Em 27 de novembro de 1916 foi registrado oficialmente o primeiro samba - Pelo Telefone, sendo a autoria de Donga (Ernesto Joaquim Maria dos Santos), por isso que esse ano se comemora o centenário do samba no Brasil.
Existem diverso tipos de samba, dentre os quais podemos destacar: de roda, chula, lundu, coco, embolada, canção, carnavalesco, enredo, partido alto, samba-reggae e pagode, ressaltando que o samba de roda foi o primeiro tipo de samba a surgir, sendo considerado patrimônio cultural do Brasil (2004) e da Humanidade (2005). O samba de roda surgiu no Recôncavo, possuindo na atualidade diversas ramificações. São diversos grupos que ainda praticam essa arte musical, dentre eles podemos citar o de Dona Dalva Damiana, localizado na cidade de Cachoeira, também chamado Samba de Roda da Suerdieck.

Postar um comentário

0 Comentários